SóProvas


ID
825064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação à perícia médico-legal, julgue os itens seguintes.

Dependendo da quantidade de exercícios físicos, o cadáver pode sofrer fenômenos relacionados ao diagnóstico de morte, como o rigor mortis.

Alternativas
Comentários
  • "Rigor mortis é um sinal reconhecível de morte que é causado por uma mudança química nos músculos, causando aos membros do cadáver um endurecimento ("rigor") e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los. Tipicamente o rigor acontece várias horas após a morte clínica e volta espontaneamente depois de dois dias, apesar de o tempo de início e duração depender da temperatura ambiente. Na média, presumindo-se temperatura amena, começa entre 3 e 4 horas post-mortem, com total efeito do rigor em aproximadamente 12 horas, e finalmente o relaxamento em aproximadamente 36 horas.
    A causa bioquímica do rigor mortis é a hidrólise do ATP no tecido muscular, a fonte de energia química necessária para o movimento. Moléculas de miosina derivados do ATP se tornam permanentemente aderentes aos filamentos e os músculos tornam-se rígidos. A circulação sanguínea cessa, assim como o transporte do oxigênio e retirada dos produtos do metabolismo. Os sistemas enzimáticos continuam funcionando após algum tempo da morte. Assim, a glicólise continua de forma anaeróbica, gerando ácido láctico, que produz abaixamento do pH. Neste momento, actina e miosina, unem-se formando actomiosina, que contrai fortemente o músculo.
    Os sinais de morte são geralmente descritos como sendo algor mortis, rigor mortis, livor mortis e decomposição."
    Fonte: Wikipedia
    Como visto, nada tem o rigor mortis com quantidade de exercícios físicos, ou estou eu enganado?
  • O rigor mortis ou rigidez cadavérica é o último esforço da vida contra a ação dos fenômenos químicos. É um estado de contratura muscular que ocorre depois que falecemos, independentemente da quantidade de exercícios físicos.
    Questão está incorreta. 
  • Para complementar...

    Sinais reais de morte:

    1. evaporação tagumentar (físico): quando o corpo perde líquido
    2. resfriamento cadavérico (físico): troca de calor com o meio ambiente
    3. livores cadavéricos (físico): manchas roxas na parte inferior do corpo pelo acúmulo de sangue
    4. rigidez cadavérica (químico)
    5. fenômenos transformadores (químico): fenômenos conservadores
                                                                            fenômenos destridores
  • A questão informa que, " Dependendo da quantidade de exercícios físicos, o cadáver pode sofrer fenômenos relacionados ao diagnóstico de morte, como o rigor mortis.

    Ora, tá certo que a quantidade de exercício poderá acelerar a rigidez, mas dai condicionar já é de mais, pois a rigidez cadavérica ocorrerá independentemente disso.

    Gabarito : ERRADO.

  • segundo o nobre Roberto blanco o esforço fisico que reflete na rigidez cadaverica  decorre de morte violenta com esforço fisico atraves de luta ou asfixia, pois causa o aceleramento da rigidez


  • Hum... acho que, na verdade, o erro da questão pode estar no fato de que "Dependendo da quantidade de exercícios físicos, o cadáver pode sofrer fenômenos relacionados ao diagnóstico DO TEMPO de morte, como o rigor mortis". Será que é isso ?

  • Rigidez cadavérica também chamada de "rigor mortis" compreende um dos SINAIS DE PROBABILIDADE DA MORTE TARDIOS/CONSECUTIVOS. Trata-se de um ENDURECIMENTO MUSCULAR. Esse fenômeno compreende acidificação dos músculos e falta de oxigenação. A rigidez se desenvolve das partes menos volumosas para as massas musculares com maior volume. Cronologia da rigidez: inicia-se o processo de forma mais rápida nos cadáveres desidratados. Inicia-se com 2 horas, propagando-se com 6 horas-8 horas e permanecendo até 24 horas após o óbito, período em que se inicia a putrefação.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • Lembrando que o " espasmo cadavérico"  É uma forma rara de enrijecimento muscular que ocorre no momento da morte, permanece no rigor mortis e pode ser confundido com o rigor mortis. 

  • O DA QUESTÃO ESTÁ QUANDO FALA QUE É ''DEPENDENDO'' E ''PODE'', INDEPENDENTE DAS CAUSAS, QUANDO FALECEMOS O RIGOR MORTIZ JÁ SE RECONHECE , É ALGO QUE DA PRA VER A ''OLHO NÚ''

  • Acredito que o erro da questão esteja na expressão "dependendo da quantidade de exercícios físicos". O que determina a mudança de algum aspecto no cadáver é o ambiente físico, e não a quantidade de exercícios físicos que o de cujus praticou ainda em vida. Até porque a fase do rigor mortis irá ocorrer independente disso.

  • Rigidez cadavérica (rigor mortis) compreende um dos SINAIS DE PROBABILIDADE DA MORTE TARDIOS/CONSECUTIVOS. Trata-se de um ENDURECIMENTO MUSCULAR.

    A rigidez se desenvolve das partes menos volumosas para as massas musculares com maior volume.

    Cronologia da rigidez: inicia-se o processo de forma mais rápida nos cadáveres desidratados.

    Inicia-se com 2 horas, propagando-se com 6 horas-8 horas e permanecendo até 24 horas após o óbito, período em que se inicia a putrefação.

  • Acredito que o erro da questão é falar em diagnóstico de morte, sendo que o fenômeno relacionado tem como objetivo identificar o tempo de morte e não o diagnóstico, mas sei lá.....

  • Dependendo da quantidade de exercícios físicos, o cadáver pode sofrer fenômenos relacionados ao diagnóstico de morte, como o rigor mortis. (ERRADO)

    • Com ou sem exercício físico vai existir rigor mortis

    1) Esfriamento cadavérico (algor mortis)

    2) Rigidez cadavérica (rigor mortis)

    3) Manchas verdes abdominal, de hipóstase e livores cadavéricos (livor mortis) 

    @PODE MANIFESTAR-SE TARDIA OU PRECOCEMENTE (NYSTEN-SOMMER):

    1.    Inicia na face, nuca e mandíbula, 1 a 2 horas pós mortem;

    2.    Nos membros superiores, 2 a 4 horas pós mortem;

    3.    nos músculos tóraco-abdominais, 4 a 6 horas pós mortem;

    4.    nos membros inferiores, 6 a 8 horas pós mortem.

    5.    A rigidez cadavérica generaliza (completa) em torno de 8h – 12h 

    6.    Desaparece progressivamente seguindo a mesma ordem de seu aparecimento, cedendo lugar à flacidez muscular, após 36 a 48 horas de permanência do óbito.