SóProvas


ID
808420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios, dos conceitos e da legislação arquivística,
julgue os itens a seguir.

Uma maneira encontrada para resolver vários problemas dos arquivos é dividi-los em arquivos correntes, intermediários e permanentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo.
      Estágios de Evolução
    (Ciclo Vital dos Documentos; Fases do Arquivamento ou Teoria das 3 Idades)
    Para que os arquivos possam desempenhar suas funções, torna-se indispensável que os documentos estejam dispostos de forma a servir ao usuário com precisão e rapidez. A metodologia  a ser adotada deverá atender às necessidades da instituição a que serve, como também, a cada estágio de evolução por que passam os arquivos.
    Essas fases são definidas por Jean-Jaques Valette (1973) como as três idades dos arquivos: corrente, intermediário e permanente.
  • CERTO

    A  Tabela  de  Temporalidade  é  a  ferramenta  da Gestão  de  Documentos  resultante  da  atividade  de  avaliação  documental. Ela
    determina o  prazo de guarda dos documentos em  cada  arquivo, assim como sua  destinação  final  (se  serão  eliminados  ou  recolhidos  ao  arquivo permanente). 
    O  prazo  de  guarda  dos  documentos  começa  a contar da data da sua produção. No arquivo corrente, que é onde o documento é  criado,  o  prazo  de  guarda  começa  a  contar  de  sua  produção,  mesmo  que ainda não tenha sido utilizado para cumprir sua finalidade administrativa.  No arquivo intermediário, o prazo de guarda começa a contar do momento da sua transferência.
    E  mais  importante  ainda:  a  Tabela  não  define  prazos  de  guarda  no arquivo permanente! Neste arquivo, os documentos que ali entram deverão ser mantidos  indefinidamente,  pelo  máximo  de  tempo  possível.

    Fiquem com Deus e bons estudos.
  • Será que só foi eu quem achou esta questão vaga demais? Quais problemas resolveriam? Vários? 

    Vi a resposta dos colegas acima, mas mesmo assim vejo esta questão muito vaga. Tabela da temporalidade resolve alguns tipos de problemas, como falta de espaço, mas, ... vários problemas? Aqui marquei a questão, mas na hora da prova pensaria muito.

    Por exemplo,  problemas que a tabela de temporalidade não resolve é a conservação de documentos, ambiente adequados, preservação de documentos, e isto conta muito.
  • SÓ PARA COMPLEMENTAR E EVITAR CONFUSÕES ENTRE OS CONCEITOS:
    OS ARQUIVOS CORRENTES são também conhecidos por meio dos seguintes termos: arquivos de 1ª idade, setorial, administrativo, ativo, vivo, de movimento, em curso e núcleos de arquivo.
    OS ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS são também conhecidos por meio dos seguintes nomes: 2ª idade, pré-arquivo, records centers, semi-ativo, limbo, purgatório, temporário e transitório.
    OS ARQUIVOS PERMANENTES são também conhecidos através dos seguintes termos: 3ª idade, histórico, de custódia, passivo, “morto”, estático, definitivo e final.
  • Embora feia, é uma questão para te fazer pensar!

    Partindo do conceito da teoria das Três Idades veja: Uso frequente, o problema é resolvido classificando os documentos de uso frequente em arquivo Corrente, imagine um documento indispensável para o seu serviço na sua repartição arquivado lá no arquivo Intermediário que por vezes localiza-se distante da própria organização? O documento Corrente vai estar acessível, problema resolvido! Problema de espaço: Classificando documentos em Intermediários, ganha-se espaço nas repartições e faz-se economia, visto que é mais barato manter um depósito afastado dos grandes centros, que locar uma sala comercial em lugar valorizado nas cidades que é bem mais caro! Já classificando em Permanentes os de valor histórico, probatório e informativo tem-se fontes de pesquisa que serão úteis para várias outras pessoas! Além do tratamento adequado que não deixará que documentos importantes se percam! Cespe também é cultura rs! Bons estudos!
  • Uma maneira encontrada para resolver vários problemas dos arquivos é dividi-los em arquivos correntes, intermediários e permanentes.

    NOTEM QUE O EXAMINADOR ULTILIZA A PALAVRA "
    VÁRIOS"  O QUE NÃO QUER DIZER QUE RESOLVE  "TODOS" OS PROBLEMAS. LOGO, A QUESTÃO ESTA CORRETA.
  • QUE QUESTÃO IDIOOOOOOOOOOOOOOOOOOTTTTTTTTTTTTTTTTAAAAAAAAAAAAAAA.... Vaga não, no espaço mesmo!!! 
  • "Uma maneira encontrada para resolver vários problemas dos arquivos é dividi-los em arquivos correntes, intermediários e permanentes."

    Os arquivos são classificados também de acordo com os seus estágios de evolução ou ciclo vital dos documentos. Este ciclo conhecio também como Teoria das Três Idades foi instituído por Jean Jacques Valette em 1973 e procurou resolver vários problemas relacionados a racionalização dos acervos de arquivos. As três idades dos arquivos são: CORRENTE ou de gestão, intermediário e permanente ou histórico.
  • Vários = 2 ou mais problemas
  • 2 ou mais.
    Ou seja = infinito
    Então, apenas classificando como corrente, intermediário e permanente, os meus problemas estariam resolvidos.
    Ora, então para que estudar mais a Ciência Arquivologia se já acharam o problema para 99,9999999999999999999999999% dos problemas ?
    CESPE *** ***** ** c*
  • E nessa fica nós professores de Arquivologia nos batendo para entender as bancas que acabam reescrevendo a teoria existentes. Fogo... 

