SóProvas


ID
822646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos ao formato e à adequação da
linguagem das comunicações oficiais, com fundamento no Manual
de Redação da Presidência da República.

É proibido o emprego do correio eletrônico nas comunicações oficiais, em face de seu caráter informal, que não atende às características precípuas da redação oficial, quais sejam, necessária formalidade, padronização e impessoalidade.

Alternativas
Comentários
  •          O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
            Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm 

  • ERRADO

    Correio Eletrônico:
     
    Definição e finalidade
    O correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
     
    Forma e Estrutura
    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
     
    O  campo  assunto  do  formulário  de  correio  eletrônico  deve  ser  preenchido  de  modo  a  facilitar  a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
     
    A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
     
    Sempre  que  disponível,  deve-se  utilizar  recurso  de  confirmação  de  leitura.  Caso  não  seja  disponível, deve constar pedido de confirmação de recebimento.
     
    Valor documental
    Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto  é,  para  que  possa  ser  aceita  como  documento  original,  é  necessário  existir  certificação  digital  que  ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

    FONTE: http://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/texto%20-%20aula%20redacao%20oficial.htm

    Fiquem com Deus e bons estudos.
  • Só acrescentando com os excelentes comentários
    Forma e Estrutura
    Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Ritch Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
    Bons estudos
    =D
  • Português Esquematizado,
    O correio eletrônico (e -mail), por seu baixo custo e celeridade, transformou -se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Um dos atrativos da comunicação por correio eletrônico é a sua flexibilidade. Assim, não interessa definir uma forma rígida para a sua estrutura. Entretanto, deve se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
    O campo assunto do formulário de correio  letrônico “mensagem” deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental, tanto do estinatário quanto do remetente. Para os  rquivos de textos, a serem anexados à mensagem, deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text (arquivo,salvar como,tipo de arquivo, formato rich text). A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo. “Arquivo (de  omputador): Envio pela Internet.” Sempre que disponível, deve -se utilizar o recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar  a mensagem pedido de confirmação de recebimento. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceita  omo  ocumento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei. 
  • Gabarito: ERRADO

    O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
            Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
  • Uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Correio Eletrônico; 

    O email ou correio eletrônico é considerado uma forma de comunicação oficial.

    GABARITO: CERTA.

  • Errado.

    Sendo um meio de comunicação oficial, não é proibido.

    Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.

  • É proibido o emprego do correio eletrônico nas comunicações oficiais, em face de seu caráter informal, que não atende às características precípuas da redação oficial, quais sejam, necessária formalidade, padronização e impessoalidade.

    Errado, na verdade, hoje, há um maior uso do correio eletrônico. É só lembrar do Principio da Eficiência da Adm. Pública.

    A saga continua...

    Deus!