-
carúncula mirtiforme: excrescência arredondada e irregular secundária à rotura e ci'cratização do hímen, após as primeiras relações sexuais.
-
carúncula mirtiforme: também indica que a mulher já deu a luz. Não compreendi bem tal questão.
-
Tanto a B como a C estão corretas não?
-
Não é ruptura ( conforme letra B) é rotura. Letra C esta correta e significa que é parto antigo. Mas ainda tenho uma dúvida? Mulher com parto cesárea apresenta carúncula mirtiforme?
TJ-RS - Inteiro Teor. Apelação Crime: ACR 70051599256 RSData de publicação: 05/03/2014
Decisão: se tratava de hímen roto. A rotura do hímen (defloramento) leva à formação de carúnculas himenais..., por outros elementos probatórios, que o desvirginamento efetivamente tenha ocorrido pelo suposto abuso sexual... mais virgem, e que não havia sinais de desvirginamento recente. É bem verdade que não houve imputação...
Segue outra questão semelhante:
Retalhos de hímen roto pelo parto vaginal, os quais se retraem constituindo verdadeiros tubérculos em sua implantação, correspondem a
a) entalhes himenais. b) hímens cribriformes. c) carúnculas mirtiformes. d) chanfraduras vulvo-himenais.letra C
-
Não é cicatrização "vaginal", mas sim "himenal".
Por isso a letra "C" está incorreta.
-
Bem observado mrsplynter, precipitei com "após parto vaginal" e marquei letra C.
Gabarito B.
-
Bem observado mrsplynter !!
Boa questão!!!
-
Vai ser o nome do meu filho, Carúncula
-
Segundo DELTON CROCE JUNIOR:
“As ‘carúnculas mirtiformes’ ou os restos fragmentários do hímen, se recente a cópula, poderão indicar a data aproximada do defloramento.”
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em sexologia médico-legal.
A) ERRADO. Não tem relação com o conceito.
B) CERTO. Com a habitualidade da conjunção carnal e, principalmente, com o parto vaginal (que promove o esgarçamento do hímen), os relhos remanescentes sofrem significativa retração, ficando reduzidos a pequenas cristas ou tubérculos distribuídos ao longo da linha de inserção himenal, conhecidos como carúnculas mirtiformes.
C) ERRADO. A cicatrização referente à carúncula mirtiforme é do hímen e não da vagina.
D) ERRADO. Não tem relação com o conceito.
E) ERRADO. Não tem relação com o conceito.
Referência utilizada: HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. São Paulo, Atheneu, 2014. 2a edição.
Gabarito do professor: Letra B.
-
Após um parto, as rupturas aumentam, restando apenas fragmentos de hímen, os quais são chamados de CARÚNCULAS MIRTIFORMES. Logo, as carúnculas mirtiformes indicam que a vítima já pariu.
-
Carúnculas mirtiformes são consideradas resquícios de uma membrana himenal que foi rompida, seja por constantes relações sexuais, seja por parto vaginal. É importante não associar carúnculas apenas ao parto, embora seja a origem mais comum. Como a carúncula é uma cicatrização do hímen (que é um folheto mucoso) e não da parede vaginal, a letra B é correta e a assertiva C errada. As lesões citadas nas letras A, D e E não têm relação com a sexologia forense, sendo de interesse para a constatação de lesão corporal (lesão cortante), de uso de meio cruel (queimadura) ou de acidente de trânsito (tatuagem asfáltica).
ALTERNATIVA B