SóProvas


ID
808417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios, dos conceitos e da legislação arquivística,
julgue os itens a seguir.

O princípio da ordem original não faz referência à ordem material; ele faz referência à ordem intelectual de acumulação dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • P. da ordem original: Deve-se respeitar, para fins de guarda e registro, o fluxo natural com que ocorreu a produção.
  • Gabarito - Certo


    Princípio Da Ordem Original -  É o princípio, segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.
  • Para sintetizar o princípio:
    - Sinônimos: Princípio da Custódia Intacta ou Santidade;
    - O arquivo deve considerar o ARRANJO dado pela entidade produtora;
    - Estabelece que se deve manter a ordem de acumulação dos papéis na primeira e segunda idades, ou seja, a classificação (arranjo) feito na fase corrente deve ser mantida, caso haja transferência, na fase intermediária.
    OBS: Não se mantém, necessariamente, o arranjo na 3 idade.
  • A ordem original preserva sempre a ordem intelectual, acumulação, de documentos. Portanto a questão está correta.

    Bons estudos.
  •  
    REVISANDO OS PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS
    PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: significa que as funções, atividades e estrutura das instituições se efetivam por meio de relações orgânicas que os documentos mantêm com o conjunto ao qual pertence.
    PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS FUNDOS: preconiza que o conjunto de documentos produzidos, acumulados e/ou recebidos no exercício de atividades de uma instituição/pessoa não poderá ser arranjado com outros documentos de outras instituições, mesmo que sejam de mesma tipologia, pois haveria prejuízo e confusão entre as informações.
    PRINCÍPIO DA UNICIDADE: os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA: está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – é um princípio intimamente ligado ao organograma da instituição, ou seja, o organograma mostra a estrutura da instituição, os órgãos que a compõem e suas ligações, relações e hierarquia.
    O PRINCÍPIO DA INDIVISIBILIDADE OU INTEGRIDADE: os fundosa devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada  ou sem acréscimo indevido.
    PRINCÍPIO DA CUSTÓDIA INTACTA OU SANTIDADE (OU ORDEM ORIGINAL): estabelece que deve-se manter a ordem de acumulação dos papéis na primeira e segunda idades (corrente e intermediária). Usa-se muito o termo Ordem Original em concursos
    PRINCÍPIO DA NATURALIDADE (OU CUMULATIVIDADE): este considera que os arquivos constituem uma formação progressiva, natural e orgânica, isto é, os documentos vão surgindo em um contexto específico, ao longo do tempo e das necessidades da instituição ou pessoa e mantém uma relação orgânica entre si, justificando sua acumulação/reunião.


    FONTES:
    RENATO VALENTINI. Arquivologia para Concursos.
     http://www.euvoupassar.com.br
  • Um monte de comentários e nenhum conseguiu responder ao cerne da questao: o que é considerado ordem material e intelectual, quais sao suas diferencas...
    :/
  • Pessoal,

    Concordo com o  Pedro Henrique Chadid de Oliveira. As respostas dadas ainda não esclareceram todos os pontos da questão. Ainda continuo achando que a questão está errada por afirmar que não faz referência à ordem material

    Se alguém puder esclarecer isso

    Valeu.
  • Ninguem sabe a resposta, né? Ou melhor, ninguém sabia antes de marcar uma assertiva....rsss
  •             Pelo que pude entender, a ordem material ou física (pelo que entendi é a mesma coisa) é aquela em que os documentos são guardados sem um tratamento técnico, ou seja, os funcionários só vão amontoando os documentos. Depois o arquivista de forma correta organiza os documentos de acordo com a organicidade, de acordo a ordem intelectual (a informação).
     
    Bom, acho que é mais ou menos isso. Se estiver falando bobagem me corrijam. Cheguei nessa conclusão com base nas informações abaixo:

     
    =-----> Aqui fala um pouco sobre o objeto intelectual do documento: http://arquivoememoria.files.wordpress.com/2009/04/arquivologiaobjetivosobjeto.pdf
     
    =-----> (TJ-ES/2011 –Cespe/UnB) A aplicação do princípio da ordem original mantém os documentos na ordem física que eles tinham no setor de trabalho.
    ERRADO. A aplicação deste princípio mantém a classificação inicial dos documentos, e não sua organização inicial.
    Apostila ponto dos concurso, prof. Mayko Gomes.
     