  • Piada de mau gosto =(

  • Se eu tiver um problema de infiltração eu divido ele em corrente,intermediário ou permanente? Que dúvida cruel!!!!


    Pelos Poderes de Grayskull


  • Essa questão é A CARA DO CESPE!! Adicionando subjetividade, complicação e interpretação para infernizar a vida do candidato!!

  • Típica questão que eu deixaria em branco na hora da prova kkk

  • AChei que fosse em níveis, subniveis... eu deixaria em branco. Aff

  • TABELA DAS TRÊS IDADES

     

                           ------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO

              ░▄▄▄▄▄░                                                       ░▄▄▄▄▄░                                                 ░▄▄▄▄▄░
              ░█▄▄▄█░                                                       ░█▄▄▄█░                                                 ░█▄▄▄█░
              ░█▄▄▄█░      TRANFERÊNCIA                  ░█▄▄▄█░     RECOLHIMENTO           ░█▄▄▄█░
              ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░
              ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░

                                                                                             

         X ELIMINAÇÃO                                                 X ELIMINAÇÃO

     

         VALOR PRIMÁRIO                                           VALOR PRIMÁRIO                                 VALOR SECUNDÁRIO

          1º FASE/IDADE                                                 2ª FASE/IDADE                                       3º FASE/IDADE

             CORRENTE                                                    INTERMEDIÁRIO                                        PERMANENTE

  • Mais que coisa. A subjetividade exala no Cespe. Típica questão coringa.

  • Questao ridicula. 

  • Esse é o tipo de questão que eu deixo em branco na hora da prova, pois a banca pode dar tanto certa como errado, sem critério algum, realmente lamentável. 

  • Totalmente tosca

  • A formulação da Teoria das Três Idades é um marco na história da Arquivologia, devido à importância desta. Podemos afirmar que, atualmente, todas as atividades em arquivos são realizadas com base nessa teoria.

    Esta teoria foi formulada a partir da ideia de ciclo vital dos documentos. Ou seja, a partir da ideia de que os documentos avançam em ciclos por sua existência, conforme se alteram seus valores.

    A sua aplicação soluciona alguns problemas da Arquivologia, uns recentes, como a possibilidade de gerir os documentos diante da quantidade absurda produzida, outros mais antigos, como a definição do papel do documento de arquivo, como documento sendo ferramenta administrativa e fonte de pesquisa para a História.

    Gabarito do professor: Certo
  • De tanto fazer questões da Cespe pude perceber que as vezes ela brinca de fazer questões ... Tipo, o elaborador coloca uma frase que vem na cabeça. Pronto. Já virou questão.. E quando estudamos pra caramba aquele determinado assunto ficamos sem ação ao ler a questão por não saber de onde o examinador veio que essa afirmação .. O segredo é ter uma visão geral do assunto e ir com a mente aberta ( é mais do que a interpretação) ao resolver essas determinadas questões.

  • CERTO.

    OS ESTAGIOS SERVEM PARA ORGANIZAÇÃO

    "SO O LADO SOMBRIO TE LIBERTARÁ DAS SUAS CORRENTES"

  • Então quando eu tiver problemas com arquivos vou dividi-los em corrente, intermediário e permanente.... e pronto ! Problemas resolvidos.

    Cada uma que parece duas !!!!! #oremos

  • A divisão do arquivo em correntes, intermediários e permanentes permite uma melhor organização dos documentos e é obrigatória nos arquivos públicos, consoante a legislação arquivística.

     

    by neto..

  • Muitas questões dessa banca são um mero exercício de adivinhação do que o examinador estava pensando.

  • Questão sem sentido e vaga.

  • Os arquivos correntes caracterizam-se pela grande frequência de uso dos seus documentos, sendo, também, essenciais às atividades administrativas e, por isso, estão em constante movimentação e utilização por diversas pessoas e unidades de uma instituição. Ademais, para facilitar a utilização e evitar a perda do documento, é necessário que ele esteja sempre próximos de seus usuários.

    Os arquivos correntes possuem valor primário, ou seja, são utilizados para sua atividade pelo qual foi produzido.

    Os arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos os quais não são mais objetos de consultas frequentes, porém aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direito e obrigações. Ou seja, não sendo de uso corrente pelos seus produtores, por razões de interesses administrativos, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Os arquivos intermediários também possuem valor primário, ou seja, ainda são utilizados para sua atividade pelo qual foi produzido.

    Os arquivos permanentes, por fim, são aqueles guardam documentos os quais não têm mais valor administrativo, mas pelo seu conteúdo ou pelo seu assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado.

    Já os arquivos permanente possuem valor secundário, ou seja, servem como instrumento histórico/de pesquisa.

  • Resolução: já dissemos que a teoria das três idades serve para sistematizar a organização dos documentos, lembra? Isso quer dizer que os documentos certos vão ficar nos lugares corretos pelo tempo que for necessário. Todas essas ações nada mais são do que uma forma encontrada de resolver vários problemas nos arquivos, como afirma a questão. 

    Resposta: certa

  • GABARITO OFICIAL:CERTO

    SEM MIMIMI