SóProvas


ID
808309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.

A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Percepção de reciprocidade organizacional

    No contexto organizacional, a norma de reciprocidade também seria evocada por um empregado ao representar mentalmente a organização como uma entidade social com a qual é possível entabular trocas sociais, aplicando às suas relações com a organização princípios semelhantes aos que usa para iniciar, manter e fortalecer relações na vida social. Percepção de reciprocidade organizacional (PRO) seria, segundo Siqueira (1995), "um conjunto de crenças relacionadas à maneira como os empregados percebem a disposição da organização para emitir atos recíprocos" (p. 183). De acordo com essa perspectiva, o empregado desenvolve crenças sobre futuras retribuições organizacionais a determinados atos de trabalho, concebidos por ele como favores, benefícios ou ajuda à organização. Atos de ajuda à organização são aqueles ofertados informalmente por um empregado, sempre que ele percebe a necessidade de oferecer ao seu empregador uma quota extra de trabalho, extrapolando suas obrigações formais ou aplicando um esforço extra para resolver situações problemáticas e ou imprevistas que se apresentam em seu escopo de atuação na organização. Atos benéficos à organização e ofertados de forma espontânea constituem gestos de cidadania organizacional (Organ, 1990; Siqueira, 1995; 2003).

    Segundo a percepção dos trabalhadores, tais atos os colocariam no papel de doadores e a organização no de receptora. A norma de reciprocidade permitiria ao empregado – que já foi doador para a organização no passado – acreditar que, no futuro, a organização devedora retribuiria seus gestos sociais de ajuda quando ocorressem situações problemáticas na vida pessoal e/ou profissional do empregado (Figura 4).

     

  •  A TESE DA RECIPROCIDADE

    "Há um velho ditado que diz que é dando que se recede. Muitos chamam esse termo de reciprocidade. Dar e receber são verbos que se complementam quando se fala em reciprocidade. E isso é importante no relacionamento entre as pessoas e a empresa. Existe uma forte interação psicológica entre cada pessoa e a organização na qual participa e trabalha. Dessa interação decorre um processo de reciprocidade: a organização oferece incentivos para os participantes e, além disso, remunera-o, oferece segurança e status e cria condições para que ele trabalhe adequadamente. De forma recíproca, o participante responde com contribuições, seja trabalhando, esforçando-se e desempenhando suas tarefas conforme solicitado. A orfanização espera que o participante atenda às suas exigências e necessidades e, por seu turno, o empregado espera que a organização aja corretamente com ele e decida com justiça e  igualdade". (CHIAVENATO, Gerenciando com as Pessoas, p.43).
  • Veja bem, todos falaram e falaram mas um comentario objetivo acerca da questão não deram. O que quero dizer é que na questão há um trecho que demonstra extrema confução. Veja: organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional. Na minha opinião, tais retribuições apontadas pela pergunta não se trata de retribuições em si, mas de necessidades higiênicas de que sem elas tornaria-se inviável ou impossível a atuação operacional ou a atuação de trabalho em si. 

  • Olá Guilherme, eu também fiquei na dúvida quando vi a questão. No entanto, depois de pesquisar um pouco, encontrei uma passagem no livro "Administração geral e pública", do Chiavenato, que resolveu a questão. De acordo com o autor, a garantia desses fatores higiênicos fazem parte dos incentivos fornecidos pela organização.

    Segundo Chiavenato: "Existe uma forte interação psicológica entre cada pessoa e a organização na qual participa e trabalha. Dessa interação decorre um processo de reciprocidade: a organização oferece incentivos para o participante e, além disso, remunera-o, oferece segurança e status e cria condições para que ele trabalhe adequadamente. De forma recíproca, o participante responde com contribuições, trabalhando, esforçando-se e desempenhando suas tarefas conforme solicitado."

    Errei essa questão por pensar nos incentivos fornecidos pela organização apenas em termos de remuneração e benefícios sociais. No entanto, conforme comentado pelo autor, fatores higiênicos também devem ser levados em consideração.
  • Certo.

    Respondir essa questão por esse techo.

    O Equilíbrio organizacional, em termos de administração de recursos humanos, ocorre quando
    as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis em quantidade e qualidade,
    com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
    (ps: com isso a reciprocidade)

    Gestão de pessoas - Chiavenato
  • A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.  

    O equilíbrio organizacional ou reciprocidade organizacional ocorre com a coexistência de dois fatores de satisfação:

      -  Satisfação do indivíduo que espera que as recompensas - materiais e não materiais - sejam maiores que o seu sacrifício empenhado na execução de tarefas.
      -  Satisfação da organização que espera que as colaborações e o nível de serviço sejam maiores que o custo de se manter o indivíduo na organização.

    Fonte: Concurso Virtual

  • A tese da reciprocidade:

    " a organização oferece incentivos para o participante e, além disso, remunera-o, oferece segurança e status e cria condições para que ele trabalhe adequadamente
    . De forma recíproca, o participante responde com contribuições, trabalhando, esforçando-se e desempenhando suas tarefas conforme solicitado".

    Chiavenato. Administração geral e pública.

  • Entendo que a questão esteja errada, pois a teoria da reciprocidade, dita que as as organizações  devem oferecer condições adequadas de trabalho e a remuneração. A remuneração seria o  suporte organizacional.dito no texto?