    =-----> Princípio de Respeito à Ordem Original possui dois graus:
                Primeiro pretende manter a classificação dos documentos, mesmo após a eliminação de alguns deles na tabela de temporalidade. Isto ocorre em geral em acervos que são recebidos nos arquivos permanentes e que já possuam um plano de classificação pré-estabelecido. Porém tenhamos cuidado com este princípio. Tal princípio não significa somente a manutenção da ordem física dos documentos, de forma rigorosa. Não quer dizer que um acervo que tenha sofrido problemas técnicos de organização tenha que ser mantido daquela forma. O princípio deseja manter, na realidade, o respeito ao fluxo orgânico e natural dos documentos, ou seja, a sua organicidade¹. Se já passou por um tratamento técnico adequado, a ordem será mantida; caso contrário, nada impede de receber a classificação mediante quadro de arranjo. E o segundo grau deste, como foi explicado com abundância, é o cuidado em não misturar fundos documentais diferentes, mesmo estando nas fases corrente, intermediária ou permanente.
    Apostila estratégia concursos, prof. Roselene Candida


    ¹Organicidade: os documentos arquivísticos estão intimamente ligados às atividades da pessoa física ou jurídica que os produziu. Desta forma, o espelho da estrutura, organização ou das atividades da pessoa física ou jurídica está na documentação acumulada para fins específicos.
  • Essa mesma questão tem no material do Estrategia concursos e a resposta foi essa....


     

    O princípio da ordem original não faz referência à ordem material; ele faz referência à ordem intelectual de acumulação dos documentos.
     
    Da ordem original (ou da ordem primitiva)
    Está relacionado ao arranjo original dos arquivos, é o “princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.” (ESAF 2010).
    Alias, este princípio representa a própria garantia da organicidade dos documentos. Mantendo-se a ordem original, preservamos a intenção de que o arquivo reflita o curso das atividades da instituição a que serve.
    O que o enunciado tentou propor a você é o seguinte: você, arquivista, deve manter o arranjo físico utilizado pela instituição. Se a instituição colocou o processo x antes do processo w, você fará o mesmo.
    Não é esta a ideia aqui. Este arranjo não é mais do que uma concepção intelectual. A organização dispôs os documentos de determinada forma, relacionando-os uns aos outros, e é isto que deve ser preservado pelo arquivista.
  • Eu acertei a questão levado em consideração o seguinte raciocínio:

    Ordem material - aquela que está no documento, ou seja, o assunto do qual trata o documento.
    Ordem Intelectual - é a determinação de guarda dada ao documento pelo seu órgão de origem.

    Nesse sentido estão os princípios:
    - Pertinência temática, segundo o qual a organização dos documentos deveria ser feita por assunto ou tema, desconsiderando o princípio da proveniência ou respeito ao fundos.
    - Proveniência, princípio que determina que os documentos devem ser guardados respeitando a proveniência do órgão que os produziu, arquivando junto os documentos de um mesmo órgão, nunca em fundos distintos.

    Se alguém tiver outro entendimento, fique a vontade para expressar e até corrigir, se necessário.

    Boa Sorte a todos nós!
  • Ainda fiquei com dúvida? Essas justificativas dadas ainda me soam confusas. :(

  • A explicação é longa... mas sana as dúvidas.

    ELEMENTOS DA DOCUMENTAÇÃO. MATERIAIS E ESTRUTURA

    Em todo documento devem ser consideradas três ordens de elementos: os elementos materiais (substância, forma e acabamento), os elementos gráficos (textos, imagens reais ou convencionais, notações), e os elementos intelectuais.

    Os elementos intelectuais são os mais importantes; mas sua possibilidade de expressão está, porém, em função dos dois primeiros. Trata-se, sempre, de dar forma a qualquer fragmento retirado da realidade, de exprimí-la tal qual ela é, ou de maneira tal que a imaginação possa representá-la. Para esse fim escolhe-se (elimina-se, retém-se, deforma-se, amplifica-se, diminui-se, exagera-se ou atenua-se) e grupa-se em uma certa ordem. A escolha e o agrupamento são determinados pelos fins que podem ser: ou registrar objetivamente o que é, ou o de fazer compreender por certa categoria dada do espírito, ou o de persuadir a fim de obter tal adesão ou tal ato voluntário, ou, ainda, o de distrair, divertir, exaltar, encorajar, consolar.

