SóProvas


ID
81595
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No projeto de interfaces, é um método que pode ser aplicado em qualquer fase do desenvolvimento da interface e enfatiza o primeiro contato do usuário com a interface, tentando minimizar seu esforço de leitor ao entender o layout:

Alternativas
Comentários
  • O cognitive walkthrough é uma técnica de avaliação do desenho de interfaces, com especial atenção para o suporte que a interface pode dar a uma aprendizagem exploratória, ou seja, a utilização pela primeira vez, sem nenhum treino prévio [Rienman95]. O método pretende responder a uma questão: até que ponto consegue o sistema em análise guiar um usuário não treinado na sua utilização, de modo a permitir-lhe atingir os seus objetivos?fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnicas_de_recolha_de_requisitos_de_usabilidade#Walkthrough_Cognitivo
  • a)Avaliação Heurística. [Avaliam se um determinado artefato computacional proporciona uma boa experiência para o usuário]
    b)Walkthrough Cognitivo. [Usam teoria cognitiva para prever quanto tempo será necessário para os usuários aprenderem uma interface através do processo de exploração]
    c)Questionário. [Eles podem ser feitos pessoalmente ou por telefone, e-mail ou web, com um grupo de pessoas utilizando perguntas bem estruturadas e livres]
    d)Think Aloud. [O foco é no problema do usuário e permite que o observador correlacione ações e comentários do participante, portanto é útil quando do surgimento de um problema específico.Tem como vantagem a rapidez de aplicação, o feedback de qualidade, informações de diferentes ordens]
    e)Think Quiet. [Não existe]

  • b-

    a avaliação do tipo cognitivo walkthrough (caminho cognitivo) implica em acompanhar como o usuario interpreta o layout, inclusive como ele explora a interface.