SóProvas


ID
822472
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um exame necroscópico médico-legal, constituem indicações para encaminhamento de material para exame complementar anatomopatológico as seguintes condições:

Alternativas
Comentários
  • No caso em tela, o encaminhamento de material para exame complementar anatomapatológico (modalidade de exame realizado pelo médico patologista), seria indicado em condições de avaliação de Docimásia histológica de Balthazard (ou de Bouchut-Tamassia): esta é a prova mais perfeita, pois pode ser usada mesmo em pulmões putrefeitos. Consistem no estudo microscópico do tecido pulmonar através da técnica histológica comum: No pulmão que respirou, a estrutura é histologicamente igual ao pulmão do adulto: com dilatação uniforme dos alvéolos, achatamento das células epiteliais, desdobramento das ramificações brônquicas e aumento do volume dos capilares pelo afluxo sangüíneo. Ao passo que: o pulmão que não respirou tem as cavidades alveolares colabadas.
  • Dna é laboratorial, Nao anatomopatologico
  • . Docimásia hidrostática pulmonar de Galeno: essa é a mais prática, mais usada e mais antiga docimásia. Fundamenta-se na densidade do pilmão, e pretende diferenciar o pulmão de indivíduo que respirou, do pulmão do indivíduo que não respirou.

  • Anatomopatologia ou anatomia patológica- diagnostica condições patológicas em tecidos, fluidos e órgãos. Pode ser um exame macroscópico ou microscópico.

    A) INCORRETA- nos cadáveres carbonizados não há como se realizar exame anatomopatológico, tendo em vista que não há material disponível para a realização desse exame. Já com relação aos exames de DNA, estes não são exames anatomopatológicos.

     B) INCORRETA- Os exames toxicológicos não se valem de técnicas de anatomopatologia. No cadáver, exames toxicológicos não fornecem resultado fidedignos, exceto nos casos de intoxicação por arsênico. Por fim, quanto ao infarto, esse não seria um caso em que seria necessária uma avaliação anatomopatológica, tendo em vista que é uma morte natural.

    C) CORRETA. Docimasia histológica pulmonar tem bastante eficácia mesmo em cadáveres putrefeitos. Com relação aos casos de investigação de reação vital, também é importante nos casos de vítimas que estavam vivas quando foram agredidas, por exemplo. Assim, temos em ambos os casos, viabilidade para as técnicas de anatomopatologia.

    D)INCORRETA. Investigações de DNA e substâncias químicas através de exames toxicológicos, não são realizadas por meio de exames anatomopatológicos.

    E) INCORRETA. Casos de cadáver em putrefação ou esqueletizado não constituem situações nas quais deverá haver, necessariamente, exame complementar anatomopatológico.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C