SóProvas


ID
822490
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação aos fenômenos cadavéricos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pode-se dizer que os livores de hipóstases são sinais tardios da morte?
    O Celso Luiz coloca que já nota-se esboço de livores de 2 a 4h de morte e de 4 a 6 h eles já estão relativamente acentuados.
  • Hipóstases (livores cadavéricos ou livores de hipóstases). Depois da morte, o sangue obedecendo as leis físicas, da gravidade e dos vasos comunicantes, acumula-se nas veias situadas nas posições de maior declive, não só das superficiais, mas também situadas nas vísceras, são os livores de hipóstases ou cadavéricos e as hipóstases viscerais. Elas informam sobre a causa da morte, mudança de posição do cadáver e também a respeito da hora da morte.
  • nas mortes agonicas os livores de hipostases formam-se mais lentamentes
  • Estudo analítico dos itens:

    A)  Os livores de hipostáse surgem em média 2 a 3 horas depois da morte, fixando-se definitivamente em torno das 12 horas post mortem. Entretanto, segundo França, com base em experiência própria, observou que o aparecimento dos livores de hipóstase é mais precoce, surgindo não raro na primeira hora depois da morte, em forma de pequenas manchas na face posterior do pescoço, e sua fixação total em torno das 8 horas (p.443).

    Trata-se de sinais tardios, conforme o item, pelo fato de ser um fenômeno abiótico consecutivo e não imediato. CORRETA

    B) Acredito que é um fenômeno mais complexo e bioquímico, pelo fato de envolver processo de destruição celular pela enzimas lisossômicas. ERRADA

    C) Segundo França, nas primeiras 24 horas post mortem , a combinação do estudo de concentração de potássio no humor vítreo e a oscilação da temperatura retal são os eventos mais importantes na estimativa do tempo de morte (p.443). ERRADA

    D) Fases da putrefação: Coloração, Enfisematosa, Coliquativa e Esqueletização - BIZU CECE. ERRADA

    E) A maceração é um processo especial de transformação que sofre o cadáver do feto no útero materno, do sexto a nono mês gravidez (França, 2011). ERRADA

    Avante, bons estudos!
  • podem ter seu aparecimento pouco antes da morte em casos de morte agônica ou coma prolongado???????????? Como assim? Os livores podem aparecer antes da morte?
  • E ai pessoal será que alguém poderia esclarecer melhor esta questão. Assim como o nosso amigo  JAM3 JAM3 eu também fiquei sem entender É POSSÍVEL O APARECIMENTO DOS LIVORES ANTES DA MORTE? 
    Abrasss.
  • Pois é...

    O colega Guilherme explicou uma parte da asertiva mas essa questão de aparecer antes da morte ficou sem explicação...
  • Respondendo a alguns colegas e objetivamente: SIM os livores podem aparecer antes da morte, como, por exemplo, no coma prolongado.

  • Legal a resposta do Ian: "SIM" e ainda dá o mesmo exemplo da questão. rsrs

  • Pq a alternativa ''E'' está errada?

    "É também fenômeno de transformação destrutiva que afeta os submersos

    em  meio  líquido  contaminado  (maceração  séptica)  e  o  concepto  morto  a  partir

    do  5.º   mês  de  gestação  e  retido  intrauterinamente  (maceração  asséptica)".(Delton Croce, 2012, p.1106)

    Manifesta-se  mais  intensamente  nos  casos  de  retenção  de  feto  morto.


  • João Santos,


    Respondendo à sua pergunta, a alternativa E está errada porque diz: "A maceração não é fenômeno encontrado em morte intrauterina".

    Ocorre que você mesmo disse que a maceração é um fenômeno encontrada no feto morto a partir do 5º mês de gestação. Atente para o "NÃO" que vem na assertiva. 

  • Questão Bizarra!!!

    Procurei no site Malthus, no livro do Delton Croce e do França e em nenhum desses lugares tem uma afirmação como esta.

    No livro do Croce, aliás, diz que na morte agônica "os livores hipostáticos se formam mais lentamente" (Manual de Medicina Legal, p. 469).


  • Não concordei com a assertiva a) pelo fato de citar "... pouco antes da morte..." É possível realmente?

