SóProvas


ID
818410
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, o movimento da Escola Nova só começou na década de 1920, com diversas reformas esparsas do ensino público. Suas ideias expressaram-se de maneira clara em 1932, no Manifesto dos Pioneiros da educação nova, cujos principais signatários foram Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira e Lourenço Filho. (ARANHA, 2006, p. 228).

A Escola Nova trouxe conceitos e práticas inovadoras com relação à escola tradicional. Uma de suas principais características é

Alternativas
Comentários
  • Características gerais da Escola Nova

    lRelação aluno/professor– o aluno é o centro do processo (pedocentrismo). Como a escolha dos conteúdos gira em torno dos interesses infantis, o professor se esforça por despertar a atenção e a curiosidade da criança, tornando-se apenas um facilitador da aprendizagem.

    lConteúdo– o processo do conhecimento é mais importante do que o produto, o conteúdo que é objeto de aprendizagem precisa ser compreendido, não decorado.

    lMetodologia– A Escola não está voltada apenas para o intelecto. O corpo também é valorizado, por meio das atividades de educação física e do desenvolvimento da motricidade; Programas e horários tornam-se maleáveis, a fim de atender os ritmos individuais; privilegiar a pedagogia da ação significa equipar a Escola com laboratórios, oficinas, hortas, etc.

    lAvaliação– é compreendida como um processo válido para o próprio aluno, não para o professor, por isso, não visa apenas os aspectos intelectuais, mas também as atitudes e aquisição de habilidades.

    lDisciplina– é necessário preparar para a autonomia, ou seja, estimular a responsabilidade e a capacidade de crítica e estabelecer a disciplina voluntária. (discussão e consenso)

    Fonte: http://www.historiaemperspectiva.com/2011/10/teorias-em-educacao-escola-nova.html

  • A) reconhecer que todo aluno tem a capacidade de aprender e neste sentido o educador é o responsável final pelo processo de aprendizagem dos alunos.

    Errada! O educador age como um mediador do processo de aprendizagem, seu objetivo é facilitar o processo. Desse modo, é incorreto afirmar que o educador é o responsável final pelo processo de aprendizagem.

    B) considerar que o aluno traz poucos conhecimentos para a escola e neste sentido o educador deve planejar sua aula de maneira detalhada.

    Errada! A ideia correta seria a de que o aluno já traz consigo conhecimentos que devem ser levados em conta no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, o educador deve planejar a sua aula considerando o aluno como o centro do processo educativo, devendo atuar como um facilitador do processo.

    C) possibilitar que o aluno entre em contato com diversas técnicas de produção de conhecimento, para que possam ser desenvolvidas habilidades procedimentais.

    Errada! Embora aluno de fato entre em contato com diversas técnicas de produção do conhecimento, ele deve desenvolver processos mentais, como: observação, proposição e comprovação de hipóteses e espírito crítico; e não focar meramente em desenvolver habilidades procedimentais.

    D) considerar o aluno como centro do processo educativo, sendo o educador o facilitador das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos.

    Certa! A Escola Nova inovou com relação às práticas adotadas pela escola tradicional, sendo uma de suas principais características a de tratar o aluno como centro do processo educativo, considerando o educador como o facilitador das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos.

    E) proporcionar conhecimento profissionalizante a todos os alunos para integrar a instituição educativa à sociedade.

    Errada! A ideia é centrar o processo educacional no aluno com vistas ao seu desenvolvimento e não focar no conhecimento profissionalizante para integrar a instituição educativa à sociedade.

    GABARITO: alternativa “D”

  • É um movimento de renovação da educação, tendo como ideia o de fundamentar o ato pedagógico na ação, na atividade da criança. - Essa relação dialógica se disseminou em muitas partes do mundo, pois valorizava a autoformação e a atividade espontânea da criança. - A teoria da Escola Nova buscava uma educação que fosse instigadora da mudança social e, ao mesmo tempo, se transformasse porque a sociedade estava em mudança.