-
“Princípio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição oude uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturadosaos de origem diversa” Daí surgiu o princípio da proveniência, pelo qual os documentos são agrupados pelas suas origensfonte: teoria de arquivos e gestão p.61Glória Deus
-
Princípio da Prevalência: Princípio básico da organização de arquivos, segundo o qual deve ser respeitada a autonomia de cada fundo ou núcleo, não misturando os seus documentos com os de outros.
-
O princípio básico da arquivística, chamado proveniência dos arquivos ou respeito aos fundos, se trata de que o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado ao de outras entidades geradoras. O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos corrente, intermediários e permanentes ( ele é considerado a base da arquivística )
Importante lembrar que fundo é um conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Um fundo pode ser aberto ou fechado. Fundo aberto recebe novos documentos, pois a entidade produtora continua em atividade. Fundo fechado não pode receber acréscimo de documentos, porque a entidade produtora não se encontra mais em atividade.
Fonte : Arquivologia para concursos - Renato Valentini
-
É muito simples esse principio, basta voce lembrar que o documento tem que respeitar sua origem, não pode se misturar
-
Item "E" correto.
O princípio da proveniência consiste em, após gerados ou acumulados na instituição, não misturá-los aos outros documentos geradores.
-
proveniência
Termo que serve para indicar a entidade coletiva, pessoa ou família produtora de um dado
arquivo(1). Ver também entidade produtora, princípio da proveniência.
http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
-
Princípio da Proveniência: É o princípio fundamental da teoria arquivística. Assim, segundo esse princípio os arquivos devem ser organizados respeitando a origem dos documentos, também chamados de fundos dos documentos.Portanto, a partir desse princípio que nasce a ideia de custodia territorial, ou seja, o arquivo deve ser mantido no território de origem.
Desse princípio são derivados outros dois princípios: Princípio do Respeito aos fundos (sinônimo do princípio da proveniência) e o Princípio de Respeito a ordem original.
Espero ter ajudado
Bons Estudos.
-
Galera,
Uma leitura atenta dá para fechar esse conceito .
Força e Fé !!!!!
Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
Fonte: http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-judiciario-tre-acre/teoria-arquivistica-principios.html
-
Princípio da Proveniência
Os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou entidade devem manter sua indivualidade NÃO podendo ser misturados com arquivos de origem diversa.
GAB LETRA E
-
Só é lembrar que o princípio da proveniência é o mesmo que respeito aos fundos.
Fundo é o lugar de origem do documento, por este motivo deve manter sua individualidade.
-
Pra não confundir com territorialidade
Os documentos produzem efeitos no lugar em que foram criados e ali devem permanecer.
-
proveniência.
-
Manter a individualidade dos documentos é manter os documentos de uma mesma instituição juntos. Isso é o Princípio da Proveniência. Não deixar que os documentos de origem diversa se misturem é respeitar o Princípio de Respeito aos Fundos, que é o mesmo que o da Proveniência.
a) É o princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu
b) Destinação: a destinação dos documentos pode ser a eliminação ou a guarda eterna (permanente). Mas veremos isso quando estivermos estudando ciclo documental/teoria das três idades e gestão de documentos
c) Temporalidade é o prazo que cada documento possui para permanecer nas fases da teoria das três idades. Mas como eu disse no item A, trabalharemos esse assunto futuramente.
d) Territorialidade é o princípio que diz que os documentos devem permanecer o mais perto possível do território/local/lugar em que foram criados/produzidos.
e) Gabarito.
Resposta: E
-
proveniência ou respeito aos fundos : não misturar
ordem original ou santidade : conservar arranjo de quem produziu
organicidade : espelha a estrutura, as funções e atividades da entidade
pertinência : reclassificados por assuntos e sem considerar proveniencia
os que mais aparecem em questões e mais causam confusão