SóProvas


ID
826567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D
    • Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
    • Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.
    • Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.
  • a) errada: a subjetividade está presente na pós-crítica.

    b) errada: eficiência e representação estão presentes na tradicional.

    c) errada: identidade está presente na pós-crítica. O que está presente na crítica é identidade individual/identidade coletiva

    d) CORRETA

    e) errada: tradicionais não enfatizam o como ensinar. A alteridade (reconhecimento do outro) está presente na pós-crítica

  • Letra D, as teorias críticas estudam e discutem, identidade, alteridade e diferença, a subjetividade, a significação do discurso, o saber, o poder, a cultura, o genêro, raça, etnia e multiculturalsimo.