SóProvas


ID
822535
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Após quanto tempo do óbito um cadáver começa a apresentar a “circulação póstuma de Brouardel”?

Alternativas
Comentários
  • Aparecimento na pele de veias cheias de sangue pela composição visceral causada pelo aumento de volume das cavidades abdominais pelos gazes gerados pela putrefação cadavérica.

    36 e 48 horas após a morte. 
  • Concordo amigo, o livro do frança diz entre 36 e 48h.
    ao meu ver nao há alternativa correta.
  • Fase Gasosa(enfisematosa): passa a ser observada simultaneamente à fase cromática, geralmente após 48 horas de morte, e se caracteriza pela presença de inúmeras bolhas na epiderme(flictenas putrefativos) que, ao se romperem, liberam odor característicamente fétido. A distensão produzida pelos gases no interior dos vasos sanguíneos e a coloração escura do sange ao ser putrefeito dão origem à acentuação deste vasos, conhecida como circulação cadavérica(circulação póstuma de Brouardel)
  • O sinal de CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL é característica da segunda fase da putrefação (Fenômenos transformativos destrutivos): Fase gasosa.



    Esses sinais são evidenciados pelo escoamento passivo do sangue para periferia, destacamento da epiderme, coloração escura do sangue. Geralmente, nota-se entre 36-48 horas.
    Portanto, acredito que a mesma deveria ter o seu gabarito alterado.

    Avante, bons estudos!
  • O Blanco fala que pode ser entre 48h e 72h. 

    Questão ao meu ver também sem resposta correta!
  • A título de complementar os comentários. No meu material condiz com a Letra B.

    A mancha verde abdominal surge, em regra, dentro de 24 a 36 horas depois da morte e estende-se por toda a superfície corporal adquirindo uma tonalidade verde-enegrecida por volta do 3º-5º diaquando começa a aparecer a "circulação póstuma de Brouardel".

    Professora Fatima Albuquerque Taufick (Estratégia)

  • A Circulação póstuma de Brouardel surge na fase de Enfisema ou gasosa, vez que o abdome distende-se (estufa) r s pressão dos gases espreme os vasos intra-abdominais, empurrando o sangue aí contigo para os vasos superficiais, situados abaixo da pele. Esses vasos ficam cheios de sangue e se tornam visíveis. (Neusa Bittar, p; 129)

  • Pois é amigos, o livro do frança fala em 36h-48h, mas há outros autores que falam de 3-5 dias.


    Alguém sabe dizer qual o correto??? afinal, não estamos falando de doutrina jurídica, medicina legal é um campo bem mais objetivo, não pra dizer que são doutrinas divergentes, alguém tá correto e alguém ta errado.



  • Vou no IML saber a verdade...

  • CROMATICA - 20 A 24h

    GASOSA - 2 a 4 dias

    COLIQUATIVA - 1 mes ate varios meses

    ESQUELETIZAÇAO - 3 a 5 anos

  • no livro do França encontrei: Essa mancha verde se estende a todo o corpo depois do 3o ao 5o dia e sua tonalidade se acentua cada vez mais, dando uma coloração verde-enegrecida ao corpo, com presença de vesículas contendo líquido hemoglobínico, e, pelo destacamento de amplos retalhos de epiderme, surgem os desenhos vasculares em forma arborescente, conhecidos como “circulação póstuma de Brouardel”

  • CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL é 36h a 48h nao confundir com a MANCHA VERDE DE BROUARDEL que é no ABDOMEN e com 24hs!!!!

     

    Ex nunc.

  • Rafael Melo, Medicina legal é um campo bem mais objetivo???

     

    Amigo, toda ciência tem discussão doutrinária. E a cronotanatognose então, essa tem discussão a rodo!

  • gb B??= CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL: à medida que os gases vão aumentando, a circulação começa a se desenhar na superfície do corpo. Esse sangue está sendo empurrado para cima pelos gases da putrefação, indicando que a quantidade de gases está aumentando.
     

    , já há produção de gás suficiente para distender o abdômen e espremer os grandes vasos e o coração, empurrando o sangue para as veias superficiais, que se tornam mais visíveis e de cor pardo-esverdeada escura, desenhando uma rede.  É a CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL.

