SóProvas


ID
826807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em consonância com a PNAS/NOB, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Política Nacional de Assistência Social PNAS/ 2004
    2.5. Assistência Social e as Proteções Afiançadas
    2.5.1. Proteção Social Básica A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
     
  • a)  Art. 28. O financiamento dos benefícios, serviços, programas e projetos estabelecidos nesta lei far-se-á com os recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das demais contribuições sociais previstas no art. 195 da Constituição Federal, além daqueles que compõem o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

    § 3o  O financiamento da assistência social no Suas deve ser efetuado mediante cofinanciamento dos 3 (três) entes federados, devendo os recursos alocados nos fundos de assistência social ser voltados à operacionalização, prestação, aprimoramento e viabilização dos serviços, programas, projetos e benefícios desta política. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)


    b) A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social.


    c) As instâncias de negociação e pactuação de aspectos operacionais da gestão do sistema descentralizado e participativo da Assistência Social são as Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e a Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A CIT é um espaço de articulação entre os gestores (federal, estaduais e municipais), objetivando viabilizar a Política de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social. É a instância de expressão das demandas dos gestores da Assistência Social nas três esferas de governo e é organizada no âmbito federal.


    d) Pequeno Porte I (até 20.000 hab) –mínimo de 1 CRAS para até 2.500 famílias referenciadas; 

        Pequeno Porte II (de 20.001 a 50.000 hab) –mínimo de 1 CRAS para até 3.500 famílias referenciadas; 

       Médio Porte (de 50.001 a 100.000 hab) –mínimo de 2 CRAS,cada um para até 5.000 famílias referenciadas; 

       Grande Porte (de 100.001 a 900.000 hab) –mínimo de 4 CRAS, cada um para até 5.000 famílias referenciadas; 

       Metrópoles (acima de 900.000 hab) –mínimo de 8 CRAS,cada um para até 5.000 famílias referenciadas;


    e) Os serviços de proteção social básica serão executados de forma direta nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e em outras unidades básicas e públicas de assistência social, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos CRAS.


  • E) § 1o  O Cras é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

  • Não entendi porque a letra A está errada. Alguém poderia me ajudar?

  • Questão confusa, pq a Letra A e E também é verdadeiro.

  • Rayssa Barja e Ana Paz a questão A está errada pq o repasse de verba é "fundo a fundo" , no caso o repasse ocorre do fundo nacional para o fundo estadual, e do fundo estadual para o fundo municipal.


  • "É a transferência fundo a fundo - repasse regular e programado de recursos diretamente do Fundo Nacional  para estados e municípios, independentemente de convênio ou instrumento similar." Joyce Alves - Em estudos eu tinha entendido que o Fundo Nacional pode repassar diretamente para o município determinados recursos. 

  •  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7788.htm neste decreto também dá a entender que o repasse pode ser feito diretamente

  • Entendi que o erro da alterativa "A" está em remeter que os benefícios são financiados somente pela União, quando tem a participação dos 3 entes...

  • Gabarito confuso: traz como certa a alternativa B, mas penso que a E também é verdadeira, concordando com os comentários de alguns colegas abaixo.

  • o erro da A não está em dizer que é "O financiamento dos benefícios da assistência social ocorre mediante repasse de recursos do Fundo Nacional ao Fundo Municipal de Assistência Social", pois os recursos são repassados diretamento do FNAS ao FMAS, isso não é o erro, o ERRO está em afirmar que serão só financiados com os recursos da união, sendo que os benefícios devem ser cofinanciados pela UNIÃO e o município deve ter a sua parcela de responsabilidade em financiar parte também com recursos próprios

  • Alguém consegue explicar o porquê de a letra E estar errada?

  • Lei nº 12.435, de 2011

    E) Art. 6º § 1o O Cras é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias. 

  • GAB B É objetivo da proteção social básica assegurada pela PNAS prevenir situações de risco. Além disso, essa proteção destina- se à população que vive em situação de vulnerabilidade social.

  • Tudo bem que essa questão é de 2012. Mas, se para Cespe (respostas incompletas não estão erradas), não entendo porque a letra E estaria errada...

    "O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial... ( Pág 1)"

    "Assim, as linhas de atuação com as famílias em situação de risco devem abranger desde o provimento de seu acesso a serviços de apoio e sobrevivência, até sua inclusão em redes sociais de atendimento e de solidariedade." (Pág 38)

    http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf

  • Acredito que as duas questões estão corretas... A letra B e E.