SóProvas


ID
825598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em um sistema Windows, os vírus de computador podem infectar arquivos do tipo

Alternativas
Comentários
  • "De acordo com as últimas questões da CESPE ela não considera que arquivo do tipo imagem e texto(xml, txt, log) não pega vírus." - comentário feito no site http://www.alissoncleiton.com.br/lerConteudo.php?news=178.
  • Letra C. COM é arquivo executável de comandos. PDF é documento de texto somente leitura do Adobe Acrobat. LOG é arquivo de registro de eventos. EXE é arquivo executável. DLL é Dynamic Library Link, um executável de apoio no Windows. TXT é arquivo de texto simples. XML é documento portável, aberto pelos navegadores.
    PDF é um documento que pode conter comandos que executam ações, assim como as macros dos documentos do Office, e caso estes comandos sejam maliciosos, pode ser um vírus de computador.
  • c) pdf, exe e com.

    Arquivos pdf podem conter scripts com instrução de ir online e download virus de algum domínio inseguro. Por isso
  • Os Vírus de computador são programas (ou partes de um programa) e, por isso, precisam ser armazenados em arquivos que contenham, pelo menos, um pouco de programação.
    Alguns arquivos são apenas dados (como as fotos, os arquivos de texto, etc.) e alguns arquivos são formados por instruções (ou seja, são programas, como os arquivos executáveis)... Pois é, os vírus só conseguem viver em ambientes que possuam componentes programáveis, como os arquivos executáveis... As instruções são como o DNA (ou RNA) de que um vírus biológico precisa. Portanto, sem dúvida, o local mais “convidativo” para a existência de um vírus é um arquivo executável (existem os com extensão EXE, COM, PIF, VBS, etc.). Porém, há outros tipos de arquivos que contêm partes programadas e, por isso, são potenciais hospedeiros de vírus de computador.
    Apostila: João Antônio - EVP


    E o que acabou sendo novidade para mim os arquivos em PDF e XPS(criado pela Microsoft) podem conter conteúdo programável o que os torna suceptíveis de serem infectados por vírus!!!
  • Que tipos de arquivo podem espalhar vírus?
     

    Todo o arquivo que contém códigos executáveis podem espalhar vírus (.exe, .sys, .dat, .doc, .xls etc.). Os vírus podem infectar qualquer tipo de código executável. Por exemplo: alguns vírus infectam códigos executáveis no setor de boot de disquetes ou na área de sistema dos discos rígidos.

     

    Outros tipos de vírus, conhecidos como "vírus de macro", podem infectar documentos que usam macros, como o processador de textos Word e a planilha de cálculos Excel. Macros são códigos utilizados para automatizar tarefas repetitivas dentro de um programa.

     

    Arquivos de dados puros estão seguros. Isso inclui arquivos gráficos, como .bmp, .gif e .jpg, bem como textos em formato .txt. Portanto, apenas olhar arquivos de imagens não provocará a infecção do computador com um vírus.

    fonte: http://antivirus.uol.com.br/que-tipos-de-arquivo-podem-espalhar-virus.html#rmcl

  • Vírus de programa: infectam arquivos de programa (de inúmeras
    extensões, como .exe, .com,.vbs, .pif.
     

  • todos esses aí pega vírus... isso é inventar demais!

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Letra C. COM é arquivo executável de comandos. PDF é documento de texto somente leitura do Adobe Acrobat. LOG é arquivo de registro de eventos. EXE é arquivo executável. DLL é Dynamic Library Link, um executável de apoio no Windows. TXT é arquivo de texto simples. XML é documento portável, aberto pelos navegadores.
    PDF é um documento que pode conter comandos que executam ações, assim como as macros dos documentos do Office, e caso estes comandos sejam maliciosos, pode ser um vírus de computador.

  • Em um sistema Windows, os vírus de computador podem infectar arquivos do tipo 

     a) com, pdf e log.

     b) exe, dll e txt.

     c) pdf, exe e com.

     d) xml, txt e exe.

     e) txt, log e com.

     

    COM, EXE: São arquivos executáveis do Windows.

    PDF: Documentos que PODEM carregar comandos que executam ações (o mesmo vale para arquivos do Office, como DOCX, XLSX, PPTX...) 

    obs.: Se você tem costume de baixar arquivos PDF de qualquer lugar, tenha seu antivírus, antimalware SEMPRE atualizados.

     

    TXT: São arquivos de texto e não carregam programas;

    LOG: São arquivos de texto que contém registros descritivos de erros, execuções, etc.

    XML: É documento portável, aberto pelos navegadores que também são usados para comunicação entre sistemas por ter o TEXTO estruturado em tags/rótulos organizados. 

  • com ????????????????????Que isso ?Sou engenheiro de Software Graduado , e nunca ouvi falar de com !

  • COM ??????? Belo presente de natal kkkkkk

  • TODOS SÃO PASSÍVEIS DE INFECÇÃO POR VÍRUS - ESTOU RESOLVENDO ESSA QUESTÃO EM 2020, TALVEZ HÀ ÉPOCA REALMENTE NÃO FOSSE.

  • LETRA C

  • Gabarito da banca: C.

    Atualmente não existe um formato imune aos vírus/pragas virtuais. Surpreende até mesmo que em 2012, quando da elaboração da questão, o CESPE restringisse quais tipos de arquivos um vírus pode infectar.

    Sobre o formato COM, não é objeto de prova de maneira usual, trata-se de um formato de arquivo executável no sistema DOS. O termo "COM" advém de "command", constituindo um ficheiro de texto com uma série de comandos.

    Bons estudos!

  • Com???

  • Já infectei arquivos de TXT com Turkojan4 lá em 2008/2009.. farmei muita informação com esses trojans e spywares.. Bons tempos. Hackeei Facebook, Orkut e MSN da Escola toda. Inacreditável que a banca considere essa Extensão como imune kkkkkkkk Deve ter sido redigida por um Boomer que mal sabe ligar um PC