    Na cavidade abdominal, observa-se que o pigmento biliar atravessa a parede da vesícula e se impregna nas vísceras vizinhas, tornando-as esverdeadas. 

    Os gases do intestino grosso atravessam sua parede e, penetrando nas vísceras maciças, lhes conferem cor anegrada nos pontos de contato.

    Mancha verde abdominal
    A mancha verde abdominal quase sempre se localiza na fossa ilíaca direita, sendo atribuída à
    sulfoxi-hemoglobina. Justifica-se esta região devido ao ceco ser o segmento intestinal de maior
    proporção, mais distendido e mais próximo à parede abdominal e, ainda, pela maior concentração
    gasosa nesta parte do intestino. Em média surge entre 24 e 36 h depois da morte, sendo muito mais
    precoce nas regiões de clima quente. Entre nós, já observamos seu aparecimento até 18 h depois do
    óbito.
    Essa mancha verde se estende a todo o corpo depois do 3o ao 5o dia e sua tonalidade se acentua
    cada vez mais, dando uma coloração verde-enegrecida ao corpo, com presença de vesículas
    contendo líquido hemoglobínico, e, pelo destacamento de amplos retalhos de epiderme, surgem os
    desenhos vasculares em forma arborescente, conhecidos como “circulação póstuma de Brouardel”


    MANCHA VERDE DE BROUADEL:

           Essa mancha é o resultado de uma reação entre um gás produzido pelas bactérias da putrefação (gás sulfídrico – enxofre) e esse gas reage com a hemoglobina (proteína que da cor vermelha do sangue). Assim forma-se um produto chamado sulfoxi-hemoglobina.

           Como a quantidade de bactérias é maior dentro do intestino grosso, e como lá fica muito próximo da pele, e como a maioria dos cadáveres serem encontrados de barriga pra cima, é comum aparecer, na face direita, uma mancha esverdiada. Essa mancha diz que a putrefação já começou. Na maiora dos lugares no Brasil, entre 24 a 36 horas aparece a mancha.

           Geralmente, essa mancha é no abdomem, mas em determinadas situações, aparece em outra localização.

    fonte: blanco e hygino

  • Marquei a A como correta. Já vi autores e professores variar um pouco neste tempo de surgimento da circulação póstuma de Brouardel, dizendo que o mesmo seria após 1 semana, de 2 a 7 dias e agora este de 3 a 5. O ideal seria realmente, no edital, indicar a biografia correta sobre este tema, já que não há consenso na doutrina. 

  • Tá maluco... a principal doutrina diz

     

    1 º dia = não inflamáveis

    2º ao 4º dia = inflamáveis

    5º dia em diante = não inflamáveis

     

    Logo, no primeiro dia (antes de 24h) já temos os gases de Brouardel...

  • Gab B

    Circulação Póstuma de Brouardel: É o desenho produzido dentro dos vasos sangúineos e subcutâneos, dilatados pela decomposição do sangue e formação de sulfahemoglobina e hematina. Surge na fase gasosa, geralmente entre 36 a 48 horas após a morte, ou seja, de 3 a 5 dias .

     

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia forense.


    Para estudo deste tópico, sugiro que o candidato faça uma linha do tempo incluindo os principais fenômenos cadavéricos, seu tempo estimado de início e fim. Várias questões abordam esses pontos.


    A) ERRADO. Esse fenômeno geralmente ocorre antes de uma semana.


    B) CERTO. Os gases da putrefação, durante o período enfisetamoso da putrefação, fazem pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme o desenho vascular. Essa fase surge em até 24 horas após o óbito, podendo se estender até por duas semanas.


    C) ERRADO. Esse fenômenos ocorre após 24 horas do óbito.


    D) CERTO. Dependendo da bibliografia utilizada, esta resposta também pode ser considerada correta. Além disso, o tempo de instauração dos fenômenos varia dependendo do clima também. 


    E) ERRADO. Esse fenômeno ocorre após 24 horas do óbito.


    Gabarito do professor: alternativa B.