SóProvas


ID
808369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito do trabalho em equipe, julgue os itens subsecutivos.

Pessoas motivadas e convencidas a permanecer em uma equipe constituem exemplo de coesão das equipes de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A coesão de uma equipe se dá quando existe uma determinação entre os membros em construir e perseguir objetivos. Desta forma, é necessário que exista um clima de confiança e cumplicidade estabelecido ao longo da convivência, sendo o bom resultado dependente muito mais da relação existente entre os membros da equipe do que o desempenho individual.

    Nesse sentido é importante que o grupo tenha interação, cooperação e tolerância em um constante processo de adaptação e estabilização. A diferenciação que se forma a partir desta integração também contribui para o fortalecimento da identidade grupal e de sua coesão.

    Os valores técnicos individuais, a capacidade de coordenação das relações sociais e as lideranças efetivas são somas de valores que podem levar uma equipe a possibilidade de sucesso.



    O QUE É MOTIVAÇÃO? 
    É um mecanismo ou processo que estimula uma pessoa, equipe ou sistema a adotar um comportamento. Conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo.  É a essência de uma verdadeira liderança.

    QUE AÇÕES DO LÍDER PODEM MANTER A MOTIVAÇÃO DA EQUIPE? 
    • Esclarecer aos participantes as responsabilidades individuais; 
    • Reconhecer os desempenhos positivos e auxiliar na correção dos negativos; 
    • Possibilitar que as pessoas executem atividades que gostem de fazer; 
    • Possibilitar aos indivíduos oportunidades de desenvolver seus talentos e potenciais. 
    • Oferecer feedback e oportunidade de mudanças necessárias.

    Para o teórico Frederick Herzberg apenas o trabalho em si produz motivação. Fatores extrínsecos como salário, relações pessoais ou condições físicas do ambiente de trabalhos são capazes apenas  de gerar satisfação com o ambiente, sem, contudo motivar (despertar disposição ou vontade) para a realização da tarefa.

    Fonte: 
    http://www.liderisp.ufba.br/modulos/a%20for%C3%A7a%20equipe%20I.pdf

    R
    ecomendo artigo intitulado "O Poder da Motivação", no site do TRT, no link abaixo:

    http://www.trt23.jus.br/mostradaqualidade/anteriores/30.pdf

    B
    ons Estudos.

  • Item certo.

    Coesão de uma equipe:é capacidade das pessoas pensarem no time, no resultado e portanto, deixarem de lado as suas individualidades para pensar na solução comum.Time coeso pensa junto, decide junto, perde ou ganha junto. Para um grupo ser coeso os objetivos e a motivação devem seguir o mesmo foco.

  • Soa um pouco grotesco ser "convencida a permanecer".
  • Convencida, nesse caso, quer dizer que a pessoa não tem dúvidas de que deve permanecer na equipe.

    Convencida, nesse caso, não se refere ao fato de terem argumentando e feito ela concordar que o melhor é permanecer na equipe - que o que você está afirmando.
  • Eu não concordo com esse gabarito...

    O termo "pessoas convencidas a permanecer em uma equipe" pode ter 2 sentidos. A questão, em momento algum, deixou claro qual ideia usar, apenas afirmou. 

    Não dá para pegar o gabarito e justificar o sentido na frase, pois na prova não vai ter como fazer isso. Tem que ler a questão e entender na hora. Assim, o CESPE poderia dar qualquer gabarito para essa questão... Se for verdadeira, o sentido é de comprometimento, satisfação, mas de for falsa o sentido é de imposição, sem manifestação própria de vontade. 
  • Acredito que a questão esteja ERRADA!
    Quando se fala em "coesão das esquipes de trabalho" pode subentender-se que uma equipe de trabalho esta em harmonia com outra quipe de trabalho, fazendo com que a organização como um todo funcione de modo mais harmônico e eficiente.
    Motivação pessoal e vontade de permanecer em uma equipe não faz com que exista uma coesão entre as equipes de trabalho de uma organização.
    Esse é meu entendimento sobre a redação da questão...
  • CORRETO. 