    Não é bastante, assim, à documentação produzir e acumular confusamente; ela deve remontar a seus fins, saber registrar segundo a ciência, saber criar segundo a arte e saber aplicar segundo a utilidade (Principio da Ordem Original)

    Na Documentação trabalham, continuamente, duas tendências: uma, a especialização, donde a divisão de tarefas, outra, a combinação, donde a colaboração. Encontram-se essas tendências no ciclo inteiro das operações: produção, distribuição, conservação e utilização.

    Por conseguinte, todas as publicações devem conformar-se a esse princípio: possibilidade de comparar, uns com os outros, os resultados expostos, de acumulá-los, de acondicionar de maneira diversa seus elementos e isto só é realizável com um mínimo de disposições que digam respeito à forma, tanto material quanto intelectual. Em particular, aplica-se este princípio no que diz respeito às notícias históricas originais publicadas em periódicos, se as considerarmos como uma produção da qual todo o conteúdo, através dos resumos, das anotações, das críticas e das dissecações, está destinado a passar, em seguida, pelos ciclos das formas documentais sistemáticas.


    http://www.conexaorio.com/biti/otlet/

  • Após pesquisa retirei este trecho para tentar esclarecer  a questão:

    ordem natural de um arquivo é assegurada de forma intelectual,ou sej a, indirectamente, através de instrumentos de descrição de índices, enquanto que classificação,reproduzida ou não pela ordenação física, é usada para arquitectar escorar outras ordens, por vezes múlti-plas ordens, ordens projectadas construídas para fazer face necessidades contingências específicas deconservação 10, acesso utilização de documentos informação ...


    www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=15955


    Baseando-se nos comentários dos colegas e nas pesquisas realizadas o que consigo concluir é :

    CORRETO, porque de acordo com o princípio da ordem original precisa-se de critérios e métodos para classificar os documentos , ou seja , é a ordem intelectual sendo aplicada. Se o princípio seguisse a ordem material, seria apenas classificar os documentos no empirismo, sem critério algum e ficaria difícil conseguir manter o que entidade/pessoa produziu.

    Espero ter ajudado.

  • Bom galera no material que eu tenho do Estratégia Concursos foi feito o seguinte comentário:

    Considerando a assertiva correta.

    Vamos ver o tal princípio: 

    Da ordem original (ou da ordem primitiva) Está relacionado ao arranjo original dos arquivos princípio pelo qual o arquivo deveria conservar o arranjo pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu (ESAF 2010).  

    Aliás, este princípio representa a própria garantia da organicidade dos documentos. Mantendo-se a ordem original, preservamos a intenção de que o arquivo reflita o curso das atividades da instituição a que serve. O que o enunciado tentou propor a você é o seguinte: você, arquivista, deve manter o arranjo físico utilizado pela instituição. Se a instituição colocou o processo x antes do processo w, você fará o mesmo. Não é esta a ideia aqui. Este arranjo não é mais do que uma concepção intelectual. A organização dispôs os documentos de determinada forma, relacionando-os uns aos outros, e é isto que deve ser preservado pelo arquivista.

  • O principio da Ordem Original determina que os conjuntos documentais devem manter a ordem que lhes foi conferida pelo produtor. Esta ordem deve ser mantida, pois ela própria é uma informação que deve ser preservada. Mas, ao contrário das demais informações do conjunto, essa não está registrada em suporte material, mas sim na ordem dos documentos dentro do conjunto.

    Esta Ordem Original não é o mesmo que "ordem inicial". É a ordem que deve ser estabelecida pelo produtor, não importando se é a quarta, quinta ou sexta ordem a ser aplicada. Também não se confunde com a "ordem material", pois esta é apenas o critério utilizado para organizar fisicamente os documentos. A Ordem Original é o estabelecimento de um critério que une intelectualmente os documentos em um conjunto, dando mais sentido às suas informações.

    Exemplo de diferença: podemos estabelecer um critério de Ordem Original (agrupar os documentos por assunto) e outro de ordem material, de organização (alfabética ou numérica).
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    O principio da Ordem Original determina que os conjuntos documentais devem manter a ordem que lhes foi conferida pelo produtor. Esta ordem deve ser mantida, pois ela própria é uma informação que deve ser preservada. Mas, ao contrário das demais informações do conjunto, essa não está registrada em suporte material, mas sim na ordem dos documentos dentro do conjunto.

