a) Direto
é aquele em que todas as peças de utilização do edifício são ligadas diretamente à rede pública, através de uma rede de distribuição, ou seja, a alimentação dos aparelhos, torneiras e peças da instalação predial é feita diretamente através da rede pública.
Vantagens: água de melhor qualidade (cloro residual, contaminação no reservatório); maior pressão disponível (rede pública 15mca); menor custo de instalação, não havendo necessidade de reservatórios, bombas, registros de bóia, etc; possibilita distribuição de área útil maior.
Desvantagens: fica inoperante quando falta água na rede pública; grandes variações de pressão ao longo do dia devido aos picos de maior ou de menor consumo na rede pública; pressões elevadas em prédios situados nos pontos baixos da cidade; contaminação da rede pública; maior consumo (maior pressão); aumento da reserva do sistema público.
b) Indireto por gravidade - resposta correta
a rede de distribuição do edifício é alimentada a partir de um reservatório elevado que por sua vez é alimentado, diretamente pela rede pública ou por um reservatório inferior ou por um booster.
Vantagens: fornecimento de água de forma contínua (volume de água assegurado); pequenas variações de pressão nos aparelhos ao longo do dia; na maioria dos casos menor consumo que no sistema de abastecimento direto; menor suscetibilidade à rede pública.
Desvantagens: possível contaminação da água reservada; menores pressões, no caso da impossibilidade da elevação do reservatório; maior custo da instalação devido a necessidade de reservatórios, registros de bóia e outros acessórios; maior tempo de execução de obra; maior área de construção / menor área útil.
c) Misto
Parte da instalação é alimentada diretamente pela rede de distribuição e parte indiretamente.
d) Hidropneumático
Também é um sistema indireto. A rede de distribuição do edifício é pressurizada através de um tanque de pressão que contém água e ar.
e) Subpressurizado
Sistemas com necessidade de limitação das pressões e velocidades de fluxo máximas nas redes de distribuição, através de caixa de quebra pressão ou válvula redutora, com vistas aos problemas de emissão de ruído e do golpe de aríete. A pressão estática máxima deve ser de 40mca