SóProvas


ID
812857
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Qual o diâmetro mínimo que os condutos secundários da rede de distribuição de água para abastecimento devem ter, segundo a ABNT-NBR 12218?

Alternativas
Comentários
  • 5.7.2 O diâmetro mínimo dos condutos secundários é de 50 mm.

  • 5.7 Dimensionamento dos condutos

     

     

    5.7.1 A velocidade mínima nas tubulações deve ser de 0,6 m/s, e a máxima, de 3,5 m/s; estes limites referem-se às demandas máximas diárias no início e no final da etapa de execução da rede.

     

    5.7.2 O diâmetro mínimo dos condutos secundários é de 50 mm.

     

    5.7.3 O cálculo da perda de carga distribuída deve ser feito preferencialmente pela fórmula universal, considerando, também, o efeito do envelhecimento do material das tubulações da rede.

     

    5.7.4 O dimensionamento dos circuitos fechados, formados de condutos principais, e a análise do funcionamento global da rede devem ser realizados por métodos de cálculo iterativos, que garantam resíduos máximos de vazão e de carga piezométrica de 0,1 l/s e 0,5 kPa, respectivamente.

     

    5.7.5 O dimensionamento de trechos ramificados pode ser feito, admitida a distribuição uniforme do consumo ao longo do trecho, calculando a perda de carga com base na vazão da extremidade de jusante somada à metade da vazão distribuída.

     

    5.7.6 O dimensionamento dos condutos principais, que formam circuitos fechados, pode ser feito supondo consumos localizados nos pontos nodais e em pontos singulares intermediários.

     

    5.7.7 Os consumidores especiais ou singulares, considerados conforme definições da NBR 12211, devem ter suas vazões associadas a pontos nodais ou singulares intermediários, em caso de a rede formar circuitos fechados, ou a derivações, em caso de rede ramificada.

     

    5.7.8 A rede deve ser calculada hidraulicamente para as vazões de dimensionamento, verificando-se os limites de pressão fixados em 5.4.1.

     

    5.7.9 A rede também deve ser calculada hidraulicamente, verificando-se o atendimento às vazões nos hidrantes.

     

    5.7.9.1 Admite-se, nesta verificação hidráulica, que apenas um hidrante seja operado por vez.

     

     

     

                                                                            Vá e vença que por vencido nãos os conheça.