SóProvas


ID
825580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção cujo excerto apresenta clareza, concisão, impessoalidade, formalidade e linguagem culta e apropriada aos documentos oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Opção CORRETA, letra "E" (apresenta clareza, concisão, impessoalidade, formalidade e linguagem culta e apropriada aos documentos oficiais)
    Apresento minha percepção abaixo.
    a) Ficou combinado desde o ano passado que os chefes de departamento se reuniriam ao final de cada mês pra deliberar a respeito de questões administrativas urgentes, mas o acordo não vem sendo cumprido. Todos os servidores pedem, por favor, que Vossa Excelência não deixe que isso continue acontecendo, porque prejudica o trabalho de todo o órgão esse tipo de atitude. Contamos com o apoio de Vossa Excelência. Já "de cara", descartei pelo uso da forma verbal "combinado" que não tem nada e formalidade e, neste caso, pouco de linguágem culta. Nem li o resto.
    b) Convidamos todos os funcionários desta secretaria para a festa de despedida do nosso grande amigo Pedro João, que passará a compor a equipe do Tribunal de outra unidade da Federação. Como ele é muito querido, estamos certos de que ficarão felizes em prestigiá-lo. Novamente, não há nada de formalidade, e muito menos impessoalidade em chamar o colega servidor de "nosso grande amigo" em um ofício. A opiniõa pessoal expressa em "muito querido" é inaceitável e redação oficial e contribui com a exclusão desta opção.
    c) Os juizes se reuniram com Vossa Excelência na próxima sessão extraordinária, marcada para o dia 10 próximo, a partir das 15h. Aqui noto falha de concordância verbal, pois se a reunião será na próxima sessão (em um futuro já agendado) a forma verbal empregada deveria ser "reunirão" (3ª pessoa do pura, Futuro do Presente  do modo indicativo)
    d) Senhor Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário,
    Lembramos que o prazo para regularização do serviço encontra-se no documento disponível no site do Instituto Atender Bem, de que Vossa Senhoria é associada. Basta clicar no link “Sou cadastrado”, inserir seu nome de usuário e buscar o nome do processo. Colocamos-nos à disposição caso hajam quaisquer dúvidas.

    Atenciosamente,
    [nome do remetente]
    Chefe do Departamento de Controle
     

    Não esta correta a combinação "de que Vossa Senhoria é associada". Deveria ser "de que V.S.ª é sócia/sócio" ou  "a qual V.S.ª é associada". Também me pareceu informal o emprego da forma verbal "clicar". O emprego da forma verbal "hajam" esta incorreto, pois o verbo haver, no sentido de existir, é impessoal e deve ser empregado sempre na 3ª psssoa do singular.
    e) Decidiu-se, por maioria absoluta dos votos, que a medida deverá ser alterada antes do início da vigência do próximo mandato. Aguardamos o parecer de Sua Excelência para que o processo de mudança seja iniciado. Esta forma apresenta clareza, concisão, impessoalidade, formalidade e linguagem culta e apropriada aos documentos oficiais.

  • O examinador deixou uma armadilha na questão, que é o uso da expressão "sua excelência", que pode parecer errado para uma boa quantidade de concursandos. No entanto, "sua excelência" é um termo correto. Quando a mensagem for direcionada à autoridade (magistrado, deputado) caberia usar "vossa excelência". Mas se a correspondência for destinada, digamos, ao chefe de gabinete da autoridade, fazendo referência a ela, seria o caso de falar "sua excelência". É o caso da alternativa E.
  • Mais alguns erros ainda não elencados:
    a) Ficou combinado desde o ano passado que os chefes de departamento se reuniriam ao final de cada mês pra deliberar a respeito de questões administrativas urgentes, mas o acordo não vem sendo cumprido. Todos os servidores pedem, por favor, que Vossa Excelência não deixe que isso continue acontecendo, porque prejudica o trabalho de todo o órgão esse tipo de atitude. Contamos com o apoio de Vossa Excelência. (ferem o princípio da impessoalidade)
    b) Convidamos todos os funcionários desta secretaria para a festa de despedida do nosso grande amigo Pedro João, que passará a compor a equipe do Tribunal de outra unidade da Federação. Como ele é muito querido, estamos certos de que ficarão felizes em prestigiá-lo. (fere a impessoalidade)
    c) Os juizes (falta o acento agudo - juízes) se reuniram (tempo futuro - reunirão) com Vossa Excelência na próxima sessão extraordinária, marcada para o dia 10 próximo, a partir das 15h.
    d) Senhor Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário,
    Lembramos que o prazo para regularização do serviço encontra-se no documento disponível no site do Instituto Atender Bem, de que Vossa Senhoria é associada. Basta clicar no link “Sou cadastrado”, inserir seu nome de usuário e buscar o nome do processo. Colocamos-nos (sem o s - Colocamo-nos) à disposição caso hajam (haja) quaisquer dúvidas.
    Atenciosamente,
    [nome do remetente]
    Chefe do Departamento de Controle
  • Só fazendo um pequeno acréscimo ao ótimo comentário do Juliano Marques.
    Letra d) Existe mais um erro, percebam -  site do Instituto Atender Bem, de que Vossa Senhoria é associada - quem é associada é associada a alguma coisa, dessa forma, o pronome que deveria estar precedido da preposição A.
    Forma correta {...}site do Instituto Atender Bem, A que Vossa Senhoria é associada {...}
    Forma direta -  Vossa Senhoria (sujeito) é (VL) associada (predicativo do sujeito) ao site do instituto bem estar (adj. adv.) -  o pronome "que" estava substituindo site do instituto bem estar, que nada mais é do que um adj. adv.
  • c) Os juizes se reuniram com Vossa Excelência na próxima sessão extraordinária,marcada para o dia 10 próximo, a partir das 15h. Existem erros de acentuação e concordância verbal.
    O correto seria:
    - Juízes 
     - reunirão
  • Usa-se:

    A) Vossa: para tratamento direto ou por correspondência (fala-se COM a autoridade)
    B) Sua: a autoridade é o assunto da informação (fala-se DA autoridade)

  • Minha contribuição e complemento aos demais comentários dos colegas:

    A - o termo "pra" é coloquial;
    B - A falta de impessoalidade é patente no trecho apresentado, pois houve referência a uma pessoa em particular;
    C - não tenho nada a acrescentar;
    D - notem o verbo flexionado "hajam". Está errado, pois "haver" no sentido de existir é verbo impessoal e invariável; mais, ele sempre permanecerá na 3ª pessoa do singular
    E - nada a acrescentar.