-
O tão popular tiro à queima roupa, como o próprio jargão nos fala, as características são de que ao ser atingido a vítima estava tão perto do agressor que alguns sinais foram impressos, tornando assim inequívoco a sua classificação.
Hoffmam, pode ser observado o tecido em volta do ferimento em movimento eliptico, a escoriação da massa de mira, dá se no momento que o cano da arma de fogo é encostado na pele da vítima, o esfumaçamento e a tatuagem, queimaduras, sao pela ação dos gases e da queima da pólvora que tambem deixa resíduos que embasam a agressão.
-
Caro Genalson,
o tiro a queima roupa não seria o de curta distancia?
No tiro encostado nós temos alguns elementos do tiro a curta distância, bem como elementos próprios , que os diferenciam dos demais:
Câmara de mina Hofmann
Sianl do Funil de Bonnet
sinal de Benassi
Sinal de Puppe-Werkgartner
-
Pessoal apenas um macetezinho que pode ajudar. SEMPRE que existir algum tipo de sinal como de Hoffmann,Werkgartner,Bonnet e Benasi, é caracterizado o disparo encostado. Bons Estudos!
-
Acredito que o único dado para desvencilhar tiro encostado e tiro à curta distância seria o sinal de Werkgartner, pois este sinal apresenta a marca do cano da arma. Logo tiro encostado.
Avante, bons estudos!
-
Tiro encostado: são ferimentos com forma irregular, denteada ou com entalhes (ação dos gases da explosão nos tecidos), de vertentes enegrecidas e desgarradas, principalmente em planos ósseos, como o crânio ("câmara de mina de Hoffmann" ou "golpe de mina").
Nos tiros encostados, pode-se encontrar um halo de fuligem na lâmina externa do crânio, costelas e escápulas (Sinal de Benassi) e, na pele, o desenho da boca e da massa de mira do cano (Sinal de Werkgaertner).
-
Pelo o que eu entendi, a questão falou de varios sinais decorrentes do tiro encostado. A zona de tatuagem está se referindo ao Sinal de Werkgartner.
-
Tiro Encostado:
Câmara de mina de Hoffman ou "golpe de mina" : vertentes enegrecidas e desgarradas em planos ósseos.
Sinal de Werkgaertner: desenho da boca e da massa da mira do cano na pele ( não óssea).
Sinal de Benassi: halo de fuligem na lâmina externa do crânio.
+
Efeitos Secundários ( decorrem devido a um possível recuo do tiro encostado; zona de chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem).
O tiro encostado pode ocorrer efeitos secundários, porém não é regra
Ao amigo abaixo:
Zona de tatuagem: é a presença de pólvora incombusta na lesão, totalmente diferente de Werkgaertner.
-
Amigos concurseiros,
Caso alguém possa me ajudar, tive a seguinte dúvida: se o Sinal de Werkgartner é característico do cano/mira da arma aquecidos pelo disparo, consistente em queimadura ao redor do orifício em tiros encostados, como conciliá-lo com as zonas de tatuagem e esfumaçamento, por exemplo, que vão para o interior da lesão nesse tipo de disparo?!
Desde já, muito obrigado! À luta!
-
Jorge, eu tbm pensei a mesma coisa! A questão deu as características do tiro encostado e do de curta distância pq zona de esfumaçamento e zona de tatuagem são de tiro a curta distância, vez que são efeitos do cone de explosão. No tiro encostado, esses efeitos secundários do cone vão estar dentro do orifício de entrada, dai eles recebem esses epônimos, como por exemplo, o Sinal de Benassi que é o halo fuliginoso na lâmina externa do osso e que não se confunde com zona de esfumaçamento, é efeito da mesma causa porém vai ficar de forma diferente na pessoa que levou o tiro.
Sobre o tiro encostado autores dizem que "geralmente" são sem zona tatuagem e de esfumaçamento. O caso da questão deve ser uma exceção então. Mas eu não consigo imaginar uma ferida assim não, q foi de tiro encostado e que ainda teve esses efeitos secundários...
-
A questão mistura efeitos do tiro de curta distancia com o tiro de encosto. O tiro de encosto produz câmara de mina de Hoffman e sinal de Benassi, mas não produz tatuagem nem zona de esfumaçamento, estes últimos são decorrentes do tiro a curta distância.
-
Essa pergunta houve uma mescla, com isso temos mais de uma resposta certa.
-
Lesão produzida por projéteis múltiplos = ROSA DE TIRO
Tiro encostado = sinal deWerkgartner
-
* Sinal da Câmara de Mina de Hoffmann
- Disparos sobre superfície óssea: ocorre impregnação de partículas incombustas na tábua óssea externa
LUIS - QG
-
Questao mal elaborada, pelo motivo de zona de tatuagem e esfumaçamento.
De acordo com GENIVAL FRANÇA:
Tiro encostado: Têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases, que descolam e dilaceram os tecidos. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. Não há zona de tatuagem nem de esfumaçamento, ainda permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner
zona de tatuagem e esfumaçamento sao caracteristicas de tiro a curta distancia.
-
Pessoal, o tiro encostado não gera zona de tatuagem.
Não entendi essa questão.
-
" As zonas de chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem ficam todas no interior do corpo, mas o orifício de entrada permanece com sua configuração circular ou elíptica, com bordas invertidas. Por vezes, na dependência da força com que a arma foi pressionada sobre a região atingida, é possível evidenciar a marca do cano sobre a pele. Isso é chamado de “Sinal de Werkgaertner”." fonte: Estratégia Concursos
Acho que esse aprofundamento em saber que as zonas de chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem se encontram no interior do corpo é bem específico para o cargo de médico-legista. Mas só por mencionar o sinal de Wergaertner já dá para acertar a questão eliminando as alternativas não correspondentes ao sinal que é característico de tiros encostados.
-
O cara que fez essa questão ou ele tava bêbado ou realmente não tinha conhecimento algum sobre o assunto.