  • Que balela é essa? Onde está a reciprocidade? Suporte ao trabalho é forma de remuneração? Gostaria de entender como. As condições higiênicas, dizem respeito a satisfação de necessidades básicas e de segurança, que quando supridas deixam de ser fator de motivação. É compreensível no caso das "condições de trabalho", mesmo sendo esse um termo bem genérico. Agora "suporte"? Suporte é interesse da organização para a boa consecução dos processos. Não sei como ela pode retribuir um indivíduo por bom desempenho com mais alocação para o desempenho, isso não pode ser considerado retribuição.

  • Certo.


    Relações de Reciprocidade: entre as pessoas e a organização existe uma forte relação de reciprocidade: a organização espera que as pessoas tragam contribuições e conceder-lhes incentivos e recompensas para incentivá-los a aumentar suas contribuições. Do lado inverso, as pessoas proporcionam contribuições e esperam incentivos e recompensas em troca.

  • Pessoal,

    não achei que a questao está certa, mais marquei certo, pois alem do que nos estudamos, temos que conhecer a banca. CESPE é foda!!
  • Achei a questão super completa.

  • Achei a questão um pouco ambígua,por ambiente favorável,condições adequadas de trabalho pode-se envolver o suporte...mas como Cristiano falou tem que conhecer a banca e CESPE sendo CESPE...

  • A relação entre incentivos (induzimentos) e contribuições (pagamentos), reflete o êxito da organização em remunerar seus integrantes com
    incentivos adequados e motivá-los a contribuir para garantir a eficácia.

    Andréia Ribas.
     

  • "Equilíbrio Organizacional e a Rotatividade de Pessoal

     

    A relação entre as pessoas e as organizações se dá pela troca de contribuições e incentivos. Os colaboradores dão contribuições (trabalho, esforço, dedicação, pontualidade, assiduidade e outras) que contribuirão para o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para os colaboradores incentivos (salários, prêmios, benefícios, oportunidades de crescimento, elogios e outros) que proporcionem a realização de seus objetivos pessoais.

    Se os incentivos recebidos são diretamente proporcionais às contribuições há o equilíbrio organizacional, que contribui para que os colaboradores permaneçam na organização.

    E as organizações só existirão se os incentivos proporcionados aos seus colaboradores forem suficientes para estimulá-los a dar mais e mais contribuições para a empresa. E estas contribuições precisam ser em quantidade bastante para que as organizações se mantenham e possam proporcionar novos incentivos.

    Ou seja, há entre os colaboradores e as organizações uma relação de reciprocidade, cada um avalia o que oferece e o que recebe em troca. Quando as expectativas recíprocas são atendidas ocorre uma significativa melhora na relação entre as pessoas e as empresas, mas se as pessoas julgam que o que recebem é menos em relação ao que proporcionam, surge um desiquilíbrio neste sistema e os colaboradores ficam propensos a deixar a organização, como relata Idalberto Chiavenato:"

    Fonte: http://flaviofausto.blogspot.com.br/2011/06/causas-da-rotatividade-de-pessoal-parte_19.html

  • Gabarito certo.

    E para auxiliar, eis mais uma questão,,,

     

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI 

    O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais.

    Gabarito: certo

  • A relação de reciprocidade ocorre quando as pessoas tomam consiciência de seus deveres para co as organizações e quando estas percebem suas obrigações para com as pessoas. 

  •  

    O equilíbrio organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.
     

  • Preconiza = aconselhar, fazer recomendação.

    s2

  • CERTA!

     

    ACREDITO QUE A BANCA UTILIZOU O TERMO RECIPROCIDADE ORGANIZACIONAL COMO SINÔNIMO DE EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL

     

    DESSA FORMA, SEGUEM AS QUESTÕES SIMILARES:

     

    (CESPE - 2016 - FUNPRESPJUD)
    Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.
    GABARITO:CERTO


     
    (CESPE - 2016-TCE-SC )
    Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.
    GABARITO:CERTO


     
    (CESPE - 2013 - MPOG)
    A inserção da gestão de pessoas no planejamento, na formulação e na execução da estratégia concorre para o alcance do equilíbrio organizacional, visto que o desenvolvimento das pessoas contribui para a mobilização eficiente e eficaz dos diferentes recursos das organizações.
    GABARITO:CERTO


     

  • Entendi da questão que ANTES você precisa entregar valor para empresa para DEPOIS ela te dar condições adequadas de trabalho (?????).

    O conceito está invertido e mesmo assim o gabarito foi certo.

    Vivendo e aprendendo.

  • Quem aí tá a fim de contribuir em troca de suporte e condições? A organização tem que contribuir para a pessoa, não para a atividade. Palhaçada essa banca.
  • reciprocidade

  • O enunciado foi construído de acordo com a teoria do equilíbrio organizacional. Empregados fornecem contribuições, enquanto organização recompensa e incentiva.

    Vale pontuar que condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional são expressões amplas e que abarcam tanto recompensas financeiras, quanto sociais.

    Sobre o tema, vejamos como Stephen Robbins conceitua suporte organizacional: “grau até o qual os funcionários acreditam que a organização valoriza suas contribuições e se preocupa com seu bem-estar (por exemplo, um empregado acredita que sua organização o ajudaria se ele tivesse um problema para cuidar de seus filhos ou que sua empresa o perdoaria no caso de um erro não intencional de sua parte). Pesquisas mostram que as pessoas percebem suas organizações como positivas quando as recompensas são consideradas justas, quando os funcionários têm voz nas decisões e quando sentem que seus supervisores lhes dão apoio.”

    Por fim, não custa relembrar as base da relação de equilíbrio organizacional:

    Gabarito: Certo