SóProvas


ID
816421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos constitucional e previdenciário, julgue os itens
seguintes.

A Constituição Federal de 1988 (CF), ao disciplinar o sistema especial de inclusão previdenciária para atender os trabalhadores de baixa renda, autoriza que esse sistema adote alíquotas inferiores às vigentes para os demais segurados do regime geral de previdência social (RGPS), mas veda a fixação de prazos de carência inferiores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

     

    O §12 do art. 201 da Constituição Federal (na redação dada pela EC 47) permite a criação, mediante lei, de um sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário mínimo.

     

    O § 13 do art. 201 da CF (acrescentado pela EC 47) dispõe que o sistema especial de inclusão previdenciária de que trata o §12 terá alíquotas e carências inferiores às vigentes para os demais segurados do Regime Geral de Previdência Social.

     

    Em atendimento parcial aos dispositivos constitucionais acima citados, o §2° do art. 21 da Lei 8.212/91 estabelece o seguinte:

     

     

    No caso de opção pela exclusão do direito ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição, a alíquota de contribuição incidente sobre o limite mínimo mensal do salário de contribuição será de:

     

    I- 11% (onze por cento), no caso do segurado contribuinte individual que trabalhe por conta própria, sem relação de trabalho com empresa ou equiparado e do segurado facultativo, observado o disposto na alínea b do inciso I! deste parágrafo;

     

    II- 5% (cinco por cento):
    a) no caso do microempreendedor individual, de que trata o art. 18-A da Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006; e

    b) do segurado facultativo sem renda própria que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencente a família de baixa renda.

     

     

    Pode-se dizer que o §2° do art. 21 da Lei 8.212/91 criou, em parte, o sistema especial de inclusão previdenciária. De acordo com esse dispositivo legal, as alíquotas são reduzidas, mas não há redução na carência.

     

     

    FONTE: HUGO GÒES

  • Gabarito: errado

    --

    CF/88. Art. 201, § 12. Lei disporá sobre sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário-mínimo.

    § 13. O sistema especial de inclusão previdenciária de que trata o § 12 deste artigo terá alíquotas e carências inferiores às vigentes para os demais segurados do regime geral de previdência social.

  • Acho que, atualmente, o gabarito dessa questão está desatualizado devido à alteração dada pela Reforma da Previdência (EC 103/2019):

    CF/88:

    Art. 201...

    § 12. Lei instituirá sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas diferenciadas, para atender aos trabalhadores de baixa renda, inclusive os que se encontram em situação de informalidade, e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda.        

    O texto atual fala somente em alíquotas e não mais em carência. Sendo assim, o gabarito deveria ser "CERTO".

  • Colega Gervásio, mesmo que o texto atual não fale mais em carência, como o senhor bem observou, não significa que a CF "vede a fixação de prazos de carência inferiores", como afirma o enunciado. Desta feita, o gabarito deve continuar como ERRADO, mesmo em face da EC103/2019.
  • Nitidamente desatualizada, pois alíquotas inferiores está correto, mas prazo de carência inferiores está incorreto.

  • Questão desatualizada; gabarito equivocado. Ainda há possibilidade de alíquotas diferenciadas, mas não há possibilidade de carência.