- 
                                Rigidez cadavérica (rigor mortis) - inicia-se logo na 1a hora e generaliza-se entre 2 e 3h, atingindo o seu máximo após o prazo de 5 a 8h (regra de Fávero). As baixas temperaturas podem acelerar o processo, enquanto as altas podem retardá-lo. O estado nutricional e a causa da morte também podem modificar a intensidade da rigidez. 
- 
                                -- Inicia-se na mandíbula e na nuca, evoluindo de forma descendente. -- começa na primeira hora após a morte , generalizando-se após duas a três horas e atingindo o máximo entre 5 e 8 horas. -- Será mais ou menos intensa dependendo da massa muscular do cadáver, podendo até não existir nos velhos e desnutridos.     
- 
                                Com a desidratação cadavérica, ocorrem os fenômenos de modificação dos globos oculares (formaçao da tela viscosa, a perda da tensao do globo ocular, a turvação e o enrugamento da cornea e a mancha negra da esclera (Sinal de Sommer e Larcher), que traduz-se por uma mancha enegrecida com formato circular, oval ou triangular no quadrante externo ou interno do olho.
 
 Rigidez cadavérica (rigor mortis) - inicia-se logo na 1a hora e generaliza-se entre 2 e 3h, atingindo o seu máximo após o prazo de 5 a 8h (regra de Fávero). As baixas temperaturas podem acelerar o processo, enquanto as altas podem retardá-lo. O estado nutricional e a causa da morte também podem modificar a intensidade da rigidez.