SóProvas


ID
808414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios, dos conceitos e da legislação arquivística,
julgue os itens a seguir.

O princípio de proveniência, quando aplicado aos arquivos da ANCINE, gera um conjunto de fundos documentais.

Alternativas
Comentários
  • Conceitos
     
    " O princípio de respeito ao fundo ou princípio da proveniência é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa " -   Dicionário de Terminologia Arquivística
     
    " o arranjo dos papéis não pode se desvincular do lugar de onde vieram, devendo ser agrupados de acordo com sua origem nos corpos administrativos de onde vieram " -   Heloísa L. Bellotto
     
    " Principio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa. " -   Maria Alexandra Miranda Aparício
  • Questão ERRADA
    O princípio de respeito ao fundo ou princípio da proveniência é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa - Dicionário de Terminologia Arquivística
  • Apenas para complementar o comentário do colega Alexander, a questão está errada pois afirma que haverá a geração de um conjunto de fundos, o que não é verdade, pois haverá um único fundo.
    Basta lembrar o conceito do termo. 
    FUNDO = Conjunto de documentos de uma mesma proveniência.
    Ou seja, ao aplicar o princípio da proveniência nos arquivos da ANCINE, um único fundo será formado.
  • O Fundo de uma instituição será, sempre, um só.
    O Princípio do Respeito aos Fundos, preconiza que o conjunto de documentos produzidos/acumulados/recebidos no exercício de atividades de uma instituição/pessoa não poderá ser arranjado com outros documentos de outras instituições, mesmo que de mesma tipologia ou que lhes sejam afim, pois a informação se perderá.

    O Princípio da Proveniência está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – é um princípio intimamente ligado ao organograma da instituição, ou seja, o organograma mostra a estrutura da instituição, os órgãos que a compõem e suas ligações, relações e hierarquia.
  • Elementos conceituais do princípio da proveniência

    Para entender o Princípio da Proveniência, ou respect des fonds, como foi primeiramente conhecido, é necessário conhecer também o conceito de fundo.
    No Dicionário de Terminologia Arquivística (1996, p. 40) o fundo é a “unidade constituída pelo conjunto de documentos acumulados por uma entidade que, no arquivo permanente, passa a conviver com arquivos de outras”.

    Em sua circular, Natalis de Wailly dava a noção de “fundo de arquivo”, que nada mais é que reunir os documentos de um corpo, estabelecimento, família ou indivíduo, arranjando-os de forma que os documentos que apenas se relacionem com eles não se misturem.

    Martín-Pozuelo Campillo (p. 25, 1996) diz que “a formulação do Princípio da Proveniência não é resultado de um único momento nem sucede em um único lugar”, isso se dá principalmente pelo fato de vários autores darem um duplo valor ao Princípio da Proveniência e, consequentemente, um duplo conteúdo. Esses autores dividem o Princípio da Proveniência em dois princípios diferentes, mas que se encontram implícitos e são intimamente relacionados: o princípio de respeito aos fundos e o princípio de respeito à ordem original.

    O primeiro consiste em dizer que os arquivos ou fundos de arquivo de determinada procedência não deve misturar-se com os de outra procedência, ou seja, não mesclar com outros documentos de qualquer natureza.

    Já o segundo, estabelece que os documentos que compõem estes arquivos ou fundos de arquivo devem manter a classificação e a ordem dada pela própria instituição de origem, dessa forma, refletindo a organização interna da instituição.
     
    Os  autores caracterizam o  Princípio da Proveniência como um princípio bi-facetado porque ele contém o princípio sob o ponto de vista externo, o que inclui o respeito aos fundos e sob o ponto de vista interno  que inclui o respeito à ordem original na visão de  Duranti.

    FIQUEM COM DEUS.
     
  • Fundo arquivístico = conjunto arquivístico de uma pessoa ou de uma instituição. Assim, percebe-se que o fundo em si já é um conjunto de documentos. Logo, quando o principio da proveniência é aplicado ele gera apenas um fundo documental, e não um conjunto de fundos como afirma o item.
  • nossa, caí "bunitim" nesse pega... 
    sigamos em frente
  • RESUMINDO TUDO:
    O princípio de proveniência, quando aplicado aos arquivos de um órgão público ou de uma autarquia, gera APENAS UM fundo documental.

    att
  • A aplicação do princípio de respeito aos fundos gera um [único] fundo de arquivo; se se criasse vários fundos, a homogeneidade que este princípio preconiza estaria comprometida.
  • Quando eu acho que encontrei uma questão sacana é puro engano; sempre tem uma pior.
  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.


  • Alguém poderia me esclarecer a diferença entre fundo e arquivo? Pois tenho em meu material o conceito de arquivo que é um conjunto orgânico de documentos que, independentemente da natureza ou suporte, são produzidos por uma só pessoa. Agora me deparo com essa questão que conceitua fundo como sendo um conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Proveniência é uma pessoa ou órgão produtor de documentos.

    Alguém se arrisca?

  • Pegadinha demais...=/


  • CESPE você não é de Deus!!!

  • Marcelo Caetano, no meu material o prof. Darlan Eterno conceituou FUNDO E ARQUIVO como conceitos SIMILARES.


