SóProvas


ID
822481
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação às asfixias provocadas por modificação domeio ambiente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Discordo da questão. Não vejo porque a letra "A" não poderia ser resposta para a questão.
  • A letra "A" está incorreta pela constrição torácica, que é uma alteração biomecânica

    Não entendi a letra "C", pois as feridas digitais são caracteristicas do Estrangulamento.
  • CYNTHIA, VOU TRANSCREVER AGORA UMA QUESTÃO DE MEDICINA LEGAL CONSTANTE NA PROVA DO CONCURSO PARA DELEGADO DE POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO, DO ANO DE 2008.

    QUESTÃO:
    * CONSTA QUE, DURANTE UM TERREMOTO, UM INDIVÍDUO FICOU COBERTO POR UMA ESPESSA CAMADA DE ENTULHOS RESULTANTES DO DESABAMENTO DE UM EDIFÍCIO, FICANDO APENAS COM O ROSTO DESCOBERTO, COM AS NARINAS DESOBSTRUÍDAS. AO EXAME DO CADÁVER, CONSTATOU-SE QUE A MORTE DEU-SE POR ASFIXIA MECÂNICA. PODE-SE AFIRMAR QUE OCORREU.

    (A) SUFOCAÇÃO INDIRETA.
    (B) SUFOCAÇÃO DIRETA.
    (C) CONFINAMENTO.
    (D) SOTERRAMENTO.
    (E) AFOGAMENTO.


    GABARITO: SUFOCAÇÃO INDIRETA QUE OCORRE QUANDO HÁ O IMPEDIMENTO DOS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS, NORMALMENTE DECORRENTE DE COMPRESSÃO DO TÓRAX OU ABDOME.

    DESTARTE, NÃO RESTA DÚVIDA QUE O DESABAMENTO DECORRENTE DE UM TERREMOTO É UM EXEMPLO DE MODIFICAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, QUE POR SUA VEZ RESULTOU NA SUFOCAÇÃO INDIRETA DA VÍTIMA, JÁ QUE SEU ROSTO PERMANECEU DESCOBERTO PELOS ENTULHOS, NÃO SE PODENDO FALAR ENTÃO EM MORTE POR SOTERRAMENTO.

    DEUS NOS ABENÇOE.
  • Estudo analítico do itens:

    a) A constrição torácica é um mecanismo da SUFOCAÇÃO INDIRETA, evidenciada pela obstaculação à penetração do ar nas vias respiratórias. Portanto, NÃO constitui uma modalidade de asfixia provocada pela alteração do meio ambiente. ERRADA

    b) Segundo o prof. Genival Veloso França, no afogamento branco não existe sinal de asfixia presente na vítima, portanto a vítima não apresenta nenhum sinal externo e interno de afogamento. Ex:Vítima sofre um ataque cardíaco letal e cai em seguida sobre um meio líquido. ERRADA

    c) Todas são lesões externas encontradas em indíviduos afogados. CORRETO

    d) O achado de um corpo boiando na água NÃO tem correlação apenas com afogamento. A causa morte pode ser variável, senão não teria sentido a realização de uma necrópsia para identificação da causa mortis. ERRADA

    e) Na morte por soterramento, a causa da asfixia é a alteração do meio gasoso por um meio sólido ou pulverulento. ERRADA

    Avante, bons estudos!
  • Só não entendi os corpos estranhos em sulcos ungueais....
  • Pedro,

    Sulcos ungueais são os sulcos formados entre pele e unhas. Os afogados, comumente, apresentam restos de algas, folhas e outros corpos estranhos provenientes do ambiente aquático nesses sulcos. 
  • O cogumelo de espuma não fica dentro das vias? Como ele é um sinal externo então??

  • O cogumelo de espuma é externo, aparecendo na boca do indivíduo

  • A resposta correta seria:"...quase sempre encontradas em indivíduos afogados". Porque, por exemplo, o cogumelo de espuma não é sinal patognomônico em vítimas por afogamento.

  • Galera, sulco ungueais é um nome fresco pra falar "debaixo das unhas".

  • Não entendi a letra "C", feridas digitais ?

  • Quem lembrou do primeiro filme do BOPE, a letra D estava correta.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em asfixiologia médico-legal.

    A) ERRADO. São modalidades de asfixia por modificação do meio ambiente: confinamento, soterramento e afogamento.

    Constrição torácica é uma asfixia por restrição aos movimentos do tórax, não por modificação do meio ambiente.

    B) ERRADO. No afogamento branco não há aspiração de líquido, assim, não é encontrado líquido nas vias respiratórias e pulmões.

    C) CERTO. O corpo das pessoas afogadas pode apresentar modificações decorrentes do mecanismo de morte, da permanência no meio aquoso e de outros agentes que atuam ocasionalmente.

    Dentre essas modificações, podemos citar:
    > Cogumelo de espuma - expulsão de espuma (líquido aspirado + ar alveolar + secreções) das vias respiratórias 
    > Corpos estranhos nos sulcos ungueais - meia, lama, lodo, etc. resultado da movimentação da vítima em fase de luta ou contato com o fundo do corpo d'água
    > escoriações e feridas digitais - o afogado enquanto está vivo tenta se agarrar a qualquer coisa que o permita voltar à superfície, o que causa pequenas escoriações e feridas incisas superficiais

    D) ERRADO. O acho de um corpo boiando na água pode indicar afogamento, mas não necessariamente será esta a causa da morte, uma vez que o corpo pode ter sido jogado na água após a morte.

    E) ERRADO. Na morte por soterramento, mais de um mecanismo de morte pode concorrer para esta: compressão torácica, sufocação direta (material granular obstrui orifícios nasais), confinamento (aprisionamento em espaço sem renovação do ar), soterramento em sentido estrito (como se a vítima fosse afogada em meio sólido) ou ação contundente (impacto dos objetos desabados sobre a vítima)  - não apenas confinamento.

    Referência utilizada: HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. São Paulo, Atheneu, 2014. 2a edição.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • ...monóxido de carbono seria ASFIXIA