-
Segundo Manoel Veras
SWITCHES
São elementos chave da conectividade no DATACENTER. Estão em todo lugar, inclusive dentro dos novos blades.
Os Switches são responsáveis pela comutação no DATACENTER. O funcionamento de um switch baseado na construção de uma tabela contendo todos os endereços MAC de todos os dispositivos conectados a cada porta do SWITCH. Quando um novo frame(quadro) é verificado o MAC de destino do dispositivo e o frame é enviado somente para a porta à qual ele foi destinado.
SWITCHES E BRIGDES têm papel semelhante, mas em um switch o encaminhamento dos quadros é feito por hardwares específicos chamados ASICS (application specific integrated circuits) enquanto em brigdes é feito utilizando software. Os switches são muito mais comuns nos DATACENTERS do que os brigdes.
Um switch proporciona uma alta taxa de transferência com baixa latência. A latência trata do atraso que o dispositivo de rede introduz quando os frames passam por ele. A latência é um aspecto importante para aplicações sensíveis ao tempo, como as transmissões de voz e vídeo. A alta taxa de transferência em um switch é dada em bits por segundo ou pacotes por segundo (pps) e depende da tecnologia utilizada. É comum no DATACENTER atual utilizar switches 10 Gigabit Ethernet nas camadas de agregação e núcleo.
-
a)O hub é um equipamento com a função de interligar os computadores de uma rede NÃO evitando a colisão entre os pacotes, pois apenas retransmite tudo o que recebe para todos os micros conectados a ele.
b)O roteador é um equipamento utilizado para interligar várias redes diferentes e sempre escolher a rota mais rápida para cada pacote de dados. Os roteadores operam no nível 3 do modelo OSI, procurando por endereços IP em vez de endereços MAC.
c)O switch é um equipamento utilizado para reencaminhar módulos entre os diversos nós evitando a colisão entre pacotes. (CORRETO)
d)O bridge é um equipamento para interligar dois segmentos de rede, de forma que eles passem a formar uma única rede.
e)O repetidor é um equipamento que não realizar qualquer tipo de tratamento sobre os sinais e recebe todos os pacotes de cada uma das redes que interliga e os repete nas demais redes.
-
Letra C
Frames e quadros, tudo bem! Agora "Módulos" foi ph... só o Teleco mesmo pra inventar essas coisas...
"Um dos principais dispositivos desta camada é o switch. Um comutador ou switch é um dispositivo utilizado para reencaminhar módulos (frames) entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre eles, é que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente."
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes1/pagina_2.asp
A letra A contém apenas um deslize...
"O hub é um equipamento com a função de interligar os computadores de uma rede evitando a colisão entre os pacotes."
O hub, de fato, tem a função de interligar os computadores de uma rede... mas ele não evita a colisão, mas detecta por meio do algoritmo CSMA/CD.