SóProvas


ID
812614
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre os critérios de mensuração e reconhecimento da depreciação, amortização e exaustão, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Para o registro da depreciação, amortização e exaustão devem ser observados os seguintes aspectos: obrigatoriedade do seu reconhecimento; valor da parcela que deve ser reconhecida no resultado como decréscimo patrimonial, e, no balanço patrimonial, representada em conta redutora do respectivo ativo; circunstâncias que podem influenciar seu registro.
II. O valor residual e a vida útil econômica de um ativo devem ser revisados, pelo menos, no final de cada exercício. Quando as expectativas diferirem das estimativas anteriores, as alterações devem ser efetuadas.
III. A depreciação, a amortização e a exaustão devem ser reconhecidas até que o valor líquido contábil do ativo seja igual ao valor residual.
IV. Os seguintes fatores devem ser considerados ao se estimar a vida útil econômica de um ativo: capacidade de geração de benefícios futuros; o desgaste físico decorrente de fatores operacionais ou não; a obsolescência tecnológica; os limites legais ou contratuais sobre o uso ou a exploração do ativo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    NBC T 16.9 – DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO


    I - 3.  Para o registro da depreciação, amortização e exaustão devem ser observados os seguintes aspectos:

    (a)  obrigatoriedade do seu reconhecimento;

    (b)  valor da parcela que deve ser reconhecida no resultado como decréscimo patrimonial, e, no balanço patrimonial, representada em conta redutora do respectivo ativo;

    (c)  circunstâncias que podem influenciar seu registro.


    II - 5.  O valor residual e a vida útil econômica de um ativo devem ser revisados, pelo menos, no final de cada exercício. Quando as expectativas diferirem das estimativas anteriores, as alterações devem ser efetuadas

    III - 6.  A depreciação, a amortização e a exaustão devem ser reconhecidas até que o valor líquido contábil do ativo seja igual ao valor residual

    IV - 9.  Os seguintes fatores devem ser considerados ao se estimar a vida útil econômica de um ativo:

    (a)  a capacidade de geração de benefícios futuros;

    (b)  o desgaste físico decorrente de fatores operacionais ou não;

    (c)  a obsolescência tecnológica;

    (d)  os limites legais ou contratuais sobre o uso ou a exploração do ativo

    bons estudos

  • Depreciação é a redução do valor dos bens tangíveis de um ativo ao longo de sua vida útil, seja pelo desgaste ou perda de utilidade por uso ou pela ação da natureza ou obsolescência. O limite de depreciação é o valor próprio do bem.

    Exemplos de bens que sofrem depreciação: edifícios, veículos, móveis, máquinas, equipamentos e computadores.

    Amortização é a redução do valor de bens intangíveis ao longo da sua vida útil e representa o reconhecimento da perda do valor do ativo ao longo do tempo.

    Exemplos de bens que sofrem amortização: marcas e patentes, softwares e direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público.

    Exaustão é a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais. A medida que os recursos minerais vão se esgotando, registramos na contabilidade a cota de exaustão.

    Exemplos de bens que sofrem exaustão: florestas, jazidas de metais e reservas de petróleo.