-
a) CORRETA. Chama-se de suspensão típica ou completa aquela em que o corpo fica totalmente sem tocar em qualquer ponto de apoio: e
suspensão atípica ou incompleta, se é apoiado pelos pés, joelhos ou outra parte qualquer do corpo.
b) Características diferenciais do sulco:
Enforcamento: Oblíquo ascendente;e dVariável segundo a zona do pescoço; Interrompido ao nível do nó; Em geral, único; Por cima da cartilagem tireóidea; Quase sempre apergaminhado; De profundidade desigual.
Estrangulamento: Horizontal; Uniforme em toda a perifena do pescoço; Contínuo; Freqüentemente múltiplo; Por baixo da cartilagem tireóidea; Excepcionalmente apergaminhado; De profundidade uniforme.
c) Oblíquo ascendente.
d) No estrangulamento, a morte se dá principalmente pela constnção do pescoço por um laço acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem de ar aos pulmões, interrompendo a circulação do sangue ao encéfâlo e comprimindo os nervos do pescoço. Nesse tipo de morte, ao contrario do enforcamento, o corpo da vítima atua passivamente e a força constrictiva do laço age de forma ativa. O acidente e o suicídio nesta modalidade são mais raros. Mais comum é o estrangulamento- homicídio, principalmente quando a vítima é menor em forças ou é tomada de surpresa.
e) Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosfénco pelas vias respiratónas até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental.
Fonte: FRANÇA, G.V. Medicina Legal.
Ótimos estudos!
-
o sulco do enforcamento é ascendente em direção ao nó! ele ascende até chegar ao nó. O problema é que na alternativa c ele descreve o sulco em RELAÇÃO ao nó... se o nó é o ponto de referência, o sulco se afasta dele para baixo... o sulco descende dele! questão mal feita
-
Em relação a alternativa B: Segundo Hygino Carvalho Hércules, nos casos em que o agressor fica por trás da vítima e em plano mais, superior, ao pescoço da vítima, o sulco pode se oblíquo e interrompido porque o laço tem forma de "U", o que dificulta muito o diagnóstico diferencial com o do enforcamnento. Fonte: Hygino Carvalho, Medicina egal, Texto e Atlas, pág. 548. O que tornaria em tese a questão nula, pois co dois gabaritos.
-
a)O enforcamento pode ser classificado como completo quando o corpo está totalmente suspenso, ou parcial quando está apoiado parcialmente. CORRETO!
b)O sulco provocado pelo enforcamento completo pode ser confundido com o sulco provocado por estrangulamento. O sulco no enforcamento é único, descontínuo e oblicuo ascentende. O sulvo no estrangulamento é multiplo, continuo e horizontal.
c)O sulco encontrado no enforcamento em condições habituais é oblíquo e descendente em relação ao nó. Oblíquo ascendente.
d)É comum a causa acidental de morte por asfixia por estrangulamento. Esganadura, segundo o professor França, é sempre homicida. Porém alguns autores consideram que casos raros de esganadura pode ocorrer em virtude de fetiche sexual.
e)A asfixia por esganadura pode ser suicida, como causa jurídica.
-
o sulco do enforcamento é ascendente em direção ao nó! ele ascende até chegar ao nó. O problema é que na alternativa c ele descreve o sulco em RELAÇÃO ao nó... se o nó é o ponto de referência, o sulco se afasta dele para baixo... o sulco descende dele! questão mal feita
Foi exatamente o que eu pensei. Tinha ficado em duvida entre está alternativa e a alternaitiva A, mas não me lembrava de ter visto o termo parcial para inforcamento incompleto.
Para mim a letra C não esta errado, mas como minha opnião não vale um big big mascado....
-
"c" tambem está correta já que "EM RELACÃO AO NÓ " (e não em direçao a ele) é descendente mesmo.
-
Segundo O Professor Roberto Blanco, na esganadura o que predomina é o homicidio, mas excepcionamente pode ser suicida, supondo ocorrido o reflexo vagal com parada dos batimentos cardacos.
Conforme o Professor, Hygino de Carvalho Hercules em seu livro Medicina Legal , texto e atlas, quando o corpo está totalmente suspenso o enforcamento é completo. Quando apoiado parcialmente, o enformcamento é incompleto.
Deve-se atentar a particularida de cada banca, pois a depender do livro indicado as terminologias são diferentes.
-
GABARITO A
Características do sulco do enforcamento:
É descontínuo, interrompendo-se nas zonas em que há cabelo e barba, ou nas proximidades do nó;
situa-se em posição alta no pescoço;
é profundo na região do pescoço oposta ao nó e superficial ou ausente perto do nó;
a direção do sulco é oblíqua ascedente;
o aspecto é pálido e frequentemente pergaminhado.
TÍPICO: corpo totalmente suspenso.
ATÍPICO: corpo parcialmente suspenso.
Características do sulco do estrangulamento:
É contínuo, abrangendo todo o pescoço com a mesma profundidade;
situa-se em posição baixa no pescoço;
É horizontal;
Frequentemente se identifica mais de uma volta do laço;
não costuma haver pergaminhamento porque a força constritiva cessa com a morte da vítima, momento em que o agressor afrouxa o laço.
ESGANADURA: É a modalidade de asfixia em que a constrição do pescoço é executada diretamente pela mão. É a ação da mão que, por constrição externa, obstaculiza as vias aéreas. Identifica-se facilmente pela presença de estigmas ungueais (lesões semilunares, causadas pelas unhas) ao redor do pescoço. Se tais estigmas estiverem ao redor do nariz e/ou boca, será sinal de sufocação direta.
bons estudos
-
Nessa banca tem sempre duas certas..