-
Errado
Quanto ocorre conflitos entre individuos em um gupo ou equipe a evitação de coflitos não é o interpessoal e sim entre indivíduos e gurpo.
(tipos de conflitos) Fonte: www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/administracao-de-conflitos-nas-organizacoes-1895186.html
-
nao entendi a explicacao do colega nem o porque de a assertiva estar errada.
Vejam :
http://www.slideshare.net/magdapimentel/mestrado-comunicao-nas-organizaes-estruturas-e-processos-organizacionais-o-conflito-organizacional-magda-pimentel
(pag 7)
-
Creio que a questão fale de CONCILIAÇÃO e não de EVITAÇÃO
Conciliação: Nesta forma ocorre um acordo ou compromisso que
resulta em que a vitória e a derrota não são totais, são parciais. A
conciliação é feita por meio de negociações, barganhas e ajustes. É o
resultado mais comum. Pode resultar ainda em outros dois tipos:
ganhar/ganhar e perder/perder.
-
Errada.
A questão refere-se aos Estilos de Gestão de Conflitos:
*Evitação
*Acomodação
*Competição
*Compromisso
*Colaboração
E o Exemplo referente ao fato narrado é a COLABORAÇÃO ( É UMA PARCERIA; TODAS AS PARTES SAEM GANHANDO; GANHA-GANHA).
Estilo Evitação: é uma postura nem assertiva e nem colaborativa; evitar ou fugir do conflito; usado quando não há chance de ganhar - PODE TORNAR UM RISCO ONEROSO OU PERIGOSO.
Espero ter ajudado.
-
Estilos de Gestão de Conflitos:
Competição: GANHA/PERDE - Um coloborador quer sempre levar a melhor em cima do outro.
Evitação: PERDE/PERDE - Preferem evitar o problema fingindo que ele não existe. Os dois perdem.
Compromisso: Quando existe uma colaboração equilibrada para cada situação.
Colaboração: GANHA/GANHA - Existe uma preocupação que todos ganhem.
Acomodação: PERDE/GANHA - O colaborador não se importa quando o outro leva a melhor, prefere evitar discussões.
A questão fala da preocupação em chegar a uma solução comum, ou seja , em que todos ganhem - refere-se a COLABORAÇÃO. E não evitação.
Abç
-
Eu também estive com dúvidas nesta questão e fui buscar um entendimento em outras fontes de pesquisa. Compartilho com vocês o que encontrei.
Estilos de administração de conflitos:
1) Competição: é quando o comando autoritário se reflete com forte assertividade para impor o seu próprio interesse. É utilizado quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta em situações importantes e impopulares, uma vez que a urgência ou emergência de solução torna-se necessária ou indispensável.
2) Evitação: reflete uma postura que não é nem assertiva e nem cooperativa, com vistas a se evitar ou fugir do conflito. É uma atitude de fuga, pela qual o administrador procura evitar as situações de conflito, buscando outras saídas ou deixando as coisas como estão para que, com o tempo, o conflito se torne menos intenso. Este estilo é muito usado quando o problema é trivial, ou quando nao há chance de se ganhar, pois se requer muito tempo para se obter informação ou quando há um desacordo que pode tornar o risco oneroso ou perigoso para a organização.
3) Compromisso: é uma combinação tanto das características de assertividade quando de cooperação. É utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra, pois cada parte aceita ganhos e perdas na solução. Ocorre ainda quando os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças. Desta forma, as pessoas precisam chegar a uma solução temporária sem pressão de tempo.
4) Acomodação: reflete o alto grau de cooperação para suavizar as coisas, mantendo sempre um clima de harmonia entre as pessoas. Consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para frente. Funciona muito quando as pessoas sabem o que é errado, quando não pode ser deixado de lado e quando se pretende construir créditos osicia para se utilizar a experiênca adquirida em outras situações conflitantes, ou ainda quando percebe-se que manter a harmonia é o mais importante de tudo.
5) colaboração: elevado grau de assertividade e de cooperação. O estilo cooperativo habilita ambas as partes a ganhar, desde que utilizem a negociação e o intercâmbio para reduzir as diferenças. É empregado quando o interesse de ambos os lados são importantes e quando o ponto de vista das partes podem ser combinados para uma solução mais ampla, visando compromisso o qual requer sentido de consenso.
FONTE: http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/gestao_pessoas/pdf/gp_aula12.pdf
-
O erro está em "evitação de conflitos interpessoais".
Robbins & Coulter (2007) afirmam que o estilo “Compromisso” encontra-se no padrão médio de assertividade e cooperação. Este é um método de concessões mútuas, onde cada uma das partes em conflito faz concessões até se chegar a uma solução com a qual todos os envolvidos possam conviver. Este estilo é positivo quando: os pontos de vista são muitos diferentes; a existência de um acordo é necessária.
-
Para complementar os estudos conforme professor Wagner Rabello do Canal dos Concursos:
CONTEXTO DOS CONFLITOS
PESSOAS X PESSOAS
PESSOAS X GRUPOS
GRUPOS X GRUPOS
TIPOS DE CONFLITOS
1) INTERNO ( 2 PESSOAS): Conflito psicológico/ intrapessoal;
2) EXTERNO ( ENVOLVE VÁRIOS NÍVEIS) : Social
FORMAS DE GERIR CONFLITOS
1) ASSERTIVIDADE: Ênfase nos PRÓPRIOS interesses;
2) COOPERAÇÃO: Tenta satifazer o interesse da outra parte.
