SóProvas


ID
812692
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000 pelo Congresso Nacional introduziu responsabilidades para o administrador público em relação aos Orçamentos da União, dos Estados e Municípios. Para tanto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O objetivo de toda política orçamentária é corrigir as falhas de mercado e as distorções, visando manter a estabilidade, melhorar a distribuição de renda, e alocar os recursos com mais eficiência.
II. O Orçamento tem a função de regular o mercado e coibir abusos, reduzindo falhas de mercado e externalidades negativas (fatores adversos causados pela produção, como poluição, problemas urbanos, etc.).
III. O Governo intervém de várias formas no mercado. Por intermédio da política fiscal e da política monetária, por exemplo, é possível controlar preços, salários, inflação, impor choques na oferta ou restringir a demanda.
IV. A Política Regulatória envolve o uso de medidas legais como decretos, leis, portarias, etc., expedidos como alternativa para se alocar, distribuir os recursos e estabilizar a economia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    A questão trata das FUNÇÕES do orçamento. São elas:

     

     

    a)    função alocativa: promover ajustamentos na alocação de recursos; ocorre quando o Estado aloca recursos para prover a sociedade de determinados bens e serviços, em que o setor privado não teria a plena capacidade e a mesma eficiência em supri-la, ou seja, liga-se à provisão de bens e serviços pelo Estado.

     

      b) função distributiva: promover ajustamentos na distribuição de renda; visa reduzir as desigualdades (Ex. bolsa família). Pela função distributiva, há transferência de recursos de um indivíduo para outro.

     

      c) função estabilizadora: manter a estabilidade econômica, o aquecimento da economia (manter nível de consumo, de emprego, manter o poder de compra da moeda, o desenvolvimento, estabilidade dos níveis de preços, equilíbrio na balança de pagamentos e razoáveis taxas de crescimento econômico). É a mais recente das funções do orçamento.