SóProvas


ID
814885
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um script BPM permite criar processos de negócios compostos por web services.

Em qual linguagem padrão devem ser escritos esses scripts de modo a serem executados pela maioria dos motores BPM encontrados no mercado?

Alternativas
Comentários
  • BPEL (Business Process Execution Language)

     

    BPEL tem sua origem através de um consórcio de padrões consistindo de empresas como BEA Systems, IBM e Microsoft. BPEL combina e substitui as especificações IBM's WebServices Flow Language (WSFL) e Microsoft's XLANG. O BPEL provê uma Engine de orquestração para descrever a troca de informação internamente ou externamente. Ele é uma excelente forma de implementar integração com parceiros comerciais através da Internet. BPEL fornece a capacidade de uma empresa para se adaptar ou criar novos processos de negócios de forma rápida, tanto internamente quanto para sua comunidade de parceiros de negócio.

    O BPEL é uma das possibilidades para a definição da lógica de acoplamento/fluxo entre serviços. O BPEL pode ser expresso de maneira visual através de diversas ferramentas de edição. Assim como Web Services, BPEL pode ser exposto como WSDL para que outros serviços possam utilizá-lo. BPEL também é executado no servidor.

    Portanto, o BPEL é um padrão de orquestração que usa um Web Service como base, permitindo dessa forma a criação de um serviço composto que oferece uma visão externa única. Por exemplo, um cliente poderia estar planejando uma viagem onde um serviço BPEL faria a reserva da passagem e a reserva do hotel. Cada serviço poderia estar sendo feita de forma única, porém todas essas etapas são consolidadas por um serviço de orquestração. Assim, a combinação de serviços é fracamente acoplada, permitindo reuso e substituição.

     

    FONTE: http://www.devmedia.com.br/introduzindo-business-process-execution-language-bpel/28679

     

  • PROFESSOR XAVIER: O BPEL é uma linguagem padrão OASIS executável para especificar ações de processos de negócio com web services.