SóProvas


ID
816055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Relativamente à auditoria independente, de acordo com as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens que se seguem.

Quando as demonstrações financeiras não tiverem sido elaboradas de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade, o auditor deve emitir parecer adverso e, caso o efeito seja de valor muito relevante, ele deve apresentar um parecer com ressalvas.

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro desta questão?
  • O parecer do auditor deve evidenciar que as demonstrações contábeis são fidedignas, ou seja, transmitem a realidade da empresa.
    O fato delas não terem sido elaboradas de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade é motivo para um parágrafo de ênfase.
  • É o contrário!
    Quando as demonstrações financeiras não tiverem sido elaboradas de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade oé PARECER COM RESSALVA. E caso o efeito seja de valor muito relevante é PARECER ADVERSO.
  • ó enunciado é falso, mas não podemos interpretar que basta inverte-lo para que se torne verdadeiro.
  • NBC T 11
    11.3.3.1 - O auditor não deve emitir parecer sem ressalva quando exixtir qualquer das circunstancias seguintes, que, na sua opinião, tenham efeitos relevantes para as demonstrações contabeis:
    a) discordância com a adiminstração da entidade a respeito do conetúdo e/ou forma de apresentação das demonstrações contábeis; ou
    b) limitação na extensão do seu trabalho.

    A questão está errada, porque o auditor teria que emitir parecer com ressalva.
  • Não tendo sido seguidos os princípios fundamentais de contabilidade, o auditor, em minha opinião, depara-se com uma INCERTEZA. Não está explícito na questão que esta incerteza foi devidamente divulgada nas demonstrações contábeis, logo, não se trata de um PARÁGRAFO DE ÊNFASE. Não seguir os princípios, em minha opinião, é algo GENERALIZADO, pois espalha-se por todas as demonstrações contábeis, isto excluiria a hipótese de RESSALVAS. Eu ficaria então entre o parecer Adverso e a Abstenção de Opinião, sendo que este último me parece mais razoável. A questão ao meu ver está totalmente errada.
  • É o contrário!
    Quando as demonstrações financeiras não tiverem sido elaboradas de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade oé PARECER COM RESSALVA. E caso o efeito seja de valor muito relevante é PARECER ADVERSO.

  • NBC TA 705 (2016)

    7. O auditor deve expressar uma “Opinião com ressalva” quando:

    (a)  ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou

     Adversa – quando o auditor, após ter obtido evidência de auditoria suficiente e apropriada, conclui que desvios ou distorções, quer individualmente ou no agregado, são relevantes e generalizados;