SóProvas


ID
824050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FNDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as características gerais da comunicação oficial,
julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da
Presidência da República.

O emprego do pronome “vós” designa respeito pela autoridade a quem se destina a mensagem, por isso o seu emprego é obrigatório nas correspondências oficiais dirigidas a pessoas que ocupam cargos hierarquicamente superiores ao de seu emitente.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manual da Presidência da República, é Vossa (e, não, "vós") que designa sinal de respeito pela autoridade a quem se designa a mensagem.
  • MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

    2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento
     
            Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".
     
            Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").
  • Bom essa questão é bem discutível, pois a cespe em um concurso mais recente considerou essa assertiva como a correta:

    O emprego da segunda pessoa do plural, “vós”, está presente em formas como Vossa Senhoria e Vossa Excelência, as quais indicam respeito à pessoa a quem se dirige uma comunicação oficial.

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/76261a57-9b.

    Acredito que o erro esteja na parte final. por isso o seu emprego é obrigatório nas correspondências oficiais dirigidas a pessoas que ocupam cargos hierarquicamente superiores ao de seu emitente.
  • a pessoas que ocupam cargos hierarquicamente superiores ao de seu emitente.

    Este é o erro. Pois deve ser empregado para hierarquia inferior e igual também.

  • É simples concordância com o pronome de tratamento, não refere-se a respeito ou não, somente "concordância".

  • O erro está no fato da assertiva

    restringir a quem se deve dirigir o pronome vós, ou seja , deve ser dirigido tanto a autoridades de hierarquia superior, como também, inferiores.

  • Direto ao ponto

    Vosmicê quer um cafezinho, Doutor? Voltamos ao tempo do Império agora! kkkk

    Lembrando, que Doutor = quem tem doutorado: certificado / diploma!

    O emprego do pronome “vós (VOSSA)designa respeito pela autoridade a quem se destina a mensagem, por isso o seu emprego é obrigatório nas correspondências oficiais dirigidas a pessoas que ocupam cargos hierarquicamente superiores ao de seu emitente.

    Justificativa: utiliza-se Vossa.

    GABARITO: ERRADO