    Esta Ordem Original não é o mesmo que "ordem inicial". É a ordem que deve ser estabelecida pelo produtor, não importando se é a quarta, quinta ou sexta ordem a ser aplicada. Também não se confunde com a "ordem material", pois esta é apenas o critério utilizado para organizar fisicamente os documentos. A Ordem Original é o estabelecimento de um critério que une intelectualmente os documentos em um conjunto, dando mais sentido às suas informações.

    Exemplo de diferença: podemos estabelecer um critério de Ordem Original (agrupar os documentos por assunto) e outro de ordem material, de organização (alfabética ou numérica).

  • Tudo desculpa para justificar o erro de gabarito por parte da banca. O principio da Ordem Original determina que os conjuntos documentais devem manter a ordem que lhes foi conferida pelo produtor, mas essa ordem é tanto intelectual quanto física. A ordem intelectual evidentemente tem precedência sobre a ordem material. É preciso antes de tudo preservar a lógica do arquivo, mas onde não for necessária a violação da ordem material de acumulação, esta deve ser respeitada. Ora, a ordem intelectual é a principal, mas isso é absolutamente diferente de dizer que "O princípio da ordem original não faz referência à ordem material." QUESTÃO ERRADA.

  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    O principio da Ordem Original determina que os conjuntos documentais devem manter a ordem que lhes foi conferida pelo produtor. Esta ordem deve ser mantida, pois ela própria é uma informação que deve ser preservada. Mas, ao contrário das demais informações do conjunto, essa não está registrada em suporte material, mas sim na ordem dos documentos dentro do conjunto.

    Esta Ordem Original não é o mesmo que "ordem inicial". É a ordem que deve ser estabelecida pelo produtor, não importando se é a quarta, quinta ou sexta ordem a ser aplicada. Também não se confunde com a "ordem material", pois esta é apenas o critério utilizado para organizar fisicamente os documentos. A Ordem Original é o estabelecimento de um critério que une intelectualmente os documentos em um conjunto, dando mais sentido às suas informações.

    Exemplo de diferença: podemos estabelecer um critério de Ordem Original (agrupar os documentos por assunto) e outro de ordem material, de organização (alfabética ou numérica).

  • Segundo o professores Ronaldo Fonseca e Serenna Alves, a questão é passivel de discusso, devido a:

    1º) podemos considerar o princípio da ordem original tanto intelectualmente quanto materialmente ;

    2º) a questão exclui a ordem material, mas devemos analisar criticamente essa afirmação.

    A ordem material é importante, mas não faz sentido algum se não for mantido o contexto de produção, que é justamente o que a ordem intelectual oferece. Então não é que a ordem material não deva ser considerada e sim que a ordem intelectual é essencial para a manutenção da ordem original. Então podemos dizer que a ordem original não faz referência a ordem material e sim a ordem  intelectual, porque é a principal.

    Eu sei que fica um pouco difÌcil de engolir, mas é assim que funciona e é dessa forma que a CESPE cobra sobre o princÌpio da ordem original e suas variaáveis na prova.

  • An ? Ordem material não faz referência ao princípio da ordem original ? 

     

    Parabéns, SUPERIOR TRIBUNAL CESPE! Vc vai além dos limites. Kkkkkkkk

  • Gabarito: Certo! 

     

    Gente, depois de uma análise com bastante pesquisa, descobri que não existe esse termo, ordem material, em arquivologia. Desse modo, o examinador foi muito esperto, ao afirmar que: " Não se refere a ordem material." 

     

    Lembre-se: esse vocabulário não existe na arquivologia, ok! Portanto, o gabarito está certo! 

  • "Ordem Material: é manter a ordem física em que os documentos foram acumulados, por exemplo, a ordem das folhas.

    Ordem intelectual: é a ordem em que os documentos foram produzidos dentro de uma sequência lógica, de um contexto.

    A ordem material é importante, mas não faz sentido algum se não for mantido o contexto de produção, a sequência lógica, que é justamente o que a ordem intelectual oferece.
    Então, não é que a ordem material não deve ser considerada e sim que a ordem intelectual é essencial para a manutenção da ordem original. Com isso, podemos dizer que a ordem original não faz referência à ordem material e sim à ordem intelectual, porque é a principal.
    Eu sei que fica um pouco difícil de engolir, mas é assim que funciona e é dessa forma que você deve pensar caso caia uma questão sobre o princípio da ordem original e suas variações na prova."

