SóProvas


ID
822874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Com relação às pessoas naturais, às pessoas jurídicas e aos bens,
julgue os itens a seguir.

Pode-se classificar as uvas colhidas na época da safra da uva vermelha como frutos percipiendos e aquelas que ainda estão na videira, como frutos pendentes.

Alternativas
Comentários
  • Incorreta. Frutos Percipiendos são aqueles que deviam ter sido percebidos, mas que não foram . Ex: maça que devia ser colhida e que esta apodrecendo.

    Na questão , as uvas já foram colhidas, então são frutos Percebidos. Já as que ainda estão na videira, são frutosPendentes.
  • ERRADA

    Breve explicação

    Os frutos em si, são classificados quanto a sua Origem e quanto ao seu Estado. São estas classificações que apresentam de onde surgem, nascem estes frutos, e as formas como podem ser consumidos, comercializados. Acerca da classificação destes, tem-se o seguinte entendimento:

    Quanto à sua Origem:

    Frutos naturais -> são os frutos produzidos pela natureza, os que se renovam periodicamente, em razão da força orgânica da própria natureza, sem a intervenção do homem, como por exemplo, as colheitas, mangueira (árvore frutífera);
    Frutos industriais (artificiais) -> Esses frutos dependem exclusivamente da intervenção do homem, ou seja, são os devidos à atuação do homem sobre a natureza, sendo estes criados, oriundos do trabalho do homem, como por exemplo, em uma fábrica que produza doces de goiaba, ou; Dona de casa que apanha goiaba do pé, corta/descasca, coloca na panela + açúcar + água, tendo, por fim, doce de goiaba, este que se trata de fruto industrial, ou seja, tem a intervenção do homem para sua criação.
    Frutos civis -> Estes furtos são as rendas que o bem pode produzir, ou seja, as rendas provenientes da utilização da coisa, como por exemplo, os juros, aluguéis.

    Quanto ao seu Estado:
    Em relação a estes frutos, pode-se dizer que sofrem uma distinção, na qual classificam-se da seguinte forma:
    Frutos pendentes; são os frutos que estão presos ao principal por precisar dessa União, os frutos que ainda não foram colhidos, ou seja, aqueles que ainda se encontram junto à coisa; Exemplo: Enquanto a manga estiver verde é um fruto pendente. 
    Frutos colhidos ou percebidos; são os frutos que foram separados do principal, os que já foram repassados à esfera de poder do possuidor, não estando mais junto à coisa, mas em local separado, para que sejam armazenados e separados para seus devidos fins; 
    Frutos percipiendos; são os frutos que se encontram unidos ao principal, toda via, não precisando desta vinculação, ou seja, são aqueles que já deveriam ter sido colhidos, mas não foram, estando dessa forma, ainda, unidos à coisa; Exemplo: Manga que já deveria ter sido colhida, porém, ainda se encontra junto a mangueira, 
    Frutos consumidos; são os frutos que não se encontram nos limites da propriedade, aqueles que além de colhidos já foram consumidos, sendo, portanto, os frutos que não mais existem. Neste caso, o que deve ser levado em consideração, é que o fruto já existiu e não existe mais.
    Frutos Estantes; São os frutos que estão armazenados e prontos para a comercialização, ou seja, os acondicionados para venda/comercialização

    Como dito pela colega acima, a alternativa está errada tendo em vista que as uvas colhidas devem ser classificadas como FRUTOS COLHIDOS ou PERCEBIDOS e não como frutos percipiendos.
  • Questão boa, testa o conhecimento do futuro delegado, vamos averiguar se deve ou não prender o meliante que roubou manga podre da árvore do vizinho. Essas bancas...
  • Hahahahahaha....rachei o bico!!boa!
  • Incorreta. Acredito que a resposta seja Frutos Percebidos ou Colhidos e Frutos Percipiendos.
  • Para quem estiver ainda disposto a filosofar em torno da questão: a redação do enunciado carece de exatidão necessária para se concluir que os frutos que ainda estejam no pé (videira) sejam pendendes ou percipiendos. No início da afirmação não há dúvidas de que as uvas foram colhidas na época de safra e que, portanto, são frutos percebidos/colhidos. Contudo, o mesmo não se pode dizer da segunda parte da afirmação! Não há elementos suficientes para se afirmar, categoricamente, que os frutos são "percipiendos" (pois deveriam ter sido colhidos, como as primeiras e não o foram) ou "pendentes" (por estarem verdes, pertencendo a uma safra posterior à safra das que já foram colhidas).


    É só uma divagação que não invalida em nada as perspicazes observações dos colegas.
  • Na verdade os frutos percipiendos são aqueles que deveriam ser colhidos, mas não foram.
  • Resumão:

    Bens Acessórios:
    • Espécies
      • Frutos:
        • Ligação com o principal:
          • colhidos/percebidos: destacados
          • pendentes: ligados a coisa principal
          • percipiendos: já deveriam ser colhidos, mas ainda não foram
          • estantes: colhidos, armazenados
          • consumidos: já utilizados
  • Quanto a sua ligação com a coisa principal os frutos classificam-se em:

    a)colhidos ou percebidos – são os frutos já destacados da coisa principal, mas ainda existentes;

    b) pendentes – são aqueles que ainda se encontram ligados à coisa principal, não tendo sido, portanto, destacados;

    c) percipiendos – são aqueles que deveriam ter sido colhidos mas não o foram;

    d) estantes – são os frutos já destacados, que se encontram estocados e armazenados para a venda;

    e) consumidos: que não mais existem.