    Primeiro que a questão não está falando que pessoas que trabalham em equipes são motivadas e convencidas a permanecer em uma equipe, mas que as pessoas que são (estamos introduzindo uma oração adjetiva restritiva) motivadas e convencidas (porque existem as pessoas que não se motivam em equipe e por isso não querem permanecer nelas) dentro de uma equipe, constituem EXEMPLO (a questão não está falando que TEM QUE SER, mas que é UM EXEMPLO) de coesão das equipes de trabalho. QUESTÃO PERFEITA! Se você tem pessoas motivadas em uma equipe e que gostam de estar em equipe, consequentemente elas impulsionarão a coesão de sua equipe de trabalho. A questão não fala também "entre equipes", mas "das várias equipes". 
  • QUESTÃO: "Pessoas motivadas e convencidas a permanecer em uma equipe constituem exemplo de coesão das equipes de trabalho.CORRETO!
        Vejamos o que é uma equipe. Equipe é considerada um tipo de grupo, com três propriedades específicas (SPECTOR, 2005, p. 311):
    1. As ações dos indivíduos devem ser interdependentes e coordenadas;
    2. Cada membro deve ter um papel específico determinado;
    3. Deve haver tarefas com o mesmo objetivo. 
        Todo grupo e equipe necessita de papéisnormascoesão, e pode sofrer perdas na realização das atividades.         Vejamos cada um deles:
    PAPÉIS
        "São conjuntos de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social" (ROBBINS, 2 002, p. 221 ). Por exemplo, é esperado que um orador de uma turma de formandos em Administração fale corretamente seu discurso, sem utilizar de palavras inadequadas para a ocasião, use uma roupa formal e esteja bem apresentado. Em contrapartida, espera-se que um palhaço brinque, faça caretas, use roupas engraçadas, sorria de modo exagerado etc.
        Os papéis podem ser formais (especificados pela organização e são parte de uma descrição formal do trabalho) ou informais (surgem da interação do grupo e não pelas regras formais e especificações da organização). Em algumas situações, os papéis informais podem se sobrepor aos formais, por exemplo, quando uma pessoa tem o papel formal de supervisor, mas outra é o líder verdadeiro e informal.
    NORMAS
        "São padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados pelos membros do grupo" (ROBBINS, 2 002, p. 221). As normas dizem aos membros do grupo ou equipe o que devem ou não fazer em determinadas circunstâncias. Quando são aceitas e compartilhadas pelos membros do grupo, as normas agem como meios de influenciar o comportamento dos indivíduos. Entretanto, caso o indivíduo não se ajuste, o grupo pode chegar a excluir esse membro, depois de repreensões e punições. Vejamos um exemplo bem atual. Quando um deputado ou senador age de modo antiético, quebrando o decoro parlamentar, os demais parlamentares abrem uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), apuram os fatos e decidem pela cassação do mandato do parlamentar. O problema é que nem sempre isso ocorre.
    COESÃO
        "É a soma de forças que atrai os membros do grupo e o mantém unido" (SPECTOR, 2 005, p. 313 ). A coesão de um grupo depende da motivação de seus membros para permanecerem nele. Muitas vezes, nos grupos coesos, as normas são muito enfatizadas, o que pode torná-las mais importantes que o próprio desempenho do grupo.
        De acordo com Spector (2005), a coesão está relacionada à satisfação no trabalho dentro do grupo. Os membros de um grupo altamente coeso tendem a ser mais satisfeitos do que os de um grupo pouco coeso.
    PERDA NO PROCESSO
        De acordo com Spector (2005), a perda no processo refere-se a todo o tempo e esforço gastos em atividades que não se relacionam diretamente com a produção ou o alcance de objetivos. Esse tempo gasto pode envolver:
    •Atividades de manutenção do grupo: ênfase nas normas e a solução de conflitos entre os membros;
    •Atividades sociais: bate-papos e refeições, que aumentam a coesão do grupo, mas não têm relação direta como desempenho produtivo. 
        
  • Segundo Spector (2005), a coesão é a soma de forças que atrai os membros do grupo e o mantém unido, estando relacionada à satisfação dos integrantes no trabalho dentro da equipe. Assim, a coesão significa o grupo estar unido, em harmonia, de forma a que seus membros estejam satisfeitos e motivados em permanecer fazendo parte da equipe.

    Gabarito: C