-
Letra B
Pois um dos fatores que influenciaram Portugal foi justamente a paz interna e externa.
-
Era muito oportuno para os lusitanos o momento que se deu inicio as Grandes Navegações. Portugal foi o primeiro país europeu a se centralizar e a formar o Estado Nacional Moderno, propiciando assim, uma estabilidade política. A burguesia portuguesa investiu nas navegações pois tinha interesse no comércio de especiarias e a nobreza apoiou as atividades náuticas. E a criação da Escola de Sagres e o domínio português com as técnicas de navegação. Esses foram fatores fundamentais para o pioneirismo português.
-
b) situação interna de conflito político.
São várias as condições que explicam a prioridade portuguesa na expansão marítima:
CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS - costa extensa, bons portos naturais, proximidade aos continentes africano e americano.
VOCAÇÃO MARÍTIMA - pesca, comércio e pirataria.
SITUAÇÃO DO REINO - situação de Paz, falta de ouro, cereais e mão-de-obra e sociedade dinâmica (a burguesia tinha o apoio do Rei).
CONHECIMENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS - influência judaica e muçulmana (deixaram-nos os seus conhecimentos e técnicas) e muitos marinheiros portugueses experientes.
FONTE: http://osdescobridoresbiju.blogspot.com/p/condicoes-que-explicam-prioridade.html.
-
Embora seja uma questão fácil, o gabarito é passível de recurso ou, em certa medida, alguma ressalva se considerarmos os conflitos internos da administração de D. Afonso V, posto que, até chegar em definitivo a uma monarquia absoluta, elogiada até mesmo por Maquiavel, o próprio rei teve que esfaquear seu primo, acusado de conspiração.
-
Portugal vivia um período de paz interna.
-
Portugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima. São apontados como fatores fundamentais para este pioneirismo:
Posição geográfica privilegiada;
Paz interna: enquanto outras nações guerreavam, houve uma coordenação central portuguesa para as estimular e organizar as incursões marítimas. Estas incursões se mostrariam essenciais para suprir a falta de mão de obra, de produtos agrícolas e metais preciosos no país.
Presença de uma forte burguesia mercantil;
Centralização política: com a Revolução de Avis, Portugal foi a primeira nação a criar um Estado-nacional associado aos interesses mercantis.
Resposta: B