SóProvas


ID
825589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre as riquezas agrícolas produzidas em Rondônia, destacam-se o café, o cacau, o feijão, o milho, a soja, o arroz e a mandioca. No que se refere à soja, um dos principais itens exportados do Brasil, é correto afirmar que a exportação de mais de dois milhões de toneladas anuais produzidas no sul de Rondônia e no oeste de Mato Grosso passa pela

Alternativas
Comentários
  • Opção CORRETA, letra "E".
    Para quem não é de Rondônia, fica complicado. tem que usar o Google.
    Hidrovia é o principal caminho de exportação da soja na região Norte
    São mais de mil quilômetros de extensão em Rondônia e no Amazonas.
    Rio Madeira movimentou quase 3,4 milhões de toneladas de soja em 2012.

    A região sul de Rondônia é a principal produtora de soja do Estado e também é passagem para os grãos que vem de Mato Grosso. Durante a safra, centenas de caminhões carregados com soja percorrem a BR-364 até chegar a Porto Velho, para escoar a safra pela hidrovia do Rio Madeira. É uma viagem cheia de desafios. A começar pela situação das rodovias, onde se vê buracos nos dois lados da pista, obrigando os motoristas a reduzir a velocidade.
    Quando os caminhões chegam a Porto Velho, a soja é descarregada e os grãos vão para as barcaças graneleiras. A viagem dura mais de dois dias. Cerca de 55 horas. As barcaças descem o Rio Madeira, depois o Rio Amazonas até chegarem ao município de Itacoatiara.
    Além de exportar a soja em grão, o porto também trabalha com o farelo. Cerca de 15% das cargas são beneficiadas ali mesmo, em Itacoatiara. A indústria que atua no porto ajuda a gerar renda na região.
    A empresa mostrada na reportagem recebe por semana 40 barcaças. Cada uma delas com duas mil toneladas de soja. Uma máquina suga os grãos e deposita nas esteiras que vão direto para os armazéns.
    A soja é transportada em navios de até 220 metros. Duas boias ajudam a embarcação a ficar parada enquanto a soja é carregada, processo que chega a demorar até quatro dias. Um deles vai levar 40 mil toneladas de farelo. De Itacoatiara, o navio percorre o Rio Amazonas até a sua foz, no Oceano Atlântico, e de lá vai para Ásia e Europa.
    "Nós estamos a 600 milhas do oceano. Do oceano até os portos destino levam em torno de 20 dias", conta Jander Santos, supervisor de operações. Uma das vantagens desse trajeto é o tempo de viagem, que é reduzido em até seis dias em relação aos portos do sul do Brasil
    Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/04/hidrovia-e-o-principal-caminho-de-exportacao-da-soja-na-regiao-norte.html
  • Questão classificada erroneamente. Era para estar em atualidades ou geografia =)
  • Essa questão é de cunho geográfico, nada tem haver com interpretação de texto.

  • Parabéns Juliano! Eu também moro em Rondonia e não sabia do desfecho total.