SóProvas


ID
822355
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde os primeiros conflitos nacionais ocorridos na África do Norte no início de 2011 e que ficaram conhecidos como “Primavera Árabe”, vários outros países também passaram por conflitos envolvendo parte da população e o governo. Atualmente, o país do Oriente Médio onde ocorrem os conflitos mais intensos entre parte da população e o governo é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Entenda a crise

    O conflito na Síria continua causando sofrimento humano e destruição imensuráveis. Dados compilados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) indicam que pelo menos 70 mil pessoas foram mortas desde março de 2011, quando começou o levante contra o presidente Bashar al-Assad.

    A estimativa é que mais de 4 milhões de pessoas necessitem de assistência humanitária urgente, incluindo mais de 2 milhões de deslocados internos. Até 18 de fevereiro, o número de refugiados sírios no Egito, Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia já superava os 857 mil. Se o fluxo de refugiados se mantiver, a previsão é que cheguem a 1,1 milhão até junho.

  • Atualmente, na SÍRIA, ocorre o maior conflito no mundo árabe. A crise síria é uma importante ameaça ao regime ditatorial dos Al-Assad (família que detém o poder desde os anos 70). O país está dividido entre o Al-Assad e o Exército Livre da Síria (ELS), criado por um ex-coronel de Assad. A Rússia fornece armas ao Al-Assad, enquanto que a Turquia e Arábia Saudita vem fornecendo armamento para as tropas do ELS.
    Essa situação tem agravado a relação da Síria com a Turquia, acirrando os ânimos entre os países, que ameaçam um ao outro. Na Síria, a briga entre Assad e o ELS já causou a morte de mais de 60 mil pessoas, até o final de 2012 e a guerra ainda está longe de acabar.