Pesquisa Operacional (P.O.) nada mais é que um método científico para a tomada de decisões. A P.O. “estrutura processos, propõe um conjunto de alternativas e ações, fazendo a previsão e a comparação de valores, de eficiência e de custos”.
A P.O. é, portanto, um sistema organizado com auxílio de modelos bem como da experimentação de modelos, com o fito de operar um sistema da melhor maneira possível. Considero a P.O. como uma ferramenta matemática aplicada no processo de tomada de decisão. Para isso, fazemos uso de modelos matemáticos estruturados em fases.
A P.O. é originária da Segunda Guerra Mundial, quando os cientistas de várias disciplinas se reuniram para resolver problemas militares de natureza tática e estratégica.
Por ser uma ferramenta matemática aplicada, a P.O. nos dá condições para:
*Solucionar problemas reais;
*Tomar decisões embasadas em fatos, dados e correlações quantitativas;
*Conceber, planejar, analisar, implementar, operar e controlar sistemas por meio da tecnologia bem como de métodos de outras áreas do conhecimento;
*Minimizar custos e maximizar o lucro;
*Encontrar a melhor solução para um problema, ou seja, a solução ótima.
Atualmente, sua principal utilização é como ferramenta nos processos de tomada de decisão no ambiente empresarial e nos negócios, tanto no setor privado como no setor público.