SóProvas


ID
825529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação às disposições da Lei n.º 12.527/2011, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9o  O acesso a informações públicas será assegurado mediante: 

    I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para: 

    a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações; 

    b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades; 

    c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações; e 

    II - realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação. 

    Esse artigo pertence à lei supramencionada.

    Pelo princípio constitucional da publicidade, previsto na Constituição Federal, muitas alternativas podem ser excluídas, mas é recomendado a leitura da lei.


  • ]a) Essa lei, que regula o acesso a informações, não se aplica às empresas públicas e às sociedades de economia mista controladas indiretamente pelos estados.  Errada
    Lei 12.527/11 Art. 1o  Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal.
    Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei:
    I - os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público;
    II - as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    b)
    O acesso a informação não sigilosa contida em documento cujo conteúdo seja parcialmente sigiloso não pode ser autorizado. Errada
    Lei 12.527/11, Art. 7, § 2o  Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.

    c)
    Como regra geral, a lei prevê a instituição de taxas pelo poder público para o uso do serviço de busca e fornecimento da informação. Errada
    Lei, 12.527/11, Art. 12.  O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

    d) É irrecorrível a decisão que indefere acesso a informações. Errada
    Lei 12.527/11, Art. 15.  No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    e)
    A realização de audiências ou consultas públicas e o incentivo à participação popular são formas de garantir o acesso às informações públicas. Correta.
    Lei 12.527/11, Art. 9o  O acesso a informações públicas será assegurado mediante:
    (...)
    II - realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação.


    Gabarito: E


     

  • Analise da Questão:

    a) Essa lei, que regula o acesso a informações, não se aplica às empresas públicas e às sociedades de economia mista controladas indiretamente pelos estados.
    Questão Errada.
    Justificativa Juridica - (artigo 1, § único, inciso II) - Subordinam-se a esta lei: as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Municipios e Distrito Federal.
    b) O acesso a informação não sigilosa contida em documento cujo conteúdo seja parcialmente sigiloso não pode ser autorizado.
    Questão Errada.
    Justificativa Juridica - (artigo 7, II, da lei 12527/2011) - O acesso à informação de que trata a lei compreende, entre outros, os direitos de obter: (II) informações contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos.
    c) Como regra geral, a lei prevê a instituição de taxas pelo poder público para o uso do serviço de busca e fornecimento da informação.
    Questão errada.
    Fundamentação Jurídica - (artigo 12 da lei 12527/2011) - "O serviço de busca e informação é gratuito, salvo nas hipoteses de reprodução de documentos pelo orgão de entidade pública consiltada, situação em que poderá ser cobrado exclussivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo de serviçoes e dos materiais utilizados".
    d) É irrecorrível a decisão que indefere acesso a informações.
    Questão Errada.
    Fundamentação Jurídica - (artigo 15, da lei 12527/2011) - "No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência. § único - O recurso será redigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias. 
    e) A realização de audiências ou consultas públicas e o incentivo à participação popular são formas de garantir o acesso às informações públicas.
    Questão Correta.
    Fundação Jurídica - (Artigo 9, inciso II da lei 12527/2011) - "O acesso a informação públicas será assegurado mediante: (II) Realizações de audiência ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação. pação popular ou a outras formas de divulgação.
  • Nunca havia ouvido falar desta Lei. Todavia, pela lógica da pra acertar a questão.

  • (Garantia de Participação Popular) realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação. 

     

    A participação popular enquanto princípio constitucional ocorre quando o cidadão, sem interesse individual imediato, tem como objetivo o interesse comum, buscando algo por vias administrativas ou judiciais. Ou seja, é o direito de participação política, de decidir junto, de compartilhar a administração, opinar sobre as prioridades e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, confirmar, reformar ou anular atos públicos.

     

    A audiência pública sendo o instrumento do princípio da participação popular é garantia constitucional desta participação, conforme previsto na Lei de Acesso às Informações, na Lei de Responsabilidade Fiscal e no Estatuto da Cidade, o que significa dizer que a sua realização é condição de validade para o processo legislativo que tenha por objeto os Planos, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei do Orçamento Anual.

     

    Significa um importante passo para a consolidação democrática do Brasil por tornar possível uma maior participação popular e o controle social das ações governamentais, permitindo que ocorra uma melhoria na gestão pública.

  • Gabarito: E.

     

    Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação)

     

    Art. 9º O acesso a informações públicas será assegurado mediante:

    (...)

    II – realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação.

  • A Essa lei, que regula o acesso a informações, não se aplica às empresas públicas e às sociedades de economia mista controladas indiretamente pelos estados.

    Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei:

    II - as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios

    B O acesso a informação não sigilosa contida em documento cujo conteúdo seja parcialmente sigiloso não pode ser autorizado.

    § 2º Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.

    C Como regra geral, a lei prevê a instituição de taxas pelo poder público para o uso do serviço de busca e fornecimento da informação.

     O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

    D É irrecorrível a decisão que indefere acesso a informações.

    No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência

    e) A realização de audiências ou consultas públicas e o incentivo à participação popular são formas de garantir o acesso às informações públicas.

    Questão Correta.

    Fundação Jurídica - (Artigo 9, inciso II da lei 12527/2011) - "O acesso a informação públicas será assegurado mediante: (II) Realizações de audiência ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação. pação popular ou a outras formas de divulgação.

  • Gabarito E

    Art. 9 O acesso a informações públicas será assegurado mediante:

    - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para:

    a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;

    b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;

    c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações; e

    II  - realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação.