SóProvas


ID
820294
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Nas lesões causadas por ação elétrica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • fulminação (é a morte instantânea por descargas elétricas ou raios), fulguração (é a perturbação causada no organismo vivo por descarga elétrica ou raio, sem ocorrência de êxito letal; Sinal de Lichtenberg são desenhos arboriformes dendríticos, de origem vasomotora, encontrados, vez por outra, na pele dos fulgurados) e eletroplessão ou eletrocussão (é o dano corporal, com ou sem êxito letal, provocado pela ação da corrente elétrica industrial ou artificial nos seres vivos; ela interessa ao Direito no que concerne aos acidentes de trabalho; a marca elétrica de Jellineck é uma lesão de aspecto circular, elíptica ou em roseta aderente ao plano cutâneo subjacente, não sendo sinal constante na eletroplessão).

    fonte: (chrome-extension://bpmcpldpdmajfigpchkicefoigmkfalc/views/app.html)

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) ERRADO. As vítimas de fulguração morrem por parada respiratória central e por parada cardíaca em assistolia, mas a maioria morre pelo coração (e não por desequilíbrio hidroeletrolítico e metabólico).

    B) ERRADO. Um dos maiores riscos da ação da corrente elétrica pelo corpo é justamente a fibrilação ventricular, que consiste na contração descoordenada das fibras musculares cardíacas

    C) ERRADO. Esse é o caso da morte por eletroplessão, e não da fulguração.

    D) CERTO. A gravidade dos acidentes de fulguração costuma ser cinco a dez vezes maior que a dos casos de eletroplessão. As vítimas sofrem efeitos da eletricidade, da onda de choque gerada pela ionização do ar e da luminosidade intensa.

    E) ERRADO. Na morte por eletricidade natural, o exame interno, em geral, evidencia apenas sinais gerais de asfixia (nenhum sinal patognomônico). Na morte por eletricidade industrial, o exame interno também é inespecífico. O exame histopatológico também pode ser negativo nesses casos, até porque sem um ponto específico de entrada da eletricidade não é possível colher uma amostra para exame histopatológico.

    Referência utilizada: HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. São Paulo, Atheneu, 2014. 2a edição.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • A eletricidade artificial age por eletroplessão, sendo geralmente acidental, mas podendo ter origem homicida ou suicida. A eletroplessão é qualquer efeito provocado pela eletricidade industrial, com ou sem êxito letal. As lesões alteram-se de acordo com alta ou baixa pressão. A lesão mais simples é conhecida como marca elétrica de Jellinek, e constitui-se numa lesão da pele:

    - tem a forma circular

    - elítica ou estrelada

    - de consistência endurecida

    - bordas altas

    - leito deprimido e tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar também a forma do condutor.

    -Os pêlos apresentam-se chamuscados apenas nas pontas e todo enrodilhados. Quando a eletricidade é de alta tensão, dá margem a lesões mistas, ou seja, à marca elétrica e à queimadura. Pode ocorrer metalização elétrica, cuja característica é o destacamento da pele, com o fundo da lesão impregnado de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos. Podem surgir também os “salpicos metálicos”, com incrustação de pequenas partículas de metal distribuídas de forma dispersa. Ocorre também a chamada queimadura elétrica, que pode ser cutânea, muscular, óssea e até visceral, dependendo do efeito e da lei de Joule.

               A etimologia da morte por corrente elétrica é justificada por três teorias: Morte Pulmonar; Morte Cardíaca; Morte Cerebral. Para França, as causas variam de acordo com a intensidade da conduta

    Dá-se o nome de ELETROPLESSÃO às lesões causadas pela energia elétrica produzida em usinas;

    E de FULGURAÇÃO à ação da eletricidade natural.