fulminação (é a morte instantânea por descargas elétricas ou raios), fulguração (é a perturbação causada no organismo vivo por descarga elétrica ou raio, sem ocorrência de êxito letal; Sinal de Lichtenberg são desenhos arboriformes dendríticos, de origem vasomotora, encontrados, vez por outra, na pele dos fulgurados) e eletroplessão ou eletrocussão (é o dano corporal, com ou sem êxito letal, provocado pela ação da corrente elétrica industrial ou artificial nos seres vivos; ela interessa ao Direito no que concerne aos acidentes de trabalho; a marca elétrica de Jellineck é uma lesão de aspecto circular, elíptica ou em roseta aderente ao plano cutâneo subjacente, não sendo sinal constante na eletroplessão).
fonte: (chrome-extension://bpmcpldpdmajfigpchkicefoigmkfalc/views/app.html)
A eletricidade artificial age por eletroplessão, sendo geralmente acidental, mas podendo ter origem homicida ou suicida. A eletroplessão é qualquer efeito provocado pela eletricidade industrial, com ou sem êxito letal. As lesões alteram-se de acordo com alta ou baixa pressão. A lesão mais simples é conhecida como marca elétrica de Jellinek, e constitui-se numa lesão da pele:
- tem a forma circular
- elítica ou estrelada
- de consistência endurecida
- bordas altas
- leito deprimido e tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar também a forma do condutor.
-Os pêlos apresentam-se chamuscados apenas nas pontas e todo enrodilhados. Quando a eletricidade é de alta tensão, dá margem a lesões mistas, ou seja, à marca elétrica e à queimadura. Pode ocorrer metalização elétrica, cuja característica é o destacamento da pele, com o fundo da lesão impregnado de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos. Podem surgir também os “salpicos metálicos”, com incrustação de pequenas partículas de metal distribuídas de forma dispersa. Ocorre também a chamada queimadura elétrica, que pode ser cutânea, muscular, óssea e até visceral, dependendo do efeito e da lei de Joule.
A etimologia da morte por corrente elétrica é justificada por três teorias: Morte Pulmonar; Morte Cardíaca; Morte Cerebral. Para França, as causas variam de acordo com a intensidade da conduta
Dá-se o nome de ELETROPLESSÃO às lesões causadas pela energia elétrica produzida em usinas;
E de FULGURAÇÃO à ação da eletricidade natural.