    Fonte: Professor Ronaldo Fonseca.

  • Princípio do respeito à ordem original ou ordem primitiva ou princípio de registro - respeita a organicidade, ou seja, a observância do fluxo natural e orgânico eom que foram produzidos e não propriamente dos detalhes ordenatórios de seu primeito arquivamento. Ordem INTELECTUAL e não material.

  • vou aproveitar essa questão para aprofundar um pouco mais sobre a ordem material e intelectual.

    Essa questão é polêmica por dois motivos: 

    1º) podemos considerar o princípio da ordem original tanto intelectualmente quanto materialmente

    2º) a questão está excluindo a ordem material, mas devemos analisar criticamente essa afirmação. Vamos ver como?

    Eu já expliquei que a ordem material é importante, mas não faz sentido algum se não for mantido o contexto de produção, que é justamente o que a ordem intelectual oferece. 

    Então não é que a ordem material não deve ser considerada e sim que a ordem intelectual é essencial para a manutenção da ordem original. Então podemos dizer que a ordem original não faz referência à ordem material e sim à ordem intelectual, porque é a principal e é o que as bancas cobram!

    Eu sei que fica um pouco difícil de engolir, mas é assim que funciona e é dessa forma que você deve pensar caso caia uma questão sobre o princípio da ordem original e suas variações na prova. 

  • Resposta do professor:

    O principio da Proveniência determina que os documentos pertencentes a uma instituição não podem ser misturados aos documentos que pertencem a outra instituição. Ou seja, cada um com seus documentos.

    Quando este princípio é aplicado, temos a formação de um conjunto de documentos cujo critério utilizado para sua formação é a relação que possuem com a entidade que os produziu (todos os documentos, independente do assunto, foram produzidos pela mesma instituição).

    Este conjunto é o fundo documental, fundo arquivístico, ou apenas fundo. Ou seja, fundo é o conjunto de documentos que pertence a uma mesma instituição, é o arquivo em si. Então não se pode dizer que há um conjunto de fundos, mas sim um conjunto de documentos que é o próprio fundo. Há apenas um fundo na ANCINE.

    Há mais de um fundo, ou um conjunto de fundos, caso a instituição guarde documentos de mais de uma instituição. Ex: o Arquivo Nacional guarda documentos de todas as entidades do Poder Executivo Federal (ministérios, EP, SEM, fundações, etc.), além da sua própria.

    Portanto o item está incorreto.

  • Comentário dessa professora show!

    Serenna Alves | Direção Concursos

    vou aproveitar essa questão para aprofundar um pouco mais sobre a ordem material e intelectual.

    Essa questão é polêmica por dois motivos: 

    1º) podemos considerar o princípio da ordem original tanto intelectualmente quanto materialmente

    2º) a questão está excluindo a ordem material, mas devemos analisar criticamente essa afirmação. Vamos ver como?

    Eu já expliquei que a ordem material é importante, mas não faz sentido algum se não for mantido o contexto de produção, que é justamente o que a ordem intelectual oferece. 

    Então não é que a ordem material não deve ser considerada e sim que a ordem intelectual é essencial para a manutenção da ordem original. Então podemos dizer que a ordem original não faz referência à ordem material e sim à ordem intelectual, porque é a principal e é o que as bancas cobram!

    Eu sei que fica um pouco difícil de engolir, mas é assim que funciona e é dessa forma que você deve pensar caso caia uma questão sobre o princípio da ordem original e suas variações na prova. 

  • GAB OFICIAL:CERTO

  • PROVA DA ANCINE = "PROVA PEQUENA".

    SE FOSSE DA PRF OU PF, COM MAIS DE 50 MIL RECURSOS BATENDO NA PORTA, ERA ANULADA SEM DÚVIDAS!!!!

  • Princípio da ordem original, santidade ou ordem primitiva prega a ordem INTELECTUAL.

    Até rima: Ordem original, ordem intelectual (Vide comentário de um colega no qc)

    Mais informações:

    Respeitar a ordem da PF/PJ que o produziu (Somente cabe ao receptor)

    Organização interna de um fundo

    Ordem intelectualmente (sequência lógica de produção)

    Fundamenta a classificação.

    → Respeitando o arranjo