SóProvas


ID
822340
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política econômica brasileira vive um período de discussões sobre a prática governamental, dos últimos meses, de gradativa baixa na taxa de juros Selic, como um dos recursos para promover o aquecimento da economia através do aumento do crédito. A diminuição das taxas de juros sofre, concomitantemente, elogios e críticas de diferentes setores da sociedade, sejam de instituições públicas ou privadas.A decisão de alterar a taxa de juros Selic é responsabilidade atribuída à(ao):

Alternativas
Comentários
  • A taxa SELIC é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
  • Gabarito C

    Definição e histórico

     

    O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do Comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório, a exemplo do que já era adotado pelo Federal Open Market Committee (FOMC) do banco central dos Estados Unidos e pelo Central Bank Council, do banco central da Alemanha. Em junho de 1998, o Banco da Inglaterra também instituiu o seu Monetary Policy Committee (MPC), assim como o Banco Central Europeu, desde a criação da moeda única em janeiro de 1999. Atualmente, uma vasta gama de autoridades monetárias em todo o mundo adota prática semelhante, facilitando o processo decisório, a transparência e a comunicação com o público em geral.

    Desde 1996, o Regulamento do Copom tem sido atualizado no que se refere ao seu objetivo, à periodicidade das reuniões, à composição e às atribuições e competências de seus integrantes. Essas alterações visaram não apenas aperfeiçoar o processo decisório no âmbito do Comitê, como também refletiram as mudanças de regime monetário.

    Destaca-se a adoção, pelo Decreto 3.088, em 21 de junho de 1999, da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária. Desde então, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Segundo o mesmo Decreto, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

    Formalmente, os objetivos do Copom são: "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.

  • O Comitê de Política Monetária, ou Copom, é o órgão decisório da política 
    monetária do BCB, responsável por estabelecer a meta para a taxa Selic, cujo 
    principal objetivo é o alcance das metas de inflação estabelecidas pelo CMN. O 
    Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do BCB: o Presidente 
    e os Diretores de Administração, Política Monetária, Política Econômica, 
    Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Regulação do 
    Sistema Financeiro, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações 
    do Crédito Rural, e Fiscalização.

    BCB: BANCO CENTRAL DO BRASIL COM SEDE EM BRASÍLIA. 
  • Letra C.

    Questão Trivial. No entanto, deve-se lembrar que o COPOM,órgão integrante do BACEN,altera sob as determinações ou decisões tomadas pelo CMN.