SóProvas


ID
812023
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra D!
    - Nos termos do disposto no dicionário brasileiro de terminologia arquivística, o Princípio da proveniência preconiza que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
    Em outras palavras, este princípio determina que os arquivos de uma mesma fonte (proveniência) não devem mesclar-se com os arquivos de outra fonte, pois a mistura os descontextualizaria. Também conhecido como Princípio de respeito aos fundos.
    Ex: os arquivos da Polícia Federal que vão para o Arquivo Nacional devem ficar separados dos arquivos da Receita Federal. Em linhas gerais, o arquivo proveniente de cada instituição não pode se misturar com os de outras instituições. (canal dos concursos)


    Quanto aos demais:
    a) Princípio do respeito à ordem original - De acordo com esse princípio os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a ordenação estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. O arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.
    b) Princípio da reversibilidade - Princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos deveria poder, se necessário, ser desfeito.
    c) Princípio da pertinência - Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação  original. Também referido como Princípio Temático.