-
...ocorrência de palavras homógrafas que são também, no vocabulário controlado, diferenciadas com qualificadores com o objetivo de deixar claro o conceito correto por meio da indicação, entre parênteses (( )), do contexto: Pesca (Aqüicultura e Pesca), Pesca (Esporte).
O qualificador (o termo que está entre parênteses) é fundamental para resolver as ambigüidades, porque, os conceitos existem em nossa mente como uma entidade abstrata independente dos termos usados para expressá-los.
Então, é por meio do qualificador que o usuário irá identificar visualmente qual conceito corresponde ao que está em sua mente.
http://webinsider.uol.com.br/2010/05/27/taxonomias-etnoclassificacao-nao-e-panacea-3/
-
Letra C.
Acrescentando o comentário do colega... De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:
qualificador parenthetical qualifier BIB/INDEX 1. palavra acrescentada, entre parênteses, a um descritor ou termo de indexação, com a finalidade de explicitar formalmente o sentido, evitando ambiguidades; p.ex.: mercúrio (metal), Mercúrio (planeta). O descritor assim obtido é um conjunto formado pelo termo e pelo qualificador entre parênteses. <=> ambiguidade, explicitação, modificador, nota explicativa, nota histórica, quantificador. 2. não confundir o termo qualificador como termo identificador.
-
Qualificadores
Quando são encontrados homógrafos na indexação, cada termo deve ser complementado com uma palavra ou frase qualificadora. O termo de indexação deve distinguir-se de seu qualificador; por exemplo, usando um tipo de grafia diferente ou colocando o qualificador entre parêntese. O qualificador não serve como uma nota explicativa, e o termo e seu qualificador devem ser relacionados no tesauro como uma unidade.
Exemplos:
MANGA (fruto da mangueira)
MANGA (parte do vestuário onde se enfia o braço)
(AUSTIN; DALE, 1993, p. 27).
AUSTIN, Derek; DALE, Peter. Diretrizes para o estabelecimento e desenvolvimento de tesauros monolíngues. Brasília, DF: IBICT/Senai, 1993.
Gabarito C