    Assim, a questão torna-se errada por afirmar que as uvas colhidas seriam frutos percipiendos quando na verdade seriam frutos colhidos ou percebidos.
    Fonte: Pablo Stolze rede LFG.
     

  • Pendentes     Ex: as maçãs que estão verdes

    Percipiendos Ex: as maçãs maduras ainda não colhidas


  • Gabarito errado. Somente para completar os comentários dos colegas:

    O correto seria: Pode-se classificar as uvas colhidas NA ÉPOCA DA SAFRA DA UVA VERMELHA como FRUTOS PERCEBIDOS e aquelas que ainda estão na videira como frutos PERCIPIENDOS.

    No caso dos frutos colhidos não há o que falar. Já foram colhidos na época. Agora, se foram colhidos na época, os que ficaram não precisam desta vinculação, como seria se as uvas que ficaram tivessem verdes. Como o examinador informou que foram colhidos na época, os que ficaram são PERCIPIENDOS, pois já deveriam ter sidos colhidos.

    Um abraço! Bons estudos!!!

  • Quanto ao estado em que eventualmente se encontrarem, os frutos podem ser classificados da seguinte forma, categorização que remonta a Clóvis Beviláqua:

    – Frutos pendentes – São aqueles que estão ligados à coisa principal, e que não foram colhidos. Exemplo: maçãs que ainda estão presas à macieira.

    – Frutos percebidos – São os já colhidos do principal e separados. Exemplo: maçãs que foram colhidas pelo produtor.

    – Frutos estantes – São aqueles frutos que foram colhidos e encontram-se armazenados. Exemplo: maçãs colhidas e colocadas em caixas em um armazém.

    – Frutos percipiendos – São os frutos que deveriam ter sido colhidos, mas não foram. Exemplo: maçãs maduras que já deveriam ter sido colhidas e que estão apodrecendo.

    – Frutos consumidos – São os frutos que já foram colhidos e já não existem mais. São as maçãs que foram colhidas pelo produtor e já vendidas a terceiros.

    (Fonte: Tartuce, 2014)


  • kkkk.... O cespe é uma onda mesmo.

  • ERRADO

    Quanto ao seu estado os frutos, estes podem ser classificados em:

    pendentes – enquanto ainda estão ligados a coisa que os produziu; 

    percebidos ou colhidos – quando já separados da coisa que os produziu; 

    estantes – os que foram separados e estão armazenados ou acondicionados para a venda;

    percipiendos – os que deveriam ter sido percebidos ou colhidos mas não foram;

     consumidos – os que não mais existem porque foram consumidos.


  • os frutos que ainda estão na videira realmente são pendente ( maças verdes ligadas á ´´arvore principal), mas os frutos que já foram colhidos denominam-se percebidos( retirados do principal) e não percipiendos ( deveriam ser colhidos e não foram, estão apodrecendo na árvore). Os colhidos e armazenados_ São os estantes. os colhidos e vendidos para o comprador são os consumidos. os que ainda estão ligados ao principal por que ainda estão verdes são os pendentes.  

  • Errada, pois percipiendos é porque ainda não foram colhidos , ja pendentes são aqueles ligados a coisa que os produziu.

  • Para nunca mais esquecer essa classificação boba:

    Era uma vez a bruxa má. 

    1 - Ela possuia um pomar com  muitas maças pendentes (não colhidas). 

    2 -  Não perdeu tempo  e, um dia, percebeu/colheu uma maça que se destacava pela beleza. (fruto percebido é fruto colhido).

    3 - A guardou em sua estante de magia (separados, acondicionados).

    4 - N-ão percebeu as demais (percipie-N-dos) e eles apodreceram no pé em torno de seu velho e abandonado castelo.  

    5 - Ofereceu a maça envenenada à Branca de Neve, que a consumiu. 


    Deus no abençoe!


  • Gabarito ERRADO.

    Frutos (Simplificando)

    Pendentes - unidos ao que o produziu.

    Percebidos ou colhidos - separados da coisa que os produziu.

    Estantes - armazedos.

    Percipiendos - os que deviam ser, mas não foram percebidos ou colhidos.

    Consumidos - os que não existem mais porque foram utilizados.

     

  • Pode-se classificar as uvas colhidas na época da safra da uva vermelha como frutos percipiendos e aquelas que ainda estão na videira, como frutos pendentes.

    Frutos – São bens acessórios que têm sua origem no bem principal, mantendo a integridade desse último, sem a diminuição da sua substância ou quantidade. 

    Quanto ao estado em que eventualmente se encontrarem, os frutos podem ser classificados da seguinte forma, categorização que remonta a Clóvis Beviláqua: – Frutos pendentes – São aqueles que estão ligados à coisa principal, e que não foram colhidos. Exemplo: maçãs que ainda estão presas à macieira.

