SóProvas


ID
825997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na composição das tintas utilizadas em pinturas de edificações, o elemento responsável pela formação da película protetora em que a tinta depois de seca se transforma é o

Alternativas
Comentários
  • Veículo-é a parte líquida da tinta, onde a pigmentação estará dispersa.Caso não se adicione pigmentos, essa parte constitui o que se chama de verniz, sua principal função é a formação da película
  • Somente complementando:
     COMPOSIÇÃO BÁSICA DA TINTA
    A tinta é composta, basicamente, das seguintes substâncias: pigmento, veículo ou aglutinador, solvente ou redutor e aditivo.       O pó colorido presente na mistura que constitui a tinta é denominado pigmento. O líquido que contém o pigmento e o torna fácil de se espalhar é chamado de veículo ou aglutinador.
    l-Pigmentos
    São divididos em dois principais: base e inerte. Pigmentos bases dão cor à tinta. Compostos de metais como o chumbo, já foram muito usados na fabricação de pigmentos bases. Atualmente, os fabricantes de tintas empregam sintéticos (substâncias artificiais) para a maioria dos pigmentos bases. 
    Os pigmentos inertes são materiais, como carbonato de cálcio, argila, silicato de magnésio, mica ou talco, que conferem maior durabilidade à tinta.
    II-Veículos ou Aglutinadores
    Como o próprio nome diz, servem para aglutinar (unir) as partículas de pigmentos. Os veículos ou aglutinadores incluem óleos, vernizes, látex e resinas naturais e sintéticas. Por exemplo, um veículo de látex é obtido através da suspensão de partículas de resina sintética em água. Essa suspensão é chamada de emulsão. Tintas que utilizam esses veículos são denominadas tintas látex, ou emulsão. Quando um veículo entra em contato com o ar, seca e endurece. Essa ação transforma a tinta em uma película rígida que retém o pigmento sobre a superfície.
    IIl-Solventes
    São adicionados à tinta para torná-la mais fluida. Algumas tintas são classificadas de acordo com o solvente. As tintas de látex, por exemplo, são diluídas com água e são chamadas tintas à base de água. Tintas insolúveis em água requerem solventes orgânicos, como subprodutos de petróleo. Essas tintas são denominadas tintas à base de solvente.
    lV-Aditivo
    Substância que, adicionada às tintas, proporciona características especiais às mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Existe uma variedade enorme de aditivos usados na indústria de tintas e vernizes: secantes, anti-sedimentares, niveladores, antipele, antiespumante, etc.

    Fonte: http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2002-1/Pinturas/aspectos_tecnicos.htm
  • Veículo -> Funcionam como suporte líquido para o pigmento. Após a aplicação da tinta, o veículo forma uma película que interliga as partículas dos pigmentos e simultaneamente faz a ancoragem do revestimento ao substrato.
    Sem o veículo, a tinta resulta em uma pasta de pigmentos e solventes que, se aplicada seca, resultará em pó, ou seja, sem aderência ao substrato.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!