    BONS ESTUDOS,

  • Errei, mas acho que vi a pegadinha, conjunto de fundos =  arquivo. O princípio da proveniência quando aplicado a um arquivo gera fundos. Só pode ser isso.

  • Pelo que entendi, princípio da proveniência é um fundo documental.
    Princípio da organicidade -> as relações administrativas espelham conjuntos documentais.

    ERRADO

  • ERRADA.

    UM FUNDO APENAS E NÃO UM CONJUNTO DE FUNDOS.


  • O principio da Proveniência determina que os documentos pertencentes a uma instituição não podem ser misturados aos documentos que pertencem a outra instituição. Ou seja, cada um com seus documentos.

    Quando este princípio é aplicado, temos a formação de um conjunto de documentos cujo critério utilizado para sua formação é a relação que possuem com a entidade que os produziu (todos os documentos, independente do assunto, foram produzidos pela mesma instituição).

    Este conjunto é o fundo documental, fundo arquivístico, ou apenas fundo. Ou seja, fundo é o conjunto de documentos que pertence a uma mesma instituição, é o arquivo em si. Então não se pode dizer que há um conjunto de fundos, mas sim um conjunto de documentos que é o próprio fundo. Há apenas um fundo na ANCINE.

    Há mais de um fundo, ou um conjunto de fundos, caso a instituição guarde documentos de mais de uma instituição. Ex: o Arquivo Nacional guarda documentos de todas as entidades do Poder Executivo Federal (ministérios, EP, SEM, fundações, etc.), além da sua própria.

    Portanto o item está incorreto.
  • O princípio de proveniência, quando aplicado aos arquivos da ANCINE, gera UM  fundo documental.

  • O erro e ter colocado fundoS no plural. Na verdade seria fundo no singular, porque gerá apenas um fundo.

  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    O principio da Proveniência determina que os documentos pertencentes a uma instituição não podem ser misturados aos documentos que pertencem a outra instituição. Ou seja, cada um com seus documentos.

    Quando este princípio é aplicado, temos a formação de um conjunto de documentos cujo critério utilizado para sua formação é a relação que possuem com a entidade que os produziu (todos os documentos, independente do assunto, foram produzidos pela mesma instituição).

    Este conjunto é o fundo documental, fundo arquivístico, ou apenas fundo. Ou seja, fundo é o conjunto de documentos que pertence a uma mesma instituição, é o arquivo em si. Então não se pode dizer que há um conjunto de fundos, mas sim um conjunto de documentos que é o próprio fundo. Há apenas um fundo na ANCINE.

    Há mais de um fundo, ou um conjunto de fundos, caso a instituição guarde documentos de mais de uma instituição. Ex: o Arquivo Nacional guarda documentos de todas as entidades do Poder Executivo Federal (ministérios, EP, SEM, fundações, etc.), além da sua própria.

    Portanto o item está incorreto.

  • ERRADA

     

    A QUESTÃO ERRA AO FALAR QUE HÁ UM CONJUNTO DE FUNDOS DOCUMENTAIS. HÁ, SIM, UM CONJUNTO DE DOCUMENTOS QUE FORMAM UM FUNDO ÚNICO

  • poxa, questão capiciosa... nem atentei ao detalhe : conjunto de FUNDOS dando a ideia de mais de um... :(

  • Apenas um fundo, não vários.

  • Essa questão é muito mais muito difícil de conseguir ver essa pegadinha no dia da prova com  outras 119 questões para se pensar!

  • Igual uma patinha, eu cai :(

  • Esse tipo de questão classifica os aprovados dos que não serão aprovados. Portanto, questões como essa, dê uma atenção maior, se possível, coloca ela no seu caderno de questões.
  • Considerando que cada instituição constitui um único fundo documental, os arquivos da Ancine constituem um único fundo, e não um conjunto de fundos documentais.

     

    by neto..

  • E haja fundo para essa arquivologia!

  • O princípio de proveniência, quando aplicado aos arquivos da ANCINE, gera apenas um fundo documental, e não um conjunto documental

  • aqui estamos falando dos documentos da ANCINE, então temos somente um fundo documental e não um conjunto de fundos documentais, como afirma a questão. 

    Vamos aproveitar para relembrar o conceito de fundo e ainda, de quebra, de fundo aberto e fechado?

    Fundo de arquivo: conjunto de documentos produzidos ou recebidos por uma instituição no decorrer de suas atividades.

    Fundo aberto: fundo ao qual documentos podem ser acrescentados em função da entidade produtora ainda estar em atividade.

    Fundo fechado: fundo ao qual não recebe mais acréscimos de documentos em função da entidade produtora já ter encerrado suas atividades. O grande “pulo do gato” do fundo fechado é que documentos podem ser acrescentados, se é somente se, esses documentos tiverem sido produzidos enquanto a instituição ainda se encontrava em atividade. 

  • O Natan M respondeu perfeitamente o erro da questão!

  • o princípio da proveniência aplicada a um órgão gera apenas um fundo documental.

  • Ué mas eu não posso ter um fundo funcional e outro estrutural na mesma instituição?

  • Disciplina fácil dessas, pra que ficar dificultando com essas pegadinhas.

  • GABARITO ERRADO.

    Quando se aplica o princípio da proveniência, gera-se UM fundo.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério De Sousa.