SóProvas


ID
816097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Até o mês de junho, a administração havia arrecadado 500 unidades monetárias (UM) a mais do que o previsto e gasto 100 UM a menos do que o autorizado. O superavit financeiro verificado no balanço patrimonial do exercício anterior foi de 250 UM; haviam sido reabertos créditos especiais de 150 UM, não-utilizados no exercício anterior; e o disponível na conta única, ao final do semestre, era de 350 UM.

Em face dessa situação hipotética e à luz da Lei n.º 4.320/1964, julgue o item abaixo.

Na situação considerada, os responsáveis pela administração poderiam abrir créditos suplementares de até 600 UM.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Lei 4320/1964, os dados a serem utilizados são:

    Excesso de arrecadação ---------------------- 500 um
    Superavit Financeiro do BP anterior -------- 250 um
    Reabertura de créditos especiais ---------- (150 um)
    ________________________________________
    Total disponível para abertura
    de créditos suplementares/especiais------ 600 um
  • A resolução desse exercício pede conhecimentos relativos à lei 4.320. Isso, pois nela constam as fontes que são permitidas a serem utilizadas, caso autorizada a abertura de crédito (sinônimo de autorização de realização de despesa) pelo Legislativo.

    Excesso de arrecadação é uma das fontes (de recursos) a serem usados para cobrir essas despesas.

    Excesso de arrecadação = receita arrecadada - receita prevista = 'a administração havia arrecadado 500 unidades monetárias (UM) a mais do que o previsto';

    O superavit financeiro também é uma dessas fontes, segundo a lei 4.320.

    De modo geral, superávit financeiro = ativo financeiro - passivo financeiro. No entanto, podem surgir algumas coisas que deverão ser deduzidas de seu valor.

    Assim, fica: superávit financeiro = ativo financeiro - passivo financeiro - créditos adicionais reabertos no exercício + saldo de operações de crédito vinculado aos créditos reabertos - valor dos créditos adicionais já abertos no exercício.

    Observe que, no exercício, foi narrada a reabertura de créditos, razão pela qual deduzimos esse valor do superávit financeiro (que também foi dado).

    O que o Djalma fez foi simplesmente somar as fontes de recursos que poderemos utilizar para fazer frente a novos gastos (procedimento correto). Lembre-se que não são quaisquer fontes de recursos que poderão ser usadas - apenas aquelas definidas na Lei 4.320. É isso que a banca quer que você saiba, pois ela citará um monte de coisa que não poderá ser utilizada.

    Resposta: Certo.