SóProvas


ID
817828
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Medeiros e Hernandes, 2004, propõem uma classificação para os documentos em geral, em função do valor de cada um para a instituição. Com base nessa classificação, correlacione os tipos de documentos citados na coluna da esquerda com os seus respectivos exemplos listados na coluna da direita.

1- permanentes-vitais: devem ser conservados indefinidamente, pois sem eles a instituição não pode funcionar
2- permanentes: também devem ser conservados indefinidamente, porém sem importância vital para a instituição 
3- temporários: têm valor e importância apenas por um determinado número de anos

( ) registros de empregados
( ) contratos
( ) extratos bancários
( ) estatutos
( ) registros de empregados
 ( ) apólices de seguros

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual da Secretária Pág.234.

    7.3 Conservação e proteção de documentos

    O valor de um documento é determinado levando-se em consideração todas as finalidades que possui e seu tempo de vigência, que muitas vezes se subordina a imperativos da lei. Nesse sentido, podemos organizar um quadro ou tabela de prazos de vigência para os diversos documentos, facilitando sobremaneira o trabalho do arquivista. Os documentos são classificados por seu valor em: permanentes-vitais, permanentes e temporários.

    Permanentes-vitais: são documentos que devem ser conservados indefinidamente, pois possuem importância vital para a empresa, isto é, sem eles a empresa não tem condições de funcionar. Citam-se, entre outros: contratos; escrituras; estatutos; livros de atas; livros de registros de ações; cartas-patentes; fórmulas (químicas); procurações.

    Permanentes: são documentos que devem ser guardados indefinidamente, porém não têm importância vital. Como exemplo, podem-se relacionar: relatórios anuais; registros de empregados; livros e registros contábeis; recibos de impostos e taxas; avaliações; e outros.

    Temporários: são documentos que têm valor temporário de um, dois, cinco ou mais anos. Recomendamos a confecção de um quadro ou tabela, com anotação da vigência do documento que, naturalmente, seguirá critérios determinados pela própria empresa. Assim, são temporários: recibos; faturas; notas fiscais; contas a receber e a pagar; extratos bancários; apólices de seguro; folhetos; correspondência; memorandos e outros.

  • IMPOSSÍVEL DE RESPONDER.

    TEM 6 POSSIBILIDADES PARA POR 3,2 OU 1

    E NAS ALTERNATIVAS SÓ 5.

  • O enunciado repetiu "registros de empregados", que, para justificar o gabarito, deve ser ignorado na última vez que aparece.

     (2- Permanentes) registros de empregados

    (1 - Permanentes-vitais) contratos

    (3- Temporários ) extratos bancários

    (1 - Permanentes-vitais) estatutos

    (Repetida) registros de empregados

    ( 3- Temporários) apólices de seguros

    Gabarito: D - 2 – 1 – 3 – 1 – 3