O
relatório social é a apresentação descritiva e interpretativa
de uma situação ou expressão da questão
social enquanto objeto de intervenção profissional.
O
relatório é a descrição ou o relato do que foi possível conhecer por meio do
estudo.
Em
geral, esse documento deve apresentar o objeto de estudo, os sujeitos
envolvidos e finalidade a que se destinam os procedimentos utilizados, um breve
histórico, desenvolvimento e análise da situação.
Deve
ser fundamentado num referencial teórico, honesto e, se possível, comprovável.
Evitar afirmativas que não possam ser provadas ou que não se fundamentem em
conhecimentos teóricos da profissão.
Erros
B) Os relatórios de acompanhamento devem conter informações detalhadas sobre o usuário o que impede que tenha natureza avaliativa.
Podem trazer informações. Do ponto de vista comunicativo institucional, sua elaboração tem como finalidade registrar a intervenção feita e os resultados positivos ou negativos dessa intervenção. Sua principal característica é a de ser um instrumento de comunicação voltado ao próprio profissional que realiza os atendimentos.
C) O relatório realizado pelo assistente social deve, necessariamente, ser preciso, podendo dispensar informações sobre providências já tomadas.
O conteúdo dos relatórios deve extrapolar o burocrático e conter subsídios para uma primeira tomada de conhecimento. Diante disso, não basta somente informar ou encaminhar, mas explicitar - ainda que de modo breve - as razões pelas quais foram avaliados como viáveis, profissionalmente, a informação ou o encaminhamento. Caso contrário, não será relatório, mas apenas informe.
D) O laudo é um documento escrito que contém o parecer parcial do que foi pesquisado sobre determinado assunto.
O laudo é o documento escrito que contém parecer ou opinião conclusiva do que foi estudado e observado sobre determinado assunto.
E) Relatórios e laudos são frutos de uma síntese de pesquisa realizada tendo por objetivo sua publicação em revista especializada.
Relatórios e laudos são fruto de um estudo feito.