SóProvas


ID
808375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito do trabalho em equipe, julgue os itens subsecutivos.

As situações em que as pessoas simplesmente não colaboram entre si ou intencionalmente discordam sobre alguma questão em particular constituem exemplos de quebra de comunicação na equipe de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A não colaboração ou discordância intencional não constituem, necessariamente, uma quebra de comunicação.
  • Por "quebra" subentende-se descontinuidade, interrupção. A questão estaria correta se afirmasse que as situações mencionadas constituem exemplos de ruídos na comunicação.
  • QUESTÃO: "As situações em que as pessoas simplesmente não colaboram entre si ou intencionalmente discordam (1) sobre alguma questão em particular constituem exemplos de quebra de comunicação na equipe de trabalho (2)." ERRADO!
        A situação descrita não se refere à comunicação na organização, e sim à gestão de conflitos (2). Veja:
        As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e de interesses individuais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação. A palavra conflito está ligada à discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo.

        Conflito significa existência de idéias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes que podem chocar-se. Sempre que se fala em acordo, aprovação, coordenação, resolução, unidade, consentimento, consistência, harmonia, deve-se lembrar de que essas palavras pressupõem a existência ou a iminência de seus opostos, como desacordo, desaprovação, dissensão, desentendimento, incongruência, discordância, inconsistência, oposição - o que significa conflito.
        Além da diferença de objetivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas para que haja conflito [(1)"...não colaboram entre si ou intencionalmente discordam..." ] O conflito existe quando uma das partes - seja indivíduo ou grupo - tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte e esta interfere na outra que procura atingir seus objetivos. A interferência pode ser ativa (mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (mediante omissão ou deixar de fazer algo). Assim, o conflito é muito mais que um simples desacordo ou desavença: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objetivos. O conflito pode ocorrer no contexto do relacionamento entre duas ou mais partes: entre pessoas ou entre grupos como conjuntos de pessoas, bem como entre mais de duas partes ao mesmo tempo.    
  • Constituem uma 'falta de comunicação", sendo uma das dificuldades que comprometem o desempenho de uma equipe.

  • A COMUNICAÇÃO ATÉ EXISTE, MAS A COMPREENSÃO FICA PREJUDICADA, LOGO TEMOS UM RUÍDO NA ÚLTIMA FASE DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.

     

     

    FONTE  -->  CODIFICAÇÃO (emissor)  -->  CANAL (transmissor)  -->  DECODIFICADOR (receptor)  -->  COMPREENSÃO

        __________________________________R E T R O A Ç Ã O (feedback)_________________________________|

     

     

    RUÍDOS SÃO AS BARREIRAS QUE PODEM APARECER EM QUALQUER ETAPA DO PROCESSO. LEMBRANDO QUE A COMUNICAÇÃO PERFEITA NÃO APRESENTA RUÍDO. 

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • GABARITO: ERRADO.

     

    A FALTA DE COLABORAÇÃO e a DISCORDÂNCIA INTENCIONAL são barreiras que afetam o relacionamento interpessoal, barreiras essas que podem gerar CONFLITOS, logo, pertine à GESTÃO DE CONFLITOS e não está relacionado à COMUNICAÇÃO.

  • é filho da putagem o nome técnico

  • Não é  comunicação e sim conflitos.

  • Gab: ERRADO

    É como o Pedro Matos comentou, pode até ter uma comunicação fluída e eficaz sem ruídos ou interrupções que prejudiquem o contato, mas se as pessoas estão ITENCIONALMENTE discordando das ordens, é porque elas DECODIFICARAM a mensagem e a COMPREENDERAM. Partindo desse pressuposto, NÃO HÁ quebra na comunicação, mas sim, o surgimento de CONFLITOS. Gabarito errado, portanto.

    --------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Está super atualizado. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!