    – Frutos percebidos – São os já colhidos do principal e separados. Exemplo: maçãs que foram colhidas pelo produtor.

    – Frutos estantes – São aqueles frutos que foram colhidos e encontram-se armazenados. Exemplo: maçãs colhidas e colocadas em caixas em um armazém.

    – Frutos percipiendos – São os frutos que deveriam ter sido colhidos, mas não foram. Exemplo: maçãs maduras que já deveriam ter sido colhidas e que estão apodrecendo.

    – Frutos consumidos – São os frutos que já foram colhidos e já não existem mais. São as maçãs que foram colhidas pelo produtor e já vendidas a terceiros.

    Percipiendos – deveriam ter sido, mas ainda não foram colhidos;

    Percebidos – os que já foram colhidos.

    Pendentes – estão ligados à coisa que o produziu.

    Pode-se classificar as uvas colhidas na época da safra da uva vermelha como frutos percebidos e aquelas que ainda estão na videira, como frutos pendentes.

    Gabarito – ERRADO.
  • ERRADO.

    PERCEBIDOS- são os frutos colhidos.

    PERCIPIENDOS- que deveriam ter sido percebidos (colhidos), mas ainda não o foram.

    PENDENTES- ainda não produzidos.

  • errado

    as uvas colhidas na época da safra da uva vermelha como frutos percebidos e aquelas que ainda estão na videira, como frutos pendentes.

  • Percipiendos – deveriam ter sido, mas ainda não foram colhidos; 

    Percebidos – os que já foram colhidos.

    Pendentes – estão ligados à coisa que o produziu. 

    Pode-se classificar as uvas colhidas na época da safra da uva vermelha como frutos percebidos e aquelas que ainda estão na videira, como frutos pendentes.

    Fonte QC

  • Pode-se classificar as uvas colhidas na época da safra da uva vermelha como frutos percipiendos e aquelas que ainda estão na videira, como frutos pendentes.

     

    Resposta correta seria percebidos

    Frutos percipiendos são aqueles que deveria ser colhidos, mas não foram.

  • A BANCA INVERTEU OS CONCEITOS, COMO BEM DEMONSTRARAM OS COLEGAS.

  • ...

    ITEM – ERRADO – As uvas colhidas são hipóteses de frutos colhidos. Nesse sentido, in Manual de direito civil; volume único / Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho. – São Paulo : Saraiva, 2017.p. 989):

     

     

     

    “Já quanto à ligação com a coisa principal, os frutos podem ser classificados em:

     

     

    a) colhidos ou percebidos — são os frutos já destacados da coisa principal, mas ainda existentes;

     

     

    b) pendentes — são aqueles que ainda se encontram ligados à coisa principal, não tendo sido, portanto, destacados;

     

     

    c) percipiendos — são aqueles que deveriam ter sido colhidos mas não o foram;

     

     

    d) estantes — são os frutos já destacados, que se encontram estocados e armazenados para a venda;

     

    e) consumidos: que não mais existem.” (Grifamos)

     

  • percipiendos - deveriam ter sido colhidos mas não o foram.


    Pode-se classificar as uvas colhidas na época da safra da uva vermelha como frutos percipiendos e aquelas que ainda estão na videira, como frutos pendentes.

    Se foram colhidos são determinados de percebidos.


  • Percipiendos. São aqueles que deveriam ter sido colhidos mas não o foram.

  • Gabarito: ERRADO

    Percipiendos - são frutos que não foram colhidos e estão na planta apodrecendo.

  • PERCIPIENDOS: frutos que deviam ter sido percebidos, mas que não foram

    PERCEBIDOS: frutos que já foram colhidos

    PENDENTES: frutos que ainda vão ser colhidos

  • GABARITO E

    Frutos percipiendos são os frutos que se encontram unidos ao principal, toda via, não precisando desta vinculação, ou seja, são aqueles que já deveriam ter sido colhidos, mas não foram, estando dessa forma, ainda, unidos à coisa; Exemplo: Manga que já deveria ter sido colhida, porém, ainda se encontra junto a mangueira, fruto principal; está pronta para ser colhida.

  • Gabarito: ERRADO

    PERCIPIENDOS: frutos que deviam ter sido percebidos, mas que não foram. Eu faço uma assimilação com a palavra APODRECENDO (Não foram colhidos e estão na árvore APODRECENDO.) Facilita na minha compreensão.

    PERCEBIDOS: frutos que já foram colhidos

    PENDENTES: frutos que ainda vão ser colhidos - ainda não foram retirados.

    BONS estudos

  • GABARITO ERRADO:

    Percipiendos – deveriam ter sido, mas ainda não foram colhidos;

    Percebidos – os que já foram colhidos.

    Pendentes – estão ligados à coisa que o produziu.

    Pode-se classificar as uvas colhidas na época da safra da uva vermelha como frutos percebidos e aquelas que ainda estão na videira, como frutos pendentes.

  • Gabarito:"Errado"

    Complementando...

    • CC, art. 1.284. Os frutos caídos de árvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caíram, se este for de propriedade particular.