SóProvas


ID
807712
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um determinado logradouro urbano possui a seguinte configuração de equipamentos urbanos:

Esgoto pluvial – Sim, na frente do lote
Esgoto cloacal – Não existe
Abastecimento de água – Sim, na frente do lote

Nesse caso, qual seria a melhor alternativa para lançamento do esgoto cloacal de uma construção residencial ou de comércio de pequeno porte?

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

     

    A rede de esgotos não tem capacidade para suportar o volume da água gerado pelas chuvas e de acordo com o Decreto Estadual 5.916/75, artigo 13, "é expressamente proibida à introdução direta ou indireta de águas pluviais nos ramais de esgotos sanitários". Segundo o decreto estadual, a pena para aqueles que não seguirem as normas exigidas é de advertência ou multa de um terço a três vezes o maior salário mínimo vigente no Estado ou interdição parcial ou total, temporária ou definitiva do estabelecimento ou atividade.

     

    Em grande parte dos casos, as ETEs são projetadas para receber um certo volume de efluentes e se a água da chuva seguir para o tratamento, ocorre o aumento desproporcional da vazão, o que gera dificuldades no processo. 

     

    http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/325436/gua-de-chuva-n-o-deve-ser-direcionada-a-rede-de-esgoto

  • Um sistema de fossa séptica com um filtro anaeróbio tem o propósito de reduzir o impacto ambiental dos resíduos. O filtro anaeróbio assume a função de reator biológico, onde microrganismos anaeróbios vão efetuar a depuração do efluente. O filtro anaeróbio é feito de plástico, fibra de vidro ou concreto armado, ou seja, materiais que apresentam alta resistência para que não haja a perda do seu conteúdo nem a absorção da água que se encontra no seu exterior.

  • Que viagem que foi essa letra E, pelo amor de Deus!?