RESULTADOS DA GESTÃO DE CONFLITOS:
1) EVITAÇÃO OU ACOMODAÇÃO= PERDER/PERDER;
2) ACOMODAÇÃO OU SUAVIZAÇÃO= Ignora essência do conflito;
3) COMPETIÇÃO OU COMANDO AUTORITÁRIO= GANHAR/PERDER;
4) COMPROMISSO= GANHAR/PERDER
5) COLABORAÇÃO OU SOLUÇÃO DE PROBLEMAS= GANHAR/GANHAR;
Continuem firmes, a dificuldade é para todos...
-
O fato de dois colegas de trabalho procurarem chegar a uma solução comum para um problema interpessoal na equipe constitui exemplo de evitação de conflitos interpessoais.
vejam se meu raciocinio esta certo, entao a questao esta errada pq o fato dos dois colegas procurarem chegar a uma conclusao, nos remete que eles ja estavam num conflito, e nao que isso evita um conflito.
entao?
-
ERRADO..POIS ELES JÁ ESTÃO EM CONFLITO..MESMO QUE ELES ENTREM EM UM ACORDO...NÃO
EVITOU DE ACONTECER O CONFLITO.....
-
para mais clara compreensão um exemplo: Seria o mesmo que dizer que para evitar uma dada doença eu tomarei um remédio para a cura da doença. Ou seja curar a doença significa que já a tenho. Portanto, o conflito já existe e deve ser tratado.
-
Errado.
1- Evitação ou acomodação.
Pode criar um conflito do tipo perder/perder, no qual nenhuma parte alcança aquilo que pretende, pois as razões do conflito permanecem intactas. Embora o conflito pareça desaparecer, na realidade, ele tende a voltar no futuro. A evitação é uma forma extrema de não atenção;
30
2- Acomodação ou suavização.
Destaca as diferenças, similaridades e as áreas de possível acordo. A coexistência pacífica e o reconhecimento de interesses comuns são o seu objetivo comum. Na prática, a suavização pode ignorar a essência real do conflito;
3- Competição ou comando autoritário.
Tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha à custa da outra. Em casos extremos, uma parte alcança o que deseja com a completa exclusão da outra.
Os métodos de ganhar/perder podem não atingir as causas profundas do conflito, pois possíveis conflitos futuros podem vir a ocorrer. Uma parte domina a outra, como o gerente que dá ordens aos subordinados;
4- Compromisso.
Tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Ocorre quando cada parte dá algo e ganha algo de valor. Nenhuma parte fica totalmente satisfeita, sendo que os antecedentes para futuros conflitos ficam mantidos;
5- Colaboração ou solução de problemas.
Tende a reconciliar diferenças entre as partes. É o estilo mais eficaz de administração de conflitos. É uma forma de ganhar/ganhar, onde os assuntos são discutidos e resolvidos para beneficio mútuo das partes conflitantes. É alcançada por intermédio da confrontação dos assuntos, e da vontade dos envolvidos em reconhecer o que está errado e o que merece real atenção. Os assuntos relevantes são discutidos abertamente.
“LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO
-
Acertei a questão por usar o SENSO.
Se estou tendo problemas com voce e quero chegar à uma solução comum significa que já tivemos problema interpessoal e não que queremos evitar um.
-
A palavra "exemplo" na questão não seria uma maneira da mesma estar correta?
Pois seria uma forma (como exemplo) de avitar futuros conflitos diante da atitude dos dois colegas de chegarem a uma solução entre eles.
-
Isso não é evitar conflito, isso é solucionar um conflito que já se instalou.
-
Se trata do conceito de Conflito percebido:
Ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe porque sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existem oportunidades para interferência ou bloqueio. É o conflito latente que as partes percebem que é potencial.
Fonte: Chiavenato - Gestão de Pessoas
-
Gab: ERRADO
O Conflito pode trazer resultados construtivos ou negativos para pessoas e grupos e, sobretudo, para a organização como um todo. A questão primordial é como administrar o conflito de forma a aumentar os efeitos construtivos e a minimizar os efeitos destrutivos. Essa tarefa cabe ao gerente.
Chiavenato, Gestão de Pessoas, O Novo papel, 4° Ed, pág 395.
Erros, mandem mensagem :)
-
Errado
Estilos de Gestão de Conflitos.
Evitação de conflito ou fuga--> Nega a existência do conflito e oculta os verdadeiros sentimentos.
É uma atitude de fuga em que o administrador procura evitar as situações de conflito, buscando outra saída ou deixando as coisas como estão para que, com o tempo, o conflito se torne menos intenso.
-
Gab: ERRADO
Se os dois colegas estão PROCURANDO uma SOLUÇÃO para o problema interpessoal é porque eles estão ENCARANDO o conflito e NÃO evitando. A evitação é quando nós SABEMOS que o conflito EXISTE, mas nada fazemos para solucioná-lo. Gabarito errado, portanto!
--------
OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Está super atualizado. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!