SóProvas


ID
807460
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei n.º 12.527, sancionada pela Presidenta da República em 18 de novembro de 2011, tem o propósito de regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, sendo que seus dispositivos são aplicáveis aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

No que se refere a essa lei, considere as afirmações abaixo.

I - Sua regulamentação torna essencial o princípio de que o acesso é a regra, e o sigilo é a exceção.

II - Sua regulamentação consolida e define o marco regulatório em relação ao acesso à informação pública sob a guarda do Estado e à informação privada em arquivos pessoais.

III - Sua regulamentação estabelece os procedimentos para que a Administração responda a pedidos de informação do cidadão.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • L 12.527/11

    Art. 3o Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;


    D 7.724/12

    Art. 1o Este Decreto regulamenta, no âmbito do Poder Executivo federal, os procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso (...)

    Art. 2o Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal assegurarão, às pessoas naturais e jurídicas, o direito de acesso à informação, que será proporcionado mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão, observados os princípios da administração pública e as diretrizes previstas na Lei n o 12.527, de 2011 . 
     
  • I - CORRETA - Sua regulamentação torna essencial o princípio de que o acesso é a regra, e o sigilo é a exceção.

    Esta é uma das diretrizes contempladas no art 3°, conforme segue: "I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;"

    II - ERRADA - Sua regulamentação consolida e define o marco regulatório em relação ao acesso à informação pública sob a guarda do Estado e à informação privada em arquivos pessoais.

    A lei de acesso à informação, bem como seu regulamento, tem como finalidade regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, através do princípio da publicidade. Portanto, ela se aplica somente ao acesso às informações públicas, sob a guarda do Estado. Nada se relaciona com o acesso às informações privadas, pois se isso ocorresse estaria violando o princípio constitucional da inviolabilidade da intimidade e da vida privada.

    III - CORRETA - Sua regulamentação estabelece os procedimentos para que a Administração responda a pedidos de informação do cidadão.

    A referida lei traz os procedimentos para o acesso e a divulgação das informações, sendo que um dos itens preconizados é justamente a criação de um serviço de informações ao cidadão.
  • Letra D. O erro da alternativa II é: à informação privada em arquivos pessoais. Art. 1o Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal. “LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO
  • Acesso é a regra ou a PUBLICIDADE É A REGRA?

     

    Responde acesso é a regra pela CESPE pra ver se acerta kkk.....

  • Item III: Os procedimentos do pedido de acesso constam dos arts. 10 ao 14, da LAI. Não caberia colocá-los aqui. Sugiro a leitura deles.