  • LETRA "A": O APARECIMENTO DE LIVORES EM CASOS DE COMA PROLONGADO É POSSÍVEL, TENDO EM VISTA QUE O CORPO FICA MUITO TEMPO EM UMA MESMA POSIÇÃO, O QUE PODE CAUSAR ACÚMULO DA SANGUE NA PARTE INFERIOR E, POR CONSEGUINTE, NAS ÁREAS OPOSTAS, UM CLAREAMENTO, QUE SÃO OS LIVORES, AGORA, NO CASO DE MORTE AGÔNICA, NÃO ACHEI NADA. 

  • Olhem a Q440982, questão que a FUNCAB aceita que o livor de hipóstase pode aparecer antes da morte. Parece ser recorrente essa banca cobrar essa questão, então fiquem atentos!!

    Acertei apenas por conta disso.

     

    Gabarito: "A"

  • Não concordo com a redação de que "são sinais tardios da realidade da morte", eis que os livores da hipóstase surgem habitualmente entre 2 e 3 horas após o óbito.

  • Autólise: rara e típica de terrenos ácidos e úmidos. É a destruição do corpo pela liquidificação ácida, intra e extra celular. 

    a) mais comum nos recém-nascidos ou

    b) no início da putrefação

  • O erro da letra E é que diz que NÃO é fenõmeno encontrado na morte intrauterina, mas é, corresponde à Maceração Asséptica !

    Deu-se como gabarito a letra A.

  • Questão polêmica produzida pela FUNCAB que considerou como correta: Em relação aos fenômenos cadavéricos, é correto afirmar: a) Os livores de hipóstases são sinais tardios da realidade da morte, mas podem ter seu aparecimento pouco antes da morte em casos de morte agônica ou coma prolongado.

    A) CORRETA- conforme explicação a seguir

    A questão teve recurso e a justificativa da banca foi: "Os livores de hipóstase constituem sinal tardio da realidade da morte, mas há referências a seu aparecimento um pouco antes da morte. Tal fenômeno é atribuído à ocorrência de colapso circulatório periférico anterior à morte e dificuldade de retorno venoso, como em estados de choque em que a baixa pressão arterial prejudica a microcirculação. A estagnação do sangue no interior dos vasos sanguíneos faz com que a força de gravidade passe a atuar sobre ele, com o consequente deslocamento do mesmo para as áreas de maior declive do corpo, formando os livores. [...] Como é a hemoglobina que confere cor ao sangue, alterações na coloração desse pigmento refletem-se nos livores. Portanto, a cor dos livores pode variar de acordo com a causa da morte, como nos casos de intoxicação por monóxido de carbono, cuja cor do sangue fica vermelho-carminada por causa da carboxiemoglobina. Depois da fixação dos livores, quando permanecem na mesma localização diante de uma mudança na posição de decúbito do corpo, é que contribuem para estimar o tempo de morte". Hercules, HC. Medicina Legal -Texto e Atlas – São Paulo: Editora Atheneu, 2005: pg. 148 e 149.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    A) CERTO. Os livores representam acúmulo de sangue nas partes mais baixas do corpo, assim que se dá a parada da circulação sanguínea. Há referências do aparecimento desse fenômeno um pouco antes da morte nos casos de agonia ou de coma prolongado. Alguns autores atribuem essas ocorrências a colapso circulatório periférico anterior à morte, e outros à dificuldade de retorno venoso associado à flacidez muscular dos membros paralisados.

    B) ERRADO. Autólise é um fenômeno cadavérico de ordem química. Os neurônios não sofrem autólise tão rápida porque não contêm lisossomos cheios de enzimas.

    C) ERRADO. A rigidez muscular é um dos eventos post mortem mais conhecidos, porém o mais incerto e menos confiável. 

    D) ERRADO. Saponificação não é uma fase da putrefação, e sim um fenômeno cadavérico diverso.

    E) ERRADO. Maceração é um fenômeno que pode ser encontrado no feto que morre dentro do útero a partir do quinto mês e não é expelido. Obs.: alguns autores também consideram como maceração os fenômenos putrefatos que ocorrem nos corpos submersos, modificados pelo excesso de umidade.

    Referência utilizada: HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. São Paulo, Atheneu, 2014. 2a edição.

    Gabarito do professor: Letra A.