SóProvas


ID
819556
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A forma pulmonar da tuberculose é a mais comum e conhecida pela população, mas existem formas extrapulmonares que acometem um número significativo de pacientes . As
formas extrapulmonares, no Brasil, mais comuns, de acordo com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde são:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (E) é a resposta.
  • comentario da banca:

    O SINAN é à base de dados do Ministério da Saúde, logo é por onde o órgão realiza parte de seu trabalho, seja na realização de pesquisas ou na elaboração de boletins informativos. Se considerarmos que no edital existia o seguinte item: Endemias; endemias importantes do Brasil; principais verminoses; protozooses e bacterioses brasileiras, o Ministério da Saúde se torna uma das referências para se determinar quais são as endemias brasileiras e quais bacterioses são importantes no Brasil. Assim, o “conteúdo” abordado pela questão está referenciado no trabalho realizado pelo Ministério da Saúde do nosso país, sendo assim parte do edital.
  • Letra: E

    A maioria das formas extrapulmonares acontece em órgãos sem condições ótimas de crescimento bacilar, sendo quase sempre de instalação insidiosa e evolução lenta. As formas mais freqüentes, com pequenas variações de posição em diferentes períodos e regiões, são pleural, linfática, osteoarticular, geniturinária e intestinal, embora praticamente qualquer local do organismo possa ser afetado pela doença. Até o momento, só não há descrição de tuberculose em unha e cabelo.
    Formas mais comum de tuberculose extrapulmonar:
    1- Pleural
    2- Ganglionar
    3- Osteoarticular
    4- Geniturinária
    5- Intestinal
    6- Peritonial
    7- Pericárdica
    8- Tuberculose do Sistema Nervoso Central
    9- Ocular 
    10- Cutânea


    Fonte: http://www.sopterj.com.br/tuberculose/curso/5.pdf
  • Apesar de comumente afetar os pulmões, o bacilo causador da tuberculose podem, teoricamente, se alojar em qualquer área do corpo. São os casos de tuberculose extrapulmonar. De acordo com dados do SINAN, as formas mais comuns de tuberculose extrapulmonar são a pleural (a pleura é a membrana que reveste os pulmões) e ganglionar (acomete os linfonodos). A tuberculose também pode acometer ossos, rins, intestino, dentre outros órgãos.